Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que colocar no objetivo do currículo? Confira dicas e exemplos

o que colocar no objetivo do currículo

Preencher o currículo parece uma tarefa simples, não é mesmo? Afinal, todos sabem da necessidade de incluir detalhes sobre a sua formação acadêmica, experiências profissionais, conhecimento em outros idiomas e habilidades técnicas, dentre outros detalhes. Contudo, o CV vai muito além disso e envolve, inclusive, adicionar o seu objetivo profissional. Mas será que você sabe exatamente o que colocar no objetivo do currículo?

Apesar de ser uma seção fundamental, que chama a atenção dos recrutadores assim que eles recebem um CV, muitos candidatos se esquecem dela e podem se prejudicar por conta disso. Mas para que isso não aconteça com você, continue lendo o texto para entender tudo sobre o objetivo no currículo, como desenvolvê-lo, o que incluir e o que deixar de fora.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que é o “objetivo profissional?”

Antes de tudo, vamos esclarecer o que é o objetivo profissional. Por mais que o sentido amplo dessa expressão possa ser entendido como os seus planos de carreira e metas para o futuro, quando o assunto é o CV, o significado do termo é um pouco mais simples e específico do que isso.

Trata-se de uma das primeiras seções do currículo, que costuma ficar logo abaixo do seu nome e dados pessoais, e desempenha o papel de uma espécie de bússola para o documento. Como ele é uma das primeiras informações que um profissional de RH encontrará sobre você, o objetivo “dá o tom” do CV e deve ser focado no que você deseja com aquela candidatura específica.

Para isso, é importante que ele seja curto, tenha de duas a três linhas, mostre suas expectativas para o futuro próximo, brevemente mencione experiências anteriores, seja bem claro e objetivo. Dessa forma, em poucos segundos você conseguirá prender a atenção do recrutador e já se posicionar de maneira estratégica no processo seletivo. Mas qual será a forma ideal de estruturar tudo isso?

O que colocar no objetivo do currículo?

Para te ajudar, montamos uma lista com as principais informações e também as formas de organizar todos os dados em poucas linhas. Veja tudo abaixo.

1 – Seja claro e fale qual posição gostaria de assumir

Para rapidamente posicionar o entrevistador sobre as suas expectativas, é indispensável colocar no seu objetivo qual é a posição que você deseja assumir. Nem sempre será necessário colocar o nome específico do cargo, mas inclua a área de atuação e nível hierárquico, como por exemplo “atuar como um profissional nível sênior em programação”.

2 – Adicione as metas de carreira que deseja alcançar

Sem ocupar muito espaço, inclua algumas metas de carreira que você está buscando no momento, sempre relacionando tais possibilidades com a vaga para a qual está aplicando. Por exemplo, se enviar seu CV para uma multinacional, pode destacar que gostaria de ter mais experiências internacionais, dentre outros, sempre sendo sincero.

3 – Caso seja relevante, destaque em que setor gostaria de trabalhar

Também é interessante colocar detalhes sobre o setor onde gostaria de atuar, seja por motivos de transição de carreira ou porque você já tem alguma experiência no setor e, assim, pode se destacar no processo seletivo.

Aqui, leve em consideração a empresa que receberá o currículo e tome cuidado para não mencionar, por exemplo, que deseja trabalhar no setor do varejo quando aplicar para uma vaga no setor de tecnologia.

4 – Mencione experiências passadas

Para sustentar a sua candidatura, não se esqueça de explicar como você chegou até ali, ou seja, dar alguns exemplos de experiências profissionais que você já teve. Caso esteja no começo da carreira e em busca da primeira oportunidade profissional, é interessante mencionar exemplos de projetos da faculdade e estágios, por exemplo.

5 – Use frases objetivas e curtas

Na hora de condensar todas essas informações, tenha em mente que é fundamental ser objetivo, conciso e claro. Faça alguns rascunhos até encontrar o modelo ideal, que tenha poucas linhas e consiga passar a mensagem que você quer, incluindo tudo o que o recrutador precisa saber sobre a sua vida profissional.

O ideal é não passar de três linhas, para que o objetivo não seja curto demais, deixando informações importantes de fora, e nem muito longo, para que o entrevistador rapidamente consiga te identificar.

6 – Tenha seus objetivos adaptados para cada vaga aplicada

Você com certeza já ouviu por aí que para cada vaga aplicada, é necessário adaptar o seu currículo, certo? Isso acontece porque cada empresa e posição específicas demandam destaques diferentes no seu CV e, muitas vezes, manter toda a sua trajetória e experiência profissional no documento pode não ser o ideal.

Quanto mais personalizado para uma vaga, mais um currículo vai chamar a atenção em processos seletivos, e essa lógica deve ser levada em consideração na hora de escrever o objetivo profissional. Por isso, não use o mesmo objetivo para todas as vagas, mas tire alguns minutos para adaptar o parágrafo para cada oportunidade que desejar concorrer.

banner currículo imbatível

O que não colocar nessa seção?

Além de tudo que você acabou de aprender sobre o que inserir no objetivo, o que deve ser evitado? Existem algumas regras e boas práticas para não errar no currículo, e as três principais você pode encontrar abaixo.

1 – Textos longos

O objetivo deve ser claro e conciso, por isso, fuja de textos longos que ultrapassem três linhas e foque em ajudar o recrutador a conseguir, rapidamente, as informações que necessita. Lembre-se que centenas de currículos podem ser avaliados em um processo seletivo, então quanto mais fácil e otimizado estiver o seu documento, melhor para o entrevistador.

2 – Frases genéricas

Ter contato com centenas de CVs faz dos profissionais de RH especialistas em frases e expressões genéricas, que não agregam valor à sua candidatura e, pelo contrário, podem te prejudicar. Alguns exemplos são “ficar à disposição da empresa”, “a seu critério”, “qualquer vaga” e “ajudar a empresa”.

Os recrutadores buscam profissionais decididos e que sabem o que querem, sendo assim, não dê espaço para passar a impressão errada com frases que empobrecem o seu currículo.

3 – Expressões que limitem suas possibilidades na empresa

Ser muito específico pode limitar as suas possibilidades, e por isso é mais interessante mencionar a área de atuação que pretende trabalhar, e não um cargo determinado. Isso porque muitas empresas abrem diversas vagas ao mesmo tempo, e caso você não seja selecionado para uma, ter um objetivo um pouco mais amplo, ainda que direcionado, pode te abrir novas portas.

Exemplos para você se inspirar

Por último, confira uma lista com exemplos de termos e expressões que você pode usar para montar o seu objetivo no currículo. Todavia, não se esqueça de trabalhar em um pequeno parágrafo personalizado, que reflita a sua carreira e metas do momento.

  • Sou um profissional da área X, com mais de X anos de experiência em X.
  • Meu objetivo é trabalhar em uma empresa do setor X.
  • Pretendo contribuir com a área X da empresa 
  • Gostaria de crescer profissionalmente na área X.
  • Busco novos desafios profissionais na minha área de atuação, X. 
  • Tenho ampla experiência como X e procuro uma oportunidade em nível X na área X.
  • Desejo uma oportunidade de trabalho na área X para colocar em prática o que aprendi na faculdade de X.

Além de saber o que colocar no objetivo do currículo, uma excelente forma de destacar ainda mais o seu CV é aumentar suas experiências acadêmicas. Fazer uma pós-graduação, como os cursos da pós Anhanguera, é um atributo que chama a atenção de qualquer recrutador, afinal, ao concluir uma pós você se torna um profissional especialista e consegue se diferenciar no mercado de trabalho. Não perca tempo e matricule-se agora!

[Infográfico] Como montar um bom currículo para conseguir o emprego dos sonhos

Faça um excelente currículo para que você seja um destaque nos processos seletivos. Para te ajudar, segue o infográfico com 10 passos para montar um bom currículo! Confira abaixo:

Imagem do infográfico 10 Passos para montar um bom currículo

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades