Liderança deve ouvir e compartilhar informações: como fazer isso?

líder com equipe para ilustrar texto sobre ouvir e compartilhar informações

Saber ouvir e compartilhar informações é uma habilidade fundamental quando falamos sobre um líder. Isso porque a comunicação tem papel essencial para o bom funcionamento de um time. Quando um líder se comunica bem, é possível engajar os funcionários e criar uma relação de confiança, além de impactar positivamente o clima da organização. 

Caso contrário, quando existem falhas na comunicação da liderança, uma série de problemas surgem na empresa. As entregas atrasam e os projetos podem não atingir as metas desejadas, assim como os colaboradores podem ter problemas de relacionamento. 

Nesse sentido, um líder com uma boa comunicação consegue se destacar e manter seu time unido e motivado para fazer um bom trabalho. Inclusive, é possível dizer que a comunicação da liderança é a base para que as atividades da empresa funcionem de forma adequada, já que impacta diretamente no trabalho dos colaboradores. 

Por isso, para ser um bom líder, também é preciso ser um bom comunicador. Isso significa ser capaz de transmitir as informações necessárias de forma clara, objetiva e respeitosa. Também é importante que ele transmita confiança naquilo que fala para que os colaboradores sintam-se seguros para trabalhar.

Uma comunicação eficiente também está atrelada à capacidade de ouvir. Um líder também deve se destacar por ser um bom ouvinte para compreender quais são as queixas e comentários dos colaboradores. Dessa forma, a comunicação torna-se mais eficiente e o trabalho mais produtivo.

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Como um líder deve ouvir e compartilhar informações?

Deu para notar como é importante desenvolver a habilidade de ouvir e compartilhar informações, mas como fazer isso de forma eficiente? Existem algumas dicas que te ajudam a tornar a comunicação mais assertiva para atingir bons resultados no trabalho da equipe. Confira:

Seja claro e objetivo

Para compartilhar as informações de forma eficiente, é muito importante ser o mais claro e objetivo possível. Por exemplo, na hora de delegar uma tarefa, você deve dar o máximo de informações possível para a execução do trabalho. 

Deixe de lado informações irrelevantes. Fale sobre o objetivo, o prazo e o que não pode faltar naquela entrega. Assim, as expectativas ficam alinhadas e as chances de erro são minimizadas.

Escolha um meio de comunicação eficiente

Saber escolher o melhor meio de comunicação é outro ponto essencial para que as informações compartilhadas sejam bem recebidas. Nesse sentido, a liderança deve avaliar o conteúdo da mensagem para entender qual o meio mais adequado: chamada de vídeo, e-mail ou chat, por exemplo. 

Uma dica é priorizar as relações face a face, mesmo a distância, para garantir uma comunicação eficiente. Sempre que puder, converse pessoalmente ou deixe a câmera ligada nas reuniões. Essa é uma maneira de diminuir os ruídos na comunicação, além de manter as relações mais próximas. 

Exerça a escuta ativa

Para saber se comunicar, é necessário saber ouvir. Uma boa liderança exerce a escuta ativa na relação com os seus colaboradores. Na prática, isso significa dar espaço para os profissionais expressarem suas opiniões, dores e ideias. 

Deixar o canal de comunicação aberto e ouvir os seus funcionários é uma maneira de mostrar que você se importa com cada um deles individualmente. Quando surgir um problema na área, solicite a ajuda dos colaboradores e escute as soluções que eles têm a oferecer. Essa troca pode ser muito rica para o relacionamento da equipe e para a empresa. 

Dê e peça feedbacks

O feedback é uma ferramenta fundamental para uma comunicação eficiente e para o desenvolvimento das pessoas dentro da empresa. Inclusive, recomenda-se que o processo faça parte do dia a dia da equipe. A ideia é criar um diálogo construtivo entre líder e liderados para que os profissionais possam dar e receber feedbacks, garantindo um trabalho assertivo e bem-sucedido. 

A importância do feedback está na possibilidade de indicar pontos de atenção para melhorar os processos de trabalho. Isso quer dizer que, quando há qualquer ruído na comunicação, o feedback é o momento ideal para alinhar as informações e corrigir qualquer desentendimento. 

Outro ponto interessante é que o feedback permite valorizar o trabalho de cada colaborador, algo fundamental para o exercício de uma boa liderança e para o bom funcionamento do time. Esse relacionamento faz toda a diferença para aproximar os profissionais e fazer com que a comunicação aconteça de forma mais fluida.

Todos os itens citados acima são pontos-chave para que a liderança consiga ouvir e compartilhar informações com seus colaboradores. Adotar essas práticas é um caminho para garantir um time bem informado e integrado, possibilitando o sucesso na realização das atividades. 

Para isso, os líderes precisam ser bem preparados e atualizados com métodos e processos de gestão de pessoas. Uma dica é investir em estudo para adquirir cada vez mais conhecimento para exercer a liderança da melhor forma. 

Agora que você já aprendeu mais sobre a importância de ouvir e compartilhar, que tal conferir algumas opções de especialização, como o MBA em Marketing e Vendas. Confira!  

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