Ir para o conteúdo
Você na Pós

Por que a pós-graduação é importante para a sua carreira?

por que a pós-graduação é importante

É provável que você já tenha se perguntado “por que a pós-graduação é importante?”. Essa é uma dúvida comum, afinal, antes de investir em uma especialização, é necessário compreender de que forma o curso impactará na sua carreira. 

Em um mercado de trabalho tão concorrido como está hoje, a pós-graduação é uma ferramenta para conseguir destaque e sucesso profissional. Quem carrega uma pós no currículo consegue salários mais altos, cargos de liderança e desenvolve habilidades valorizadas pelo mercado. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Quer saber mais? Preparamos este artigo com os principais pontos que explicam a importância da pós-graduação para a carreira. 

Por que a pós-graduação é importante?

Da ampliação do networking ao aumento salarial, são inúmeras as vantagens da pós-graduação para um profissional que busca destaque no mercado de trabalho. Listamos 7 abaixo:

1 – Aprofundar conhecimento em uma área 

Ao escolher uma pós-graduação, você tem a oportunidade única de estudar a sua área de interesse de forma aprofundada. Nas aulas, o aluno terá contato com pesquisas, estudos e conteúdos mais detalhados sobre um tema – diferente da graduação, em que os assuntos são abordados de forma mais abrangente. 

Essa possibilidade de se dedicar à uma área e estudá-la com profundidade é uma das principais vantagens da pós-graduação. Esse conhecimento é essencial para conseguir se destacar no mercado de trabalho. Além disso, esse estudo especializado é capaz de abrir portas profissionais, contribuindo para que você conquiste seus objetivos de carreira.

2 – Atualizar-se sobre as tendências do mercado

O mercado exige cada vez mais que os profissionais acompanhem a transformação digital e as mudanças tecnológicas, ambientais, sociais e políticas que vivemos hoje. Por isso, é fundamental estar por dentro das tendências do mercado e dos acontecimentos do mundo. Na pós-graduação, os conteúdos são atualizados e acompanham esse cenário, preparando o aluno para os desafios e necessidades da sua área de atuação. O curso ainda proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências alinhadas às tendências do momento. 

3 – Valorizar o currículo

Se você está buscando uma nova oportunidade, já deve ter notado como é necessário ter um bom currículo para ter espaço nos processos seletivos. E a pós-graduação cumpre exatamente esse papel. Além de todo o conhecimento que você aprende, carregar uma especialização no CV é um diferencial e tanto. 

Isso porque as empresas buscam cada vez mais profissionais qualificados, que investem nos estudos e buscam estar atualizados de acordo com o mercado. Dessa forma, você tem mais chances de ser bem-sucedido em processos seletivos, principalmente em vagas que se relacionam diretamente com a área que você estudou. 

4 – Possibilidade de assumir novos cargos

Fazer uma pós-graduação é o primeiro passo para a ascensão da sua carreira. Com o título de especialista que o curso oferece, você tem a oportunidade de assumir cargos estratégicos e de gestão. 

Nesse sentido, para quem deseja ocupar uma posição de especialista, coordenador ou gerente, é interessante investir em uma especialização ou um MBA. O conhecimento técnico adquirido com os estudos da pós permite que você se dedique a novos desafios e assuma mais responsabilidades no trabalho. 

5 – Conquistar salários mais altos

Essa é uma das vantagens mais interessantes da pós-graduação: conquistar um bom reconhecimento financeiro após investir em qualificação e estudos. Seja na mesma empresa, seja em outra oportunidade, o certificado de conclusão da especialização atrai propostas de salários mais altos. 

Uma pesquisa realizada pela pelo Instituto Semesp indica que profissionais pós-graduados chegam a receber uma remuneração até 150% mais do que aqueles que têm apenas apenas a graduação. 

6 – Desenvolver novas habilidades

Vale reforçar o quanto a pós-graduação é um espaço que contribui para o desenvolvimento de novas habilidades. No curso, o aluno terá trocas e debates enriquecedores que proporcionam não apenas conhecimento aprofundado, mas que também estimulam soft skills como oratória, proatividade, criatividade, resiliência e liderança. 

Essas habilidades interpessoais são altamente valorizadas no mercado. Hoje, recrutadores e empresas buscam candidatos que apresentam essas competências, já que elas contribuem muito para o dia a dia de trabalho, principalmente em reuniões, desenvolvimento de projetos e trocas com outros colaboradores.

7 – Ampliar a rede de contatos

Este é o último ponto da lista, mas não quer dizer que seja menos importante. Ampliar a rede de contatos é essencial para se destacar no mercado e consolidar a sua carreira. E a pós-graduação oferece um espaço favorável a isso. 

Durante todo o curso, você terá interação e convívio com colegas de diferentes áreas e posições no mercado. Esses contatos são fundamentais para o seu desenvolvimento, já que, no futuro, podem ser pontos para uma oportunidade interessante. 

Além disso, ampliar o networking é uma forma de ter contato com novas visões de mercado e trocar informações sobre projetos, vagas de emprego e outros assuntos relevantes para a sua carreira. 

Esses são os principais motivos de por que a pós-graduação é importante, mas existem uma série de outras vantagens de acordo com o curso escolhido e a sua área de atuação. A dica é aproveitar a experiência da especialização EAD ao máximo para o seu desenvolvimento.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades