O processo seletivo costuma ser cheio de expectativa e um pouco de ansiedade por parte do candidato. Existem muitas questões que ele deve se atentar, desde a atitude para gerar uma boa primeira impressão, até a preparação para responder perguntas específicas. Porém, um assunto que deixa muitas dúvidas nas pessoas é como perguntar sobre salário numa entrevista.
Muitos acreditam que esse assunto não deve ser comentado a não ser que o recrutador se manifeste, mas isso não é verdade. Saber sobre o salário é tão importante como outras perguntas sobre a empresa, sua cultura, as tarefas, a liderança.
A questão é saber em qual momento fazer esse questionamento. Dependendo de como for feito, pode sim passar a impressão errada e acabar criando um atrito durante a conversa. O objetivo do candidato em uma entrevista deve ser mostrar porque é a melhor escolha para o cargo.
Portanto, seu foco deve ser apontar o que tem a oferecer para a empresa. Mostre que se preparou e se informou sobre a organização e, se tiver abertura, faça perguntas pertinentes ao cargo, como atividades, softwares utilizados, e outros detalhes pertinentes, que podem te ajudar a falar sobre sua experiência profissional.
Perguntar sobre plano de carreira também é interessante, já que mostra para o recrutador seu interesse em se desenvolver profissionalmente na empresa.
Como perguntar sobre salário numa entrevista
Como falamos, o foco da entrevista deve ser sua capacitação para o cargo em questão. Mas o salário é sim um ponto importante, então veja nossas dicas antes de perguntar:
Espere o assunto ser mencionado
O mais indicado é esperar que o assunto seja mencionado na conversa. É provável que o entrevistador toque no assunto, ao detalhar o cargo e falar sobre benefícios. O importante é deixar claro que, mesmo com interesse na remuneração, existem outros fatores que te atraíram para a oportunidade. Atente-se para não parecer interessado somente no valor. Mas, se ele não for mencionado até o final, quando o recrutador perguntar se você tem dúvidas, essa é a hora. Pode ser direto: “Gostaria de saber qual a remuneração da vaga”.
Saiba sua pretensão salarial
Em alguns casos, embora saiba o valor que tem em mente para a vaga, os entrevistadores vão optar por perguntar sua pretensão salarial. Isso trará um alinhamento entre o que eles propõem com as suas expectativas. Portanto, ao se preparar para a entrevista, já saiba como responder essa pergunta.
Faça uma média com base nos valores do mercado e sua última remuneração e aí sim estipule um valor. É preciso levar em consideração também sua experiência profissional e as demandas exigidas pelo cargo em questão.
Negocie
Caso o valor proposto pela empresa seja menor que a sua pretensão, mas você tenha interesse na vaga, você pode iniciar uma negociação. Antes disso, porém, avalie se é o momento. Veja se o recrutador está interessado em seguir com esse assunto, identifique se a entrevista lhe pareceu positiva, e entenda se ainda há outras etapas. Caso esse seja apenas o primeiro passo, pode não ser a hora de entrar em uma negociação.
Mas, se estiver confiante de que há a possibilidade de chegar a um acordo, você pode fazer uma contraproposta. Você pode argumentar que tem interesse na vaga, mas notou que o salário médio que viu no mercado é x. Ou então apenas propor um valor médio entre sua pretensão e o número oferecido.
Não esqueça dos benefícios
Além da remuneração, existem outros benefícios atrativos, e as empresas estão investindo nessa estratégia para atrair e reter talentos. Portanto, seja como uma forma de negociar, ou até mesmo pensando nas oportunidades que pode ter, lembre-se de perguntar sobre benefícios.
Faça outras perguntas
Para recrutadores, é um sinal de dedicação e empenho quando o participante faz perguntas na parte final da entrevista. Mostra que está interessado, que pesquisou sobre a empresa e que tem propostas para a vaga. Portanto, além de perguntar sobre o salário, questione também sobre outros assuntos, como cases de sucesso da organização e expectativas a longo prazo.
Como se destacar em uma entrevista
O processo seletivo pode ser altamente competitivo, e pequenos diferenciais podem fazer toda a diferença. Confira algumas sugestões que te ajudam a se destacar na entrevista:
Pesquise: estude sobre a empresa, busque no LinkedIn profissionais que já trabalham lá em cargos similares e vejam o que eles têm a dizer. Conheça cases de sucesso e, com isso em mente, prepare seus argumentos, que mostrem porque você é ideal para a vaga.
Prepare-se: além de saber sobre a empresa, verifique o endereço e se prepare para chegar no horário. Vista-se apropriadamente e mantenha uma imagem positiva.
Pratique: embora cada entrevista seja de um jeito, existem algumas questões clássicas que normalmente são feitas. Elas ajudam o recrutador a ter um senso maior de quem você é, que tipo de profissional é, quais são suas ambições na carreira. Algumas são menos objetivas, como “qual seu emprego dos sonhos?”. Pode acontecer, e uma resposta demorada e sem confiança trará uma imagem negativa.
Invista na carreira: a melhor forma de se diferenciar é mostrando suas habilidades técnicas. Continue estudando e se aperfeiçoando com especializações como pós-graduação.
Saber como perguntar sobre salário numa entrevista é a última etapa da conversa e, se tiver se atentado aos pontos acima, será mais fácil perguntar e ter a resposta que gostaria.