Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Conquistas profissionais no currículo são importantes? Entenda!

conquistas profissionais no currículo

Na hora de montar o CV, os candidatos de um processo seletivo costumam listar suas experiências anteriores, graduação, pós-graduações e idiomas, não é mesmo? Tais tópicos configuram as informações básicas para que recrutadores conheçam um pouco de você, contudo, elas não devem ser as únicas. Inserir as conquistas profissionais no currículo, por exemplo, também é de extrema importância, sabia?

Por mais que muitas pessoas deixem essa parte de lado, ela pode ser um ótimo ponto de destaque, que vai te diferenciar dos concorrentes em uma entrevista.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Devo colocar minhas conquistas profissionais no currículo?

Se você ainda tem dúvidas sobre colocar ou não as conquistas no seu CV, vamos te explicar por que é fundamental desenvolver essa seção no documento.

Quando você apenas lista as posições que já ocupou e as funções que desempenhou ao longo da trajetória profissional, você explica aos profissionais de RH o que você já fez. Por mais que essa parte também seja de grande importância no currículo, ela deixa de lado um aspecto muito importante, que é o resultado de tais responsabilidades e cargos ocupados.

Para provar o seu valor e mostrar ainda mais a sua competência, é preciso dar exemplos de como a sua presença, experiência e conhecimento impactaram seus empregos anteriores. Não tenha vergonha de colocar os sucessos que você obteve, como a conquista de novos clientes, resultados numéricos, mudanças logísticas, implementações de novos sistemas e otimização do fluxo de trabalho.

Tudo isso vai mostrar ao seu futuro empregador como você pode fazer a diferença com casos concretos. Percebe a diferença entre explicar os efeitos positivos que você impulsionou e apenas descrever o seu dia a dia em trabalhos antigos? O primeiro agrega valor à sua candidatura, enquanto o segundo deixa um gosto de “quero mais”, uma vontade de saber mais detalhes sobre a sua atuação profissional.

Esse ponto, inclusive, pode impactar o seu desempenho em um processo seletivo. Entre um candidato que ressaltou suas conquistas profissionais, e outro que apenas listou as atribuições de seu cargo, quem vai chamar mais a atenção do recrutador? Certamente o primeiro, que terá mais chances de avançar no processo e participar da etapa das entrevistas.

O que são resultados profissionais?

Talvez você esteja se questionando o que são, exatamente, essas conquistas, não é mesmo? Para te ajudar, trouxemos alguns exemplos práticos, que vão adicionar clareza ao tópico e te auxiliar na hora de reconhecer os próprios resultados e destacá-los no currículo. Lembrando que a lista a seguir não é exaustiva, ou seja, não contempla todas as possibilidades de conquistas profissionais existentes.

1 – Cumprimento de metas

Se você sempre cumpria as metas, ou até mesmo superava os objetivos do seu cargo, não deixe de mencionar esse ponto no currículo. Dessa forma, você pode deixar clara a sua eficiência e comprometimento com o trabalho, além de ser um ótimo momento para explicar como conseguiu esse feito e mostrar sua expertise na área.

2 – Aumento em vendas, faturamento e números em geral

Resultados numéricos são interessantes, chamam a atenção e são simples de serem comprovados. Por isso, caso tenha atuado no aumento do faturamento da empresa, vendas do seu setor, crescimento em seguidores de redes sociais, entre outros, fale desse resultado. Além disso, não se esqueça de mostrar o que teve que fazer para chegar a esse objetivo.

banner currículo imbatível

3 – Redução de problemas – reclamações, falhas, erros, gastos

Ser capaz de resolver ou reduzir problemas é um grande resultado para qualquer profissional, que mostra a sua competência e habilidade em trabalhar em situações desafiadoras. Então, se você conseguiu reduzir o índice de reclamações na sua empresa, aumentou a satisfação de colaboradores ou clientes, fez o número de falhas e erros cair, ou quem sabe otimizou as operações e fez os custos caírem, não tenha medo de falar sobre isso no CV.

4 – Implementação de projetos

Sejam projetos internos ou externos, eles sempre devem ser mencionados, já que explicitam a sua proatividade, vontade de inovar, ir além e se comprometer com novidades que serão benéficas para todos.

5 – Melhorias no ambiente organizacional

Nem sempre as conquistas profissionais estão diretamente ligadas a clientes, consumidores ou aspectos táticos do trabalho. Muitas vezes, elas surgem dentro do ambiente organizacional, com iniciativas e melhorias que buscam aprimorar a comunicação entre colaboradores, a atmosfera do escritório, o relacionamento interpessoal e o dia a dia no geral.

6 – Especializações

Ter uma especialização, como uma pós-graduação Unopar, também é uma grande conquista para destacar no seu CV, sabia? Então, além de falar sobre ela na parte de educação, não se esqueça de inserir a informação em outras áreas do documento, para frisar seu comprometimento com a carreira, dedicação e vontade de sempre saber mais.

7 – Prêmios recebidos

Por fim, tenha orgulho do reconhecimento que recebeu em antigos empregos. Tem prêmios sobre metas batidas, projetos e outras conquistas? Então tenha certeza de que os recrutadores vão ter acesso a essa informação.

Leia também: O que colocar no objetivo do currículo? Confira dicas e exemplos

Como mencionar as conquistas?

Depois dessa explicação, você já deve ter pensado em várias conquistas ao longo da sua trajetória como profissional, e isso é ótimo. Significa que chegou a hora de inseri-las no seu currículo.

Comece colocando no papel todos os resultados que conseguir lembrar, defina quais foram os mais importantes e, depois, volte aqui para entender de que forma você pode organizar tantos exemplos positivos no seu documento.

1 – Destaque suas principais conquistas no resumo

O primeiro passo é entender que as conquistas não devem ser escondidas, mas destacadas. Por isso, já no seu resumo coloque os principais resultados da sua carreira de forma sintetizada, mas que chame a atenção e faça os recrutadores entenderem por que você é um profissional valioso.

2 – Crie um tópico específico para elas

Além disso, use cerca de 3 ou 4 resultados e crie uma seção própria para as suas conquistas, assim elas terão ainda mais destaque e você poderá descrevê-las um pouco mais. Contudo, não se esqueça que um currículo deve ter entre 1 e 2 páginas, então tome cuidado para que todas as partes se encaixem no tamanho esperado.

3 – Aborde os resultados na descrição de seus cargos anteriores e/ou atual

Para finalizar, use a descrição dos seus cargos para comentar sobre as suas conquistas profissionais no currículo. Assim, você consegue conectar suas atribuições e responsabilidades com os resultados ligados a cada uma delas e agregar mais valor a sua candidatura.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades