Senso de pertencimento: saiba como promovê-lo em 5 passos

equipe batendo as mãos para ilustrar texto sobre senso de pertencimento

Já faz muito tempo que o setor de RH deixou de ser uma área burocrática que cuida de contratos e se tornou um setor muito mais estratégico no planejamento das empresas. Isso porque eles são responsáveis por ajudar no desenvolvimento dos profissionais, construindo equipes mais colaborativas e produtivas. Entre o seu papel, está promover o senso de pertencimento dentro da organização. 

Essa ideia ajuda criar um ambiente mais colaborativo, onde todos se sentem engajados em realizar suas tarefas, criar soluções inovadoras, além de ver seus esforços e dedicação serem recompensados. É uma forma de manter as equipes motivadas e obter resultados melhores. 

O que é senso de pertencimento?

Como parte de uma sociedade, temos nosso papel, grupos com os quais nos relacionamos, visão de mundo que nos moldam e nos tornam quem somos. Dentro desses grupos, queremos ser aceitos e ouvidos, fazendo-nos sentir que pertencemos. Isso acontece em todos os aspectos da nossa vida, inclusive no trabalho. É por meio de um ambiente seguro e com boa comunicação que conseguimos nos adaptar e prosperar. 

Ao entrar em um espaço onde a pessoa sente que “não se encaixa”, a tendência é que ela se isole, deixe de comunicar suas ideias e pensamentos, ficando cada vez mais retraída. E isso tem impacto direto na produção e na capacidade de exercer bem suas funções. 

Portanto, promover o sentimento de pertencer é um desafio do setor de Recursos Humanos, junto com as lideranças, que tem potencial para impactar de forma positiva as equipes e os resultados da empresa como um todo. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A importância do sentimento de pertencer

Quando os recrutadores estão buscando novos candidatos, o fit cultural é uma análise importante a se fazer. Contratar alguém com valores similares aos da empresa tornará a adaptação mais fácil e ajudará a criar planos e estratégias alinhadas com os objetivos em comum. 

Porém, ainda que esse “encaixe” aconteça, é preciso fazer um esforço para que essa pessoa se sinta parte do time, abrindo caminho para que ela possa se expressar e demonstrar suas ideias, além de ser reconhecida por isso. Confira os principais benefícios em proporcionar sentimento de pertencer:

Diminui o turnover

A alta rotatividade de pessoas só traz impactos negativos para a organização. Além dos custos altos, dificulta o entrosamento entre as equipes, diminui a produtividade e afeta o clima organizacional. Não sentir que faz parte da equipe e não conseguir se ambientar pode impedir que uma pessoa permaneça.

Aumenta a produtividade

A conta é simples: um colaborador com bom senso de pertencimento tem uma ligação mais forte com a organização, e se sente parte de uma comunidade. Assim, ele vai trabalhar com empenho para que essa comunidade prospere, o que resultará em maior produtividade e dedicação. 

Facilita a inovação

Para ser inovadora, uma empresa precisa criar um ambiente receptivo, onde as pessoas possam dar ideias e fazer sugestões. Ainda existe, no Brasil, um estilo corporativo onde predominam líderes que trabalham na base do “mandar e obedecer”. 

Mas as pessoas entendem as hierarquias dominantes, e quando tem mais abertura, ou seja, sentem que pertencem, ficam mais à vontade para serem criativas e, consequentemente, mais propensas a inovar. 

Como promover o senso de pertencimento em 5 passos

Existem formas muito fáceis de promover esse senso dentro das empresas, e tudo começa com uma boa comunicação. Veja como começar com esses cinco passos:

1 – Deixe claro os objetivos

Em meio à rotina desgastante, é possível que as pessoas esqueçam ou percam o foco do propósito da organização. É papel da empresa e dos líderes relembrá-los do porque estão executando as tarefas, e onde a empresa quer chegar. Isso ajuda a ter clareza de como seus afazeres contribuem para a missão da companhia, e valoriza o trabalho de todos.

2 – Valorize as pessoas

Desenvolva uma estratégia de marketing interno que ajude a se comunicar de forma transparente com as pessoas, e permita divulgar suas conquistas. Colaboradores que têm seu trabalho reconhecido aumentam a autoestima, se sentem mais confortáveis em seus papéis e tem motivação para continuar melhorando. Por meio de uma boa comunicação, as empresas podem divulgar ações de sucesso, incentivando outras pessoas a se superarem também. 

3 – Promova diversidade e inclusão

Um ambiente de trabalho pautado pelo respeito e inclusão só tem a ganhar com a troca de conhecimento advindo das experiências de cada um. O sentimento de pertencimento em si tem como base a inclusão, que gera um clima mais propício para a troca de ideias e inovação. 

Uma empresa mais tolerante, que tem como base a inclusão, terá também um olhar mais humanizado para o mercado e para os clientes, construindo soluções que podem melhorar a vida das pessoas.  

4 – Confie na equipe

Embora as pessoas precisem de direcionamento e aprovação de gestores na execução de alguns trabalhos, é preciso ter liberdade para realizar tarefas sem serem constantemente questionados ou minados. Dê bons feedbacks, que ajudem na evolução profissional, e permita que as pessoas se desenvolvam. 

5 – Aposte no desenvolvimento profissional

Nada dirá a um colaborador com mais clareza que a empresa acredita no seu potencial do que o investimento em capacitação. Para quem está disposto a aprender, é uma oportunidade de evoluir e trazer novos conhecimentos para o seu dia a dia. E para as empresas, vai gerar comprometimento e dedicação por parte das pessoas. 

Com a pós EAD Uniderp, as pessoas podem adequar os estudos com sua rotina e se desenvolver profissionalmente em um curto período de tempo. 

O senso de pertencimento é a base para desenvolver boas relações corporativas, e garantir que as equipes trabalhem melhor.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!