4 habilidades desejadas pelas empresas e como desenvolvê-las

mulher fazendo o número 4 com os dedos para ilustrar texto sobre habilidades desejadas pelas empresas

Os processos seletivos são disputados e, para se destacar, é preciso estar atento ao que o mercado de trabalho busca. Existem competências específicas necessárias, mas é preciso ir além e entender as habilidades desejadas pelas empresas

Para os recrutadores atuais, algumas soft skills têm se destacado como essenciais na hora da contratação. Isso porque em ambientes corporativos, muitas vezes, é necessário lidar com imprevistos, equipes remotas, situações desafiadoras e a concorrência, e só as habilidades técnicas não são suficientes. 

Para lidar com essas questões, eles exigem algumas competências extras, que ultrapassam o conhecimento específico para a vaga. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O que são soft skills?

Antes de falar sobre as habilidades, precisamos entender o que são soft skills. A tradução literal para o português seria “habilidades suaves”, mas o termo representa aquelas ações e competências que estão relacionadas ao meio social e o comportamento no trabalho. 

Um exemplo de soft skill é a organização. Um cargo não precisa exigir que a pessoa seja organizada, mas essa habilidade é vista com bons olhos, pois torna o trabalho mais eficiente, mantém as entregas dentro dos prazos e ajuda a fazer um planejamento mais assertivo. 

Outra característica comumente desejada é o bom trabalho em equipe. Alguns cargos são independentes e não necessitam de integração, mas saber lidar com outros profissionais, especialmente na hora de realizar projetos, é um importante requisito. 

O RH está sempre atento a esses atributos, que podem ser diferenciais para o crescimento dos colaboradores na empresa. Se duas pessoas estão competindo para a mesma promoção, as soft skills podem ajudar a destacar um deles e garantir a ascensão profissional. 

Quais as habilidades mais difíceis de encontrar?

O Guia Salarial 2023 da Robert Half indica quais são as habilidades mais difíceis de encontrar e que são mais desejadas pelas empresas no momento. Em primeiro lugar vem a liderança, vista como um desafio para 37% dos recrutadores. Inteligência emocional foi destacada por 26%, solução de problemas por 25% e, finalmente, saber idiomas para 24%. 

4 habilidades desejadas pelas empresas

1- Liderança

Mesmo que o cargo inicial não seja de liderança, as equipes buscam por profissionais que possam crescer na empresa. Parte do papel do RH é acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e ajudá-los a encontrar oportunidades para evoluir internamente. 

Gestores estão sempre atentos às atitudes dos colaboradores em relação à equipe e ao trabalho. Um líder deve ser capaz de motivar e inspirar o grupo, ajudando os colegas a desenvolver suas tarefas de forma a conseguir melhores resultados para o grupo.

Empatia é uma característica importante, pois um bom líder precisa ouvir e entender as limitações e dificuldades dos outros. Além disso, é necessário um pouco de ousadia e criatividade para buscar soluções para os obstáculos do trabalho. 

Em geral, pessoas com esse perfil também gostam de assumir responsabilidades e encarar desafios, além de serem versáteis e terem maior capacidade de se adaptar e aprender novas habilidades. 

2 – Inteligência emocional

Passamos muito tempo dos nossos dias dedicados ao trabalho. Seja em casa, seja presencialmente, é inevitável que a vida pessoal se misture com a profissional. Mas, no ambiente corporativo, é importante trabalhar nossas emoções para lidar com outras pessoas, mesmo que não tenham interesses em comum ou possuam visões opostas sobre determinados temas. 

Quem tem a inteligência emocional bem desenvolvida consegue administrar seus sentimentos e ver os problemas e imprevistos com mais clareza e distanciamento, agindo com consciência. 

Deixar a emoção tomar conta pode prejudicar as pessoas e os colegas, gerando conflito e criando crises nas relações profissionais. Além disso, saber lidar com as emoções ajuda a ter respostas adequadas em relação ao trabalho dos colegas. 

Assim como na liderança, é preciso ter empatia e tentar compreender suas limitações. Digamos que uma pessoa precise de outra área para finalizar uma tarefa, e o processo não é feito no prazo, atrasando sua entrega pessoal. 

É muito fácil simplesmente se revoltar com a área, e achar que os profissionais não são competentes. Mas quais são as demandas deles? E as prioridades? Trabalhar em equipe também significa olhar para o todo e reagir de forma madura a essas questões. 

3 – Solução de problemas

Mesmo os processos mais alinhados e definidos podem contar com imprevistos. Isso faz parte da vida e também do trabalho. A capacidade de solucionar problemas, por mais complexos que sejam, é de extrema importância para as competências do futuro. 

Ela também está aliada à inteligência emocional, já que quando um obstáculo se apresenta, muitos ficam na dificuldade. É preciso treinar nossa mente para focar em resoluções e ver essas adversidades como oportunidade para crescer e se desenvolver, ao invés de lamentar o que deu errado. 

Seguir estudando e se aperfeiçoando é uma forma de aumentar o repertório intelectual e especializado, que ajudará na hora de propor soluções. 

4 – Idiomas

Aprender uma língua nova pode não parecer fácil, mas existem formas de desenvolver habilidade em outros idiomas, que trarão mais oportunidades para a carreira. O mundo está em constante conexão e em um segundo podemos descobrir o que acontece em todas as partes do planeta. 

No trabalho isso não é diferente, e o que acontece internacionalmente pode afetar no dia a dia. Além disso, multinacionais mantém uma comunicação frequente com unidades em outros países. Para entender essa visão global e se comunicar com outros países, é essencial conhecer outra língua. A principal hoje é o inglês, seguida por espanhol. 

Hoje é possível estudar a distância, já que algumas escolas oferecem cursos online. Outras maneiras de aprender idiomas também incluem ler, ouvir música e assistir a conteúdos na língua de interesse. 

As habilidades desejadas pelas empresas fazem parte das tendências para o futuro e os profissionais que estão entrando no mercado, mudando de carreira ou em busca de melhores oportunidades precisam encontrar maneiras de aperfeiçoá-las para se desenvolver na carreira. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!