Ir para o conteúdo
Você na Pós

O que é preciso para fazer MBA? Entenda o que é necessário para cursá-lo

imagem para ilustrar o texto de O que é preciso para fazer MBA

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre a especialização do tipo MBA, não é mesmo? A sigla MBA quer dizer “Master of Business Administration”, ou Mestre em Administração e Negócios, em tradução para o português. Esse tipo de pós-graduação  é muito valorizada no mercado de trabalho, especialmente para quem trabalha na área de gestão. Mas o que é preciso para fazer MBA?

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Apesar do nome, o Master of Business Administration não é um mestrado – e não dá ao estudante o título de “mestre”. Ele possui o mesmo peso de uma pós-graduação lato sensu, ou seja, os cursos são voltados para ampliar os conhecimentos e habilidades adquiridos durante a graduação. Ao fim do curso, o aluno recebe um certificado de conclusão e se torna capaz de aplicar os conhecimentos de gestão e administração.

Esses estudos mais específicos ajudam, principalmente, aqueles profissionais que estão em busca de alcançar cargos de liderança em empresas e querem colocar em prática as técnicas aprendidas na área em que já atuam.

O que é preciso para fazer MBA?

Depois de conhecer mais como funciona o Master of Business Administration, é hora de entender: será que existem pré-requisitos básicos para cursar um MBA? Na realidade, sim.

É importante ter uma graduação como o primeiro passo para ingressar em qualquer tipo de especialização. Nesse caso, um ponto essencial e que deve ser analisado é se o diploma da graduação, seja ele de bacharel, tecnólogo ou licenciatura, foi emitido por uma instituição de ensino superior que seja credenciada e autorizada pelo MEC. Essa certificação é essencial porque, no momento da matrícula em um MBA, o documento é obrigatório. 

Leia também: O que fazer depois da faculdade de administração? Conheça opções de MBA

Pensando nisso, separamos alguns perfis de profissionais que atendem aos requisitos básicos e podem fazer uma especialização do tipo MBA; confira:

1 – Profissionais graduados que desejam continuar estudando

Continuar se atualizando depois da graduação é essencial para quem quer crescer no mercado de trabalho. Por isso, assuma a vontade de adquirir novos conhecimentos através de uma especialização. 

Como mencionamos, o MBA se enquadra na categoria de cursos que se aprofundam nos temas abordados durante a faculdade. Então, qualquer profissional que tenha um diploma na área de gestão e negócios, como Administração, Comércio Exterior, Finanças, entre outros, está apto a cursar um MBA. 

2 – Empreendedores interessados em adquirir conhecimento

Pessoas que já atuam na área de gestão e negócios tendo a própria empresa também são o público-alvo de um curso de especialização na área. Isso porque é essencial que os empreendedores também tenham conhecimento técnico para fazer o negócio crescer.

É claro que muito do conhecimento se aprende na prática, mas as aulas teóricas podem ser essenciais para atualizar funcionalidades, compreender o uso de determinados sistemas e dispositivos tecnológicos, entre outras coisas. 

3 – Pessoas que querem crescer profissionalmente na área de atuação

Um dos principais motivos para cursar um MBA é o crescimento profissional. Ele é a solução tanto para profissionais que acabaram de se formar e querem continuar estudando, como mencionamos, mas também para aqueles que já estão na área há algum tempo e não querem deixar a carreira estagnar. 

Nas aulas, é possível aperfeiçoar suas técnicas e manter-se atualizado com as ferramentas da sua área de atuação, o que demonstra aos seus gestores que você se interessa por aprender, evoluir e crescer dentro da empresa que trabalha.

4 – Quem busca retornos através do investimento na educação

A questão financeira é importante para você? Então saiba que o MBA é um investimento a longo prazo que pode trazer frutos bons, sendo o crescimento profissional o principal deles. Isso acontece porque quando você decide investir na sua formação e na sua carreira, o mercado te considera mais preparado para determinadas oportunidades, especialmente em posições de chefia e liderança. 

Além disso, para quem procura alternativas acessíveis – tanto quando falamos de mensalidades quanto sobre disponibilidade de tempo –  o curso de MBA torna tudo mais fácil. É possível ganhar a certificação do MBA em 6 meses ou 10 meses e pagar o curso em parcelas que cabem no seu bolso. Que tal conhecer as suas opções?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades