O que é trade marketing? Entenda e saiba como criar estratégias

o que é trade marketing

Você já se deparou para refletir sobre o que é trade marketing? Talvez não esteja familiarizado com esse termo, mas ele com certeza faz parte da sua vida — pelo menos indiretamente. Quando você vai ao supermercado, quando passeia no shopping ou quando vasculha aquele site querendo comprar alguma coisa, é muito comum que se depare com alguma estratégia desse tipo de marketing sem perceber.

Esse marketing diz respeito, justamente, a estratégias de posicionamento de um determinado produto nos canais de distribuição, com o único objetivo de aumentar as vendas e alcançar cada vez mais clientes através dessa exposição bem planejada.

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A palavra-chave desse tipo de estratégia é visibilidade: as empresas querem (na realidade, precisam) que seus produtos sejam vistos. Só assim se atinge um bom número de clientes, e se conquista a desejada credibilidade. E é por meio desse planejamento que se busca formas de destacar o produto para aquele determinado público.

O que é trade marketing?

As ações que se enquadram no trade marketing normalmente giram em torno de um objetivo, que é implementar para vender mais no ponto de venda. 

Algumas dessas ações envolvem a escolha de canais de venda mais eficazes, o desenvolvimento de calendários para produtos sazonais, a avaliação de resultados de atividades promocionais e a recomendação de preços e descontos. Além disso, o planejamento do estoque também se mostra um dos aliados fundamentais desse nicho.

O profissional de trade marketing também busca analisar performances de vendas, coordenar as pesquisas com o consumidor nos pontos de venda, além da elaboração de relatórios de vendas. Na prática, a ideia por trás desse tipo de planejamento é maximizar as vendas e otimizar as operações comerciais.

Através dessa técnica, é possível que o público-alvo consiga visualizar adequadamente aquele determinado produto em prateleiras, gôndolas ou onde quer que ele seja ofertado.

No entanto, ao contrário do que muitos podem vir a pensar, a ideia não é estar em muitos lugares, mas sim nos lugares certos para atingir um público específico. Para isso, é necessário pensar com muita cautela nesses pontos de venda.

Vale apontar que a estratégia é muito ampla e, embora não se resuma completamente a esse posicionamento de produtos, a exposição dentro dos canais de venda se mostra como algo essencial.

Para entendermos a importância dessa estratégia, basta partirmos do seguinte ponto: como um cliente compra uma mercadoria se ela não está devidamente visível? Só com essa reflexão já dá para saber o quão essencial é intrinsecamente presente em toda experiência de compra essa estratégia se faz.

Dito isso, as ações vão muito além de planejar a localização dos produtos, mas também de que forma eles estarão posicionados nesses locais. Outro aspecto muito presente nessa estratégia é o sampling, também conhecido como o tão amado método de distribuição de amostras grátis.

Como desenvolver estratégias de trade marketing

Existem algumas atitudes que podem ajudar você a colocar em prática as estratégias de marketing desse nicho específico, e conquistar os seus objetivos com muito mais eficácia. Confira!

1 – Entenda o cenário

É importante analisar com cautela todo o cenário atual. Quais são as tendências de estratégias de posicionamento de produtos utilizadas no momento? O que se mostrou mais eficaz na sua concorrência? Observe tudo e não deixe nenhum detalhe escapar. Quanto mais preparado você estiver, melhor será a sua estratégia.

2 – Concentre-se nos canais de distribuição adequados

Como já mencionamos, a ideia aqui não é quantidade, mas sim qualidade. Você precisa entender onde o seu público está, para que então seja montado o planejamento dos canais de distribuição. Tenha sempre em mente que o seu produto não precisa estar nos melhores varejistas, mas sim naqueles que vão alcançar o seu público. 

O local de maior destaque não é necessariamente onde as pessoas que você deseja atingir estão. Por isso, o olhar deve ser tão atento e preciso.

3 – Logística

Outra questão importante é a logística do produto. É necessário entender que tudo deve ser planejado pensando em despertar o interesse de compra no ponto de venda em questão. 

Vantagens do trade marketing

Essa estratégia pode trazer diversos pontos positivos para a sua marca. Na verdade, sem ela, fica difícil o alcance do seu público. É por isso que não se deve subestimá-la.

Uma das vantagens é agregar mais presença de mercado para o produto específico. Isso quer dizer que, através da técnica, você consegue impactar uma parcela dos consumidores que de outra forma talvez não iria conhecer tal mercadoria. A estratégia também permite o aumento da vantagem competitiva e impulsiona o alcance a novos consumidores.

Além de saber como a palma da mão o que é trade marketing, o profissional desse nicho deve saber muito bem sobre comunicação estratégica, o que se pode alcançar através de uma potente pós-graduação. Felizmente, trata-se de uma área que está cada vez mais presente.

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