Qual o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo?

Qual o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo

Vivemos um momento em que muitos olhares estão voltados à criação de conteúdo. Mas, por onde começar? Qual o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo? Existem muitos detalhes que devem ser levados em consideração. 

O Marketing de Conteúdo envolve estratégias focadas na criação, divulgação e distribuição de conteúdos relevantes para o público-alvo de um negócio e, na prática, a sua divisão acontece em quatro principais etapas: planejamento de conteúdo, criação de conteúdo, distribuição e análise dos resultados.

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A ideia é colher benefícios como o aumento de tráfego no site/blog da empresa, além de melhorias no relacionamento com os clientes e aumento da percepção da marca. 

Qual o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo?

Antes de tudo, é importante ter muito bem definido o que é o planejamento de conteúdo: trata-se justamente dessa ação de traçar uma estratégia responsável por maximizar os resultados de uma página. Basicamente, a ideia é que os leitores conheçam melhor o trabalho do seu cliente e se interessem pelos produtos e serviços.

O primeiro passo do planejamento de conteúdo deve ser conhecer o público que costuma visitar a página do cliente em questão. Quem são essas pessoas? Normalmente, são de que região? Qual a faixa etária? Quanto mais detalhes se tiver acerca desse público, melhor, pois é justamente a partir disso que se elabora as estratégias.

Embora conhecer o público que visita a página seja essencial, saber bem como funciona a marca de seu cliente não é menos importante. E quando falamos de “saber bem”, isso significa ter conhecimento até mesmo da missão e dos valores da organização. Quanto mais à vontade com o conceito da marca você estiver, mais fácil será a tarefa de traçar um planejamento de conteúdo adequado.

Vale então ter uma conversa com o cliente a respeito da marca, pesquisar bem as intenções por trás dela para que só então passe a planejar o que pode ser feito em prol de seu alcance e alinhar o tom de voz dos conteúdos ao que o público do seu cliente pretende encontrar.

Separamos, ainda, alguns passos que devem dar continuidade ao seu planejamento de conteúdo, a fim de alcançar um público fiel e promover o seu cliente:

1 – Domine as ferramentas

Você não vai sair do lugar, em meio ao planejamento de conteúdo, se não tiver em mente algumas ferramentas muito importantes. É o caso, por exemplo, do Analytics, um serviço gratuito oferecido pelo Google no qual se obtém acesso a estatísticas de visitação de um site.

Além disso, sites como o KeywordTool e o AnswerThePublic podem ajudar a entender o que essas pessoas estão buscando atualmente, o que auxilia na elaboração das postagens da página.

2 – Preste atenção nas palavras-chave

Você precisa adequar o seu conteúdo às expectativas do algoritmo do Google para que possa rankear os conteúdos da melhor maneira possível, com estratégias de SEO. Para isso, as palavras-chave são as suas aliadas, já que você vai construir o conteúdo justamente com base no que o público procura.

Para entender melhor as intenções dos usuários por meio das palavras-chave, você pode usar ferramentas de pesquisa desses termos (Google Keyword Planner, Semrush e Ubersuggest, por exemplo).

3 – Tenha um cronograma bem definido

No que diz respeito ao planejamento de conteúdo, o tempo precisa ser o seu melhor amigo. Para isso, é necessário definir cautelosamente a que momento deve ir ao ar cada publicação. Fica a ideia de organizar todo um esquema com os dias e horários de cada postagem e cada conteúdo que será publicado.

Com isso, também é interessante estabelecer um cronograma que tenha prazos viáveis para a equipe, uma vez que os prazos apertados (e ainda mais os inalcançáveis) podem prejudicar a qualidade dos conteúdos. De qualquer forma, a recomendação é que se crie um cronograma de postagens com todos os detalhes de cada conteúdo que será feito e o prazo de entrega.

Você também deve ter em mente que não adianta criar dezenas de conteúdos por mês se não houver relevância ou qualidade. Por isso, é tão importante investir nesses quesitos.

4 – Invista numa especialização

Uma ideia para que você consiga elaborar o planejamento de conteúdo de forma adequada é buscar qualificações que estejam diretamente relacionadas com essa área. Assim, além de se manter atualizado no mercado de trabalho em si, você adquire conhecimento o suficiente para colocar as estratégias em prática. Agora que sabe qual o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo, é só colocar a mão na massa.

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