Ir para o conteúdo
Curiosidades

Como criar conteúdo de valor e engajar o público: 5 dicas

imagem para ilustrar o texto de como criar conteúdo de valor

Com certeza, a porta de entrada de uma boa venda é a comunicação. Seja em e-mail marketing, banners, e-books, site, blog, marketing de conteúdo ou redes sociais, a forma como uma empresa se apresenta ao mercado é muito importante para os negócios, então pensar em como criar conteúdo de valor é peça-chave para o desenvolvimento da marca.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Antes de sair produzindo conteúdo, é importante traçar uma estratégia e desenvolver um planejamento para que a produção seja assertiva. Outro ponto é saber quais são os principais canais que serão usados para que o conteúdo seja direcionado exclusivamente para esse meio, com as peculiaridades de cada rede.

Como criar conteúdo de valor?

1 – Descubra ou defina quais são as personas

O texto que é enviado para cativar um adolescente de 16 anos não pode ser o mesmo que o enviado a um homem de 48 anos porque eles vivem em contextos e universos muito diferentes. Por isso, antes de começar a colocar a mão na massa, estude qual a persona escolhida para ser atingida por essa comunicação.

Leia também: O que é persona e qual sua importância para as empresas

Além de idade, renda, escolaridade, estado civil, localização e sexo, é preciso entender com o que esse público trabalha, quais as preferências, como é a rotina, as maiores necessidades e outros pontos. Assim que tudo isso for decidido, pesquise sobre os principais canais que essas pessoas utilizam (e-mail, Facebook, Instagram, Whastapp, Tik Tok, etc.) e trace uma estratégia adequada para conseguir conversar com elas sem precisar forçar a linguagem.

2 – Divida os pontos de comunicação

Quando uma empresa deseja iniciar a comunicação (tanto interna quanto externa) é comum querer criar diversos canais para começar a disparar conteúdo em todos eles, sendo que, muitas vezes, a mesma informação é replicada em todos os meios. Antes de tudo, faça um estudo e descubra o que é mais relevante para o consumidor alvo e invista nesse canal. Com os resultados em mãos, analise os números e pondere se já está na hora de iniciar outra rede.

3 – Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é feito a partir da criação de ramificações do produto central. Isso quer dizer que cria-se um conteúdo que não necessariamente é sobre o produto ou serviço, mas pode ser de temas similares, estimulando o leitor a consumi-lo naturalmente, sem que exista uma chamada direta. Diante disso, o cérebro entende que o que está sendo vendido não é algo proposital ou merchandising.

4 – Dicas e listas são sempre convidativas

Textos com títulos apelativos, e-mails com títulos misteriosos e conteúdos práticos do tipo “5 dicas para começar a fazer exercícios agora!” são os que mais fazem sucesso entre os consumidores. Isso porque a objetividade é um fator importante para atrair a atenção do público.

5 – Algoritmos, métricas e investimento estão aí para serem usados

Sem investimento, não há conteúdo que seja valorizado e quando falamos nesse assunto não estamos mencionando somente o dinheiro. Trazer um conteúdo certeiro significa diversas tentativas e erros, sendo que alguns experimentos que trazem retorno e outros não. A frustração e a readequação do material fazem parte dessa jornada.

Por isso, a sugestão aqui é investir nos meios online, em que é possível fazer investimentos pequenos e até pausar anúncios quando não estiverem rendendo. Assim que a campanha terminar, faça alguns estudos dos resultados, observe como o algoritmo trabalha e veja se vale a pena colocar mais dinheiro.

Agora que você sabe como criar conteúdo de valor, você pode aliar esse conhecimento com a produção de conteúdos digitais. Conheça o MBA em Estratégias de Comunicação Digital e veja como essa especialização pode contribuir para a sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades