Quais são os pilares da gestão estratégica de pessoas? Conheça!

gestão estratégica de pessoas

Uma equipe motivada é sinônimo de grande diferencial no que diz respeito aos resultados de uma empresa. Isso reforça a importância de se dedicar atenção à gestão estratégica de pessoas. Quando falamos de corporativo, muitos lembram do marketing e do financeiro, mas se esquecem que são as pessoas que realmente fazem acontecer.

E é justamente por isso que os gestores precisam olhar a realidade do ponto de vista do colaborador, sob o objetivo de tornar o ambiente saudável e acolhedor para que a pessoa se sinta bem de trabalhar ali.

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É como numa engrenagem: uma coisa leva a outra. Com isso, uma boa gestão de pessoas promove resultados que refletem nos próprios valores da empresa e nos serviços ou produtos que fazem com que ela se destaque frente à concorrência.

Gestão estratégica de pessoas: veja os pilares

Mas para saber por onde começar, é necessário entender que a gestão estratégica de pessoas conta com alguns pilares, ou seja, é com base nesses conceitos que se estabelece  na prática:

1 – Liderança

Um desses pilares é a liderança, uma vez que, quando não se exerce de maneira humanizada e empática, acarreta em uma equipe frustrada, o que impacta diretamente seu rendimento.

O bom líder deve motivar a equipe e saber como gerenciar conflitos, evitar ao máximo que os problemas cheguem aos colaboradores, solucionando-os antes que se expandam.

Além disso, a liderança deve ser transparente e respeitosa com os componentes da equipe, além de saber como aproveitar os pontos fortes dos colaboradores, mudando-os de setor quando ou caso necessário. 

Um líder adequado também sabe como encontrar soluções inventivas, já que a inovação deve fazer parte de seu vocabulário. A criatividade também é bem-vinda ao profissional responsável pela gestão da equipe.

2 – Desempenho

Também é importante concentrar as forças no desenvolvimento da equipe, em busca de colaboradores cada vez mais qualificados. É possível alcançar isso através de diferentes recursos e iniciativas.

O responsável pela gestão de pessoas deve entender que, quanto mais se investir no crescimento de um colaborador e seus conhecimentos acerca do próprio setor em que ele atua, melhor será seu resultado, garantindo o impulsionamento necessário para a corporação.

Um dos principais meios de melhorar o desempenho de um colaborador é fornecer cursos, como uma pós-graduação em 6 meses, e workshops para que se adquira mais conhecimento em torno da área de atuação. 

3 – Comunicação

A comunicação é uma habilidade importante para gerenciar uma equipe. A falta de comunicação pode acarretar em diversas consequências negativas diferentes.

Com isso, os líderes precisam saber como expressar suas diretrizes da melhor forma possível, sem que haja ruídos na comunicação, apostando em um discurso claro e preciso.

Mas, tão importante quanto saber falar, é saber ouvir. E para que os colaboradores confiem no líder, precisam se sentir ouvidos e compreendidos. Os dois lados devem estar alinhados o máximo possível

Aqui também entra a importância de se ter um bom feedback. No cotidiano, não haverá apenas elogios direcionados à equipe. Críticas construtivas também devem vir à tona e, com a habilidade de comunicação, os gestores acabam por adquirir o jogo de cintura necessário.

4 -Trabalho em equipe

Garantir que a equipe esteja unida é essencial para que os resultados de uma determinada empresa sejam satisfatórios, alinhados com os padrões de qualidade impostos.

É primordial deixar claro que juntos são mais capazes de atingir o objetivo necessário. Isso quer dizer que a equipe deve estar em plena sintonia, logo, o gerenciamento de conflitos deve ser feito o quanto antes quando necessário, para que não haja impactos no grupo.

5 – Engajamento

Cabe à liderança garantir que a sua equipe esteja sempre engajada. Na prática, o colaborador engajado é aquele que se identifica com os objetivos e valores da empresa, sentindo-se realizado ao desempenhar suas atividades.

O processo vem desde a seleção. A área de recursos humanos deve escolher o candidato que esteja de acordo com os valores da empresa e que tenha potencial para fazer parte da equipe.

Com isso, a liderança precisa levar em consideração que, a partir do momento em que um funcionário acredita no que faz e desempenha tarefas que lhe trazem satisfação, é natural que ele se sinta à vontade para oferecer 100% de sua capacidade em suas atividades.

6 – Ambiente

É preciso garantir que o ambiente de trabalho seja saudável e acolhedor aos colaboradores nos mais diversos aspectos. Iniciativas voltadas à saúde mental e incentivos a pausas ou atividades coletivas também fazem a diferença para tornar um ambiente corporativo mais satisfatório.

7 – Reconhecimento

A gestão estratégica de pessoas também precisa garantir que o profissional se sinta valorizado naquele ambiente, fornecendo condições justas e adequadas, alinhadas com o que se espera no mercado. O colaborador deve ser reconhecido por seus méritos e recompensado pelos grandes feitos à empresa.

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