Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Currículo é a porta de entrada em processos seletivos: como deixá-lo persuasivo?

imagem para ilustrar o texto sobre Currículo é a porta de entrada em processos seletivos: como deixá-lo persuasivo?

O currículo merece uma atenção especial do candidato na hora de se inscrever em um processo seletivo. Para tornar o documento persuasivo, você precisa tomar algumas medidas para deixá-lo mais forte e servir de forma efetiva como porta de entrada nas empresas que você almeja trabalhar. 

Como estruturar um currículo persuasivo?

Montar um currículo forte é mais fácil do que aparenta ser, mas você deve tomar uma série de cuidados para adequá-lo às suas necessidades e não colocar sua oportunidade a perder por conta de pequenos deslizes, como erros gramaticais.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Veja a seguir algumas dicas que você pode seguir para montar um currículo persuasivo!

1 – Coloque apenas o essencial no currículo 

Para montar um currículo persuasivo, você deve colocar no documento apenas o que será de interesse do recrutador.

Dados básicos, como nome completo e meios de contato, objetivo profissional, formação acadêmica e experiências profissionais, por exemplo, devem ser sempre o foco do arquivo a ser enviado para o entrevistador.

Isso facilita o trabalho do recrutador, que logo que abrir seu currículo verá as informações que importam para ele e identifica se o seu perfil encaixa na vaga. Essa ação evita que o seu currículo seja descartado sem sequer ser lido porque as informações estavam organizadas de forma confusa. 

2 – Coloque breves descrições das experiências

No momento de registrar as funções que você desenvolveu nas experiências passadas, coloque um breve resumo abaixo de cada uma delas informando quais foram suas principais obrigações e atividades naquele cargo.

Insira também suas principais conquistas em cada experiência. Pode ser um projeto que você gostou de desenvolver e resultados que você se orgulha de ter alcançado. Ou seja, tudo que você acredita que pode interessar deve ser registrado no documento.

Leia também: Quantas páginas deve ter um currículo? Descubra o tamanho ideal

Se necessário, descreva apenas as experiências relevantes na sua carreira, aquelas que agregarão mais ao seu currículo, deixando as demais registradas apenas com a empresa e função exercida. 

3 – Não minta ou exagere

Recrutadores mais experientes sabem identificar logo de cara quando um candidato está exagerando ou mentindo no seu currículo, descartando a candidatura no momento que identificam essa tentativa de “trapaça”. 

Não minta no currículo em hipótese nenhuma, nem mesmo exagere em alguma informação, como dizer que tem o inglês avançado quando seu conhecimento é básico.

Caso você consiga passar na seleção, será pior para a sua carreira ser testado em algo que você admitiu ter conhecimento mas não tem essa habilidade desenvolvida. Isso pode causar não só sua demissão como uma má recomendação da sua liderança para sua próxima oportunidade.

Sempre seja sincero no seu currículo para construir boas experiências e evitar decepções. 

banner currículo imbatível

4 – Construa currículos específicos para cada oportunidade

Se você busca oportunidades em duas ou mais áreas distintas, construa mais de uma versão, para que você sempre encaminhe uma adequada à área da vaga oferecida. 

Se a vaga escolhida é de marketing, escolha um currículo que destaque suas habilidades e experiências com vendas, criação e comunicação. Se for uma vaga que exija mais conhecimentos de economia, envie o documento que coloque em destaque suas experiências nessa área.

Sempre saiba com antecedência o perfil escolhido para a vaga que você está propondo ser contratado. Isso é fundamental para saber quais serão os pontos a serem destacados tanto no currículo quanto na entrevista. 

5 – Tome cuidado com erros de português e estruturação

Não adianta ter um currículo perfeito, diversas boas experiências e uma excelente formação universitária se o documento conter erros de português ou estiver mal estruturado. 

Pesquisas indicam que erros de português estão entre os principais motivos para o descarte de um currículo. Portanto, tenha muito cuidado para não enviar um documento escrito de forma incorreta e perder uma boa oportunidade por desatenção. 

Sempre revise seu currículo mais de uma vez, para ter certeza que não deixou passar nenhum detalhe. Se possível, peça para uma outra pessoa também corrigir o documento antes de enviá-lo, para se certificar que você não deixou nenhum erro sem correção.

A forma como seu currículo está estruturado também pode te prejudicar. Sempre informe seus dados pessoais no cabeçalho do documento e, em seguida, insira sua formação, cursos de especialização e as experiências profissionais.

As experiências extraprofissionais podem vir por último, ressaltando apenas o que pode ser interessante ao recrutador saber. Suas principais qualidades e pontos fortes você pode descrever no corpo do e-mail ou em forma de carta de apresentação. 

6 – Invista na sua formação 

Para ter um currículo forte e bastante persuasivo, invista na sua formação e invista em uma especialização. Uma pós-graduação, muitas vezes, é a diferença entre você ser ou não chamado para a entrevista com o recrutador. 

Isso porque o mercado de trabalho busca profissionais cada vez mais preparados para os desafios do cenário corporativo e um candidato pós-graduado sempre se destaca entre os demais.

Procure uma pós-graduação que aborde questões e áreas que sejam do seu interesse, e se dedique para extrair o máximo possível de conhecimento. A Unopar oferece diversos cursos de pós-graduação para você impulsionar o seu currículo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades