Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Qual a melhor resposta para a pergunta “Por que devo te contratar”?

Ao participar de um processo seletivo é comum escutar a pergunta “por que devo te contratar?”, não é mesmo?! E se você está em busca de um novo emprego, provavelmente, terá que responder essa pergunta ao final da entrevista e já começar a conversa pensando em qual a melhor resposta para a pergunta “por que devo te contratar?“.

Para responder o recrutador o motivo dele te contratar é importante analisar algumas questões para ter uma resposta simples e objetiva, pois essa é a sua chance de conquistar a vaga que tanto sonhou. Se você quer saber qual a melhor maneira de responder essa pergunta tão temida por muitos colaboradores, continue lendo este artigo!

O que o recrutador quer saber ao perguntar “por que devo te contratar”? 

Com essa pergunta, o recrutador quer saber o que te diferencia e o que te faz o melhor candidato para a vaga. Então, para ter uma resposta bem estruturada é preciso pensar no motivo que as empresas contratam as pessoas: resolver problemas. Seja para aumentar vendas, fortalecer a marca, aumentar produtividade ou melhorar o relacionamento com consumidores.

E quando o entrevistador faz essa pergunta, ele quer saber se você se qualifica para a função, se pode resolver o “problema” e se o seu perfil está alinhado com a empresa. Ou seja, é preciso conseguir mostrar, em poucas palavras, o seu diferencial.

Qual a melhor resposta para a pergunta “por que devo te contratar”? 

Essa pergunta é uma das mais importantes de um processo seletivo e, para conseguir respondê-la, é possível estruturar sua resposta antes mesmo da entrevista. Esse é o momento para conseguir convencer o recrutador de que você é a pessoa certa para preencher a vaga em questão. 

Leia também: Qual a melhor resposta para “Por que saiu do último emprego?”

A verdade é que não existe resposta pronta para essa pergunta, mas trouxemos algumas formas de estruturar sua resposta, segundo o Vagas:

1 – Veja os requisitos da vaga

Volte ao anúncio da vaga e entenda o perfil profissional que a empresa está buscando. Depois disso, faça uma lista dos requisitos, desde habilidades, conhecimentos, experiências e competências que foram pedidas.

2 – Compare a lista com as suas qualidades

Liste as suas qualidades e veja quais atendem a esses requisitos. Anote tudo para não perder nenhuma ideia que pode aparecer durante esse levantamento.

3 – Escolha algumas qualidades para a sua resposta

A sua resposta deve ser focada no que você é mais forte e que mostre como você é a pessoa ideal para a vaga. Trace sua resposta pensando nos seus pontos fortes, fale sobre os cursos que fez e se já trabalhou na área antes. Essas informações são poderosas para o rumo da sua entrevista.

4 – Entenda sobre a empresa

Saber sobre a empresa é o ponto crucial para qualquer entrevista e você precisa entender o momento da empresa, o segmento em que ela atua, onde estão os problemas e as possíveis soluções. Faça uma breve pesquisa, entenda sua linguagem, busque notícias relacionadas ao negócio e ao nicho que ela atua.

5 – Mostre seu entusiasmo

Empresas são atraídas por profissionais empolgados que realmente amam o que fazem e, se esse for o seu caso, demonstre isso durante a conversa com o recrutador. Fale sobre a sua experiência que a empresa busca contando o que já fez e sobre como você gosta de fazer isso. Além disso, na entrevista é importante ficar atento também na sua comunicação não-verbal, desde a forma como você olha para o entrevistador e como gesticula.

6 – Mostre que você combina com a empresa

Combinar com a empresa é crucial para conseguir a vaga que tanto deseja e, se você combinar, essa será uma forma de conseguir a contratação. Quando perguntarem “por que devo te contratar”, use as informações que você buscou a seu favor e converse sobre como você acredita que vai se encaixar na cultura da empresa.

7 – Pense sempre com antecedência

Desde o momento que você foi convocado para a entrevista, já comece a pensar como responder essa pergunta. Ter essa estrutura, antes mesmo da conversa com o recrutador começar, é a melhor forma de ter o seu discurso pronto para o momento que a pergunta for disparada na entrevista.

O que não usar para responder essa pergunta?

Assim como temos alguns pontos a serem trabalhados a seu favor, é importante evitar outros para não te prejudicar no processo seletivo. Os principais tópicos são:

  • Falar sobre questões pessoais que causam pena

Durante a entrevista é necessário falar sobre suas capacidades socioemocionais e pensar nas questões profissionais, deixando os problemas que te cercam em segundo plano. Evite respostas como “preciso que alguém me dê uma chance” ou “estou precisando muito desse emprego” pode te afastar da vaga que sonhou.

  • Evite arrogância

A arrogância não vai te tornar melhor que seus concorrentes. Na verdade, isso só vai mostrar seu lado negativo e deixar em evidência que a entrevista, na verdade, era uma competição pra você. 

Saber qual a melhor resposta para a pergunta “por que devo te contratar” demanda dedicação e não pode ser considerada como uma pergunta qualquer. Para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos, a pós-graduação também pode te ajudar nessa pergunta.

Quer sugerir um assunto para o blog? Envie um e-mail com os temas do seu interesse para blogdapos@cogna.com.br. Vamos adorar te ouvir!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades