Com a liderança pode manter a equipe confiante? Saiba aqui!

equipe unida para ilustrar texto sobre equipe confiante

Em uma empresa, saber que pode contar com os colegas e que todos farão sua parte para executar um trabalho é essencial para o bom andamento das atividades. Ter uma equipe confiante é um desafio da liderança, mas que criará uma relação de proximidade que trará melhores resultados. 

São poucas as profissões onde as pessoas atuam de forma individual e, na maioria dos casos, cada um desempenha um papel em um time para, juntos, atingirem os objetivos da organização. 

Nem sempre é fácil alcançar isso, considerando que as pessoas têm perfis diferentes e estilos de trabalho distintos. Porém, há formas de estimular esse sentimento na equipe, trazendo mais segurança e até motivação para o ambiente de trabalho. 

Como criar uma equipe confiante

Um líder tem a difícil missão de administrar uma equipe, se tornando um exemplo a ser seguido. Seu papel é inspirar as pessoas e uní-las para que se sintam estimuladas. Mas construir a confiança de um time exige dedicação e a implementação de processos que visam o fortalecimento das relações. Confira nossas dicas:

Ofereça autonomia

O microgerenciamento é um dos motivos que acaba por diminuir a produtividade dos colaboradores. Sem nenhum senso de liberdade, eles logo perdem a motivação e acabam fazendo apenas o mínimo exigido. Dar a eles a oportunidade de desenvolverem atividades sozinhos e serem responsáveis pelo que fazem aumenta seu senso de pertencimento e autonomia em relação ao cargo, abrindo espaço para criação de novas ideias. 

Isso ainda pode afetar mais do que as pessoas, e atrapalha a relação com o cliente. Líderes que passam por cima do que está sendo feito pelas pessoas podem interferir nas relações externas e diminuir a confiança do cliente do trabalho que está sendo feito. 

Portanto, é importante delegar as atividades e mostrar que acredita que cada um pode realizar suas tarefas da melhor forma possível. 

Aposte na liderança engajadora

Saber que tem um líder em quem podem confiar é o primeiro passo para criar uma equipe com segurança entre si. Ao invés de microgerenciar, invista em ser uma presença positiva e engajadora no dia a dia das pessoas, auxiliando com dúvidas e oferecendo recursos que os permita fazer um bom trabalho. 

Isso exige uma relação mais próxima com os colaboradores, mas em troca, verá que eles se sentem mais motivados, pois sabem que tem alguém com quem contar. Também permitirá ver como cada um realiza suas tarefas e apontar oportunidades de crescimento. 

Ajude-os a perceber o que eles podem melhorar e quais pontos fortes têm para conquistar novos cargos dentro da organização. Trabalhar em parceria com o RH para oferecer oportunidades também vai gerar um estímulo que aumenta a confiança das pessoas. 

Veja como proporcionar essas oportunidades, seja investindo em workshops, cursos e até uma pós. Investir em seu futuro é um sinal de confiança em seu potencial. 

Saiba ouvir e seja empático

Você já parou para pensar se dedica tempo o suficiente para as pessoas da equipe? Ou quando teve um papo mais aprofundado com cada um? A correria do dia a dia às vezes torna difícil esse processo, mas saber ouvir as pessoas é uma forma de estreitar a relação. 

É importante ter em mente que é necessário ouvir sem julgamentos, sem apressá-lo e prestando atenção. Esse tipo de conversa pode ser muito valiosa para entender, por exemplo, por que a produtividade de alguém caiu, ou por que o time não consegue alcançar uma meta específica. 

Também ajuda a entender o que as pessoas estão passando em suas vidas pessoais, e de que maneira isso pode afetar seu trabalho. 

Dê feedbacks construtivos

Por aqui, sempre falamos sobre a necessidade de um feedback que, de fato, tenha um efeito positivo nos colaboradores. É normal e até necessário ter conversas sobre pontos negativos com eles, mas uma crítica mal elaborada pode ter o efeito oposto e minar de vez sua confiança. 

Na hora de fazer os apontamentos, use exemplos específicos, de preferência de situações recentes, e aponte as possíveis consequências negativas de tal performance. Além disso, guie-o para o sucesso, apontando caminhos para que eles possam melhorar esses pontos. 

Cumpra com o prometido

Por mais positiva que seja a relação das equipes, envolve prazos e pressões para resultados, o que significa que cada um tem seu papel para chegar aos números desejados. O atraso de um, ou a falta de cumprimento com uma tarefa prometida, vai atrapalhar o andamento das atividades dos demais. 

Isso funciona para todos, incluindo os líderes. E, como falamos que a inspiração é a base da relação entre liderança e liderados, cumprir com o que foi prometido vai solidificar essa troca. 

Promova uma comunicação transparente

Crie uma comunicação que permita que todos se sintam à vontade para falarem livremente suas opiniões. Claro que a base de toda conversa deve ser o respeito, mas abrir um canal claro e transparente para que todos se expressem é uma forma de criar uma equipe confiante.

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