Entrevista por competência: 15 perguntas e quando aplicá-la

entrevista para ilustrar texto sobre entrevista por competência

A entrevista por competência é um modelo que está em alta nos processos de recrutamento, por focar em cases reais que o candidato já realizou, contando sua experiência e seu papel no processo. 

Essa é uma tendência que segue crescendo nos processos seletivos, pois ajuda a avaliar as habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais, e visualizar de que forma isso pode ser aplicado no cargo pretendido. 

Entrevistas de emprego envolvem muitos fatores e, para os recrutadores, podem oferecer diversos insights sobre o tipo de profissional que está lidando. Porém, por ser o primeiro contato, e estar cercada por certa tensão e expectativa, nem sempre é fácil desenvolver uma conversa que chegue nessas informações pretendidas. Por isso, é importante saber o que perguntar, de acordo com os objetivos da vaga. 

O que é uma entrevista por competência?

Nesse formato, mais do que perguntar sobre as experiências profissionais da carreira do candidato, o recrutador foca em questões mais aprofundadas. Isso não significa ignorar o modelo padrão, que ajuda a oferecer um panorama sobre quem a pessoa é, mas sim, combiná-las com outras mais focadas em conhecimentos específicos. 

Portanto, na hora de estruturar a entrevista, é preciso planejar como combinar essas questões para obter resultados mais detalhados. Uma pergunta como “como você se vê daqui a 5 anos” ajuda o recrutador a entender quais são as ambições profissionais do candidato e seus planos para desenvolvimento da carreira. 

Já uma questão como “qual foi o cliente mais difícil que você já teve que lidar? O que você fazia para contornar as situações difíceis?” oferece um panorama sobre seu comportamento em atividades do dia a dia que podem apresentar desafios.

Quais as vantagens do processo de entrevista por competência? 

A entrevista por competência tem dois focos: descobrir as habilidades técnicas e comportamentais do candidato. A primeira é mais fácil de reconhecer já que, explicando sua atuação em determinado projeto, ele já demonstra quais conhecimentos aplicou. 

Já as comportamentais estão nas entrelinhas, e cabe ao recrutador compreender como o profissional lida com as situações e se essas atitudes estão de acordo com o que a empresa espera. 

Esse tipo de entrevista, inclusive, tem se tornado popular por ajudar a reconhecer mais facilmente as soft skills dos entrevistados. Embora o conhecimento técnico seja essencial para ocupar as posições, os aspectos comportamentais darão fortes indícios se a pessoa irá se identificar com a cultura e estilo de trabalho da organização. 

E a vantagem desse modelo é justamente avaliar essas skills e encontrar o candidato ideal. Fazer as perguntas certas ajuda a compreender como o candidato se comportaria em determinadas situações, e extrai informações verdadeiras sobre como ele atuaria no dia a dia. 

É importante que o RH esteja em contato com os líderes do setor relacionado à vaga, pois eles terão indicações essenciais do que buscar em um candidato. Usando o exemplo acima do cliente, digamos que uma área lide com clientes e precisa que os candidatos tenham paciência e rapidez na hora de resolver problemas. Sabendo que é isso que o gestor precisa, ele saberá como avaliar a resposta de cada um. 

A ideia é ter um conhecimento mais profundo de quem é esse profissional no dia a dia, por isso, é necessário fazer o ajuste nas perguntas. Veja os exemplos abaixo:

Pergunta 1: “Você lida bem com a cobrança por metas?”

Pergunta 2: “Descreva um momento em que você atingiu as metas que foram estipuladas e como você trabalhou para que isso acontecesse?”

A segunda versão vai exigir que o candidato utilize um exemplo prático e explique suas atitudes em relação a esse determinado tema. Ao demonstrar como atingiu as metas, ele conta, indiretamente, como lida com cobranças. 

15 perguntas para entrevista de competência

Para aplicar as perguntas nesse tipo de entrevista, o primeiro passo, como falamos, é estar alinhado com os líderes diretos relacionados ao cargo. A partir daí, também é importante avaliar as características dos colaboradores que se destacam nesse time. Por fim, leve em consideração as metas e objetivos da empresa, para então formular as perguntas. Veja 15 exemplos:

Atuação com cliente

  1. Como você trata os clientes que pensam estar certos, mesmo quando estão errados?
  2. Você já ajudou a reverter uma má impressão que o cliente tinha da empresa/solução? Conte como foi.
  3. Qual foi a situação mais difícil que você enfrentou com um cliente e como lidou?
  4. Você já precisou convencer alguém sobre alguma coisa? Como foi?
  5. Quais ações você já fez a fim de contribuir para fidelização do cliente?

Adaptação e flexibilidade

  1. Você já conduziu um projeto que precisou mudar de direção durante o desenvolvimento? Como foi para você?
  2. Conte-me sobre uma situação em que você teve que trabalhar sob pressão.
  3. Você já passou por alguma situação que precisou assumir a responsabilidade por uma tarefa que não fazia parte do seu escopo? Como lidou com isso?
  4. Se alguém do seu setor sair de férias, e pedir para você cobrir algumas atividades em sua ausência, o que você diria ou faria?

Trabalho em equipe

  1. Conte uma experiência positiva que você teve trabalhando em equipe.
  2. Se você pudesse escolher as características profissionais dos membros da sua equipe, quais seriam elas?

Comunicação

  1. Você já precisou aplicar boas habilidades de comunicação em um trabalho? Dê um exemplo.
  2. Você tem experiência em apresentações? Como você avaliaria suas habilidades de oratória? Como você se prepara? 
  3. O que você acha que jamais deve ser falado por mensagem ou e-mail?
  4. Como você lida com feedback?

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