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O que é SEO e para que serve? Saiba tudo!

imagem para ilustrar o texto de o que é SEO e para que serve

Melhorar o posicionamento nos resultados da busca orgânica do Google é algo que qualquer profissional de site, loja ou blog deseja. No entanto, para que isso aconteça, é preciso saber o que é SEO e para que serve e, então, definir as estratégias para alcançar esse objetivo.

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Para ter uma ideia, todos os dias são feitas cerca de 8.5 bilhões de buscas no Google, segundo dados da ferramenta Internet Live Stats. No entanto, apenas 2% a 3% das pessoas clicam em resultados que estão na segunda página.

Isso significa que investir em uma estratégia para melhorar o posicionamento de um site nos resultados do Google aumenta muito as chances de que ele seja mais visitado e converta mais, concorda?

Por isso, hoje você entenderá melhor o que é search engine optimization, para que serve o SEO e quais são os principais fatores para rankear melhor no Google. Confira a seguir!

Afinal, o que é SEO e para que serve?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca. É um conjunto de práticas e estratégias para otimizar sites, blogs e páginas da internet. O objetivo é melhorar o posicionamento em buscadores como o Google.

Sempre que acessamos o Google ou outros buscadores como Yahoo e Bing, vemos que os resultados no topo da página são anúncios pagos. Logo abaixo, está o que chamamos de resultados orgânicos – e é aí que entram as estratégias de SEO.  

Como dissemos, todos os dias, milhões de pessoas ao redor do mundo fazem buscas na internet esperando tirar dúvidas e encontrar soluções para os seus problemas.

Para cada busca feita, o Google apresenta uma lista de resultados, colocando nas primeiras posições os links que oferecem as melhores respostas para ela.

Quanto melhor e mais otimizado um conteúdo for para aquela busca, maiores serão as chances de que a página fique no topo da SERP (página de resultados de mecanismos de busca).

Segundo uma pesquisa da Backlinko, 71% de todos os cliques vão para os três primeiros resultados do Google. Esse dado só comprova que vale a pena investir em técnicas de SEO para melhorar o posicionamento nos buscadores e aumentar a quantidade de acessos do site.

Quais são os principais fatores de rankeamento do Google para SEO

Agora que você já sabe para que serve o SEO, vamos conhecer os fatores que colaboram para o ranqueamento no principal mecanismo de busca.

Os buscadores como o Google utilizam algoritmos ou conjuntos de regras para determinar quais páginas serão mostradas para cada busca feita.

Ao longo dos anos, esses algoritmos foram ficando cada vez mais complexos e passaram a levar em consideração centenas de fatores para determinar o ranqueamento na SERP.

No entanto, existem três fatores principais que são considerados os pilares do SEO e que os mecanismos de buscas avaliam para determinar como um site deve ranquear.

Veja quais são eles.

1 – Backlinks

Ter links em outros sites é um fator que colabora muito para que uma página tenha um bom ranqueamento no Google. Aqui, é preciso analisar se o site que fará referência ao seu possui conteúdos relevantes e conexão com os temas trabalhados por você. Qualidade é mais importante do que quantidade.

Isso acontece porque os links são vistos pelos buscadores como um indicativo de qualidade. Ou seja, se outros sites têm links que direcionam para uma das suas páginas, significa que o dono daquele site te enxerga como uma fonte confiável.

Quanto mais links um site tem dentro de outros sites, mais autoridade ele ganha e maiores são as chances de que o Google melhore seu posicionamento na SERP. 

2 – Conteúdo 

Um fator essencial para o bom ranqueamento é o conteúdo. É isso que vai determinar se uma página tem as informações necessárias para ser considerada relevante e ser priorizada nos resultados de buscas.

Por isso, produzir conteúdo relevante, original e que contenha as palavras-chave apropriadas para que os usuários encontrem o que estão buscando é fundamental.

3 – Estrutura da página

Por fim, vamos falar de outro pilar importante do SEO, que é a estrutura da página.

As páginas web são escritas em códigos HTML e, por isso, a forma como esses códigos são organizados tem um grande impacto na capacidade que os mecanismos de busca têm em avaliá-las.

Portanto, incluir palavras-chave relevantes na URL, no título, nos cabeçalhos, nas tags das páginas e garantir que o site seja rastreável são ações que ajudam a melhorar o posicionamento do site nos buscadores.

Sem dúvida, garantir que esses três processos sejam feitos irá colaborar para que um site tenha um ranqueamento melhor na página de buscas.

Neste artigo, você descobriu o que é SEO e para que serve, além de entender a importância de usar os três pilares para alcançar resultados melhores para um site. Se esse é o seu objetivo, agora é só descobrir as melhores técnicas para o tráfego do seu site aumentar e alcançar os seus objetivos. Agora, confira como criar conteúdo de valor.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

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