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Carreira em Pauta

Como dar um feedback construtivo? Saiba o que falar

imagem para ilustrar o texto de como dar um feedback construtivo

Seja qual for o seu cargo, nível de experiência ou área de atuação, em algum momento da sua carreira será necessário conversar com alguém sobre seu desempenho no trabalho. Para fazer isso da melhor forma, é fundamental que todo profissional saiba como dar um feedback construtivo.

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Diversas pesquisas apontam que as pessoas acreditam que as avaliações contribuem para seu desenvolvimento profissional. Isso significa que a maioria dos trabalhadores está aberta a receber feedbacks e enxerga isso como uma oportunidade de crescer.

No entanto, fazer uma crítica construtiva nem sempre é fácil. É necessário estar preparado, saber lidar com as emoções do outro e se comunicar de maneira assertiva. Se você quer saber como fazer isso e dar bons feedbacks construtivos, continue a leitura.

O que é feedback construtivo e por que é importante?

Antes de saber o que falar durante um feedback construtivo, é importante entender melhor esse conceito.

O feedback construtivo é uma conversa com o objetivo de ajudar a identificar soluções para os pontos fracos que um colega ou colaborador possa ter. Ele deve ser sempre usado com intenções positivas e como uma ferramenta de comunicação para abordar questões que estejam interferindo no trabalho.

Através de ações como essas, os profissionais conseguem:

  • Comunicar-se com maior transparência
  • Melhorar a autoestima e o desempenho;
  • Alinhar sua performance às expectativas da gestão.

Ou seja, adotar essa prática no ambiente de trabalho tem muitas vantagens para colaboradores, líderes e para a empresa como um todo.

Como dar um feedback construtivo?

Agora que você já sabe o que é o feedback construtivo e por que ele é importante, vamos conhecer algumas práticas que você pode usar na hora de falar sobre o desempenho de outro profissional.

Use a inteligência emocional

O primeiro passo para dar um feedback construtivo é considerar o seu estado emocional antes de começar a conversa. Refletir como você está se sentindo pode ter um grande impacto sobre as suas palavras, tom de voz e linguagem corporal.

Se você estiver com raiva ou ansioso, pode falar algo que ofenda a pessoa que está recebendo a crítica ou que cause uma interpretação equivocada do que você realmente quer dizer.

Portanto, procure dar um tempo, se acalmar e pensar em como o feedback impactará a pessoa que irá recebê-lo. Gerencie as suas emoções para conseguir o resultado que você espera.

Comece com o que está dando certo

Existe um problema muito frequente na questão do feedback: ou as pessoas dizem que está tudo bem, mesmo que não seja verdade, ou são extremamente sinceras, sem dosar as palavras.

Isso costuma acontecer bastante quando a empresa valoriza muito as habilidades técnicas dos líderes e gestores, e se esquece de desenvolver as competências socioemocionais.

Então, para não cometer esse erro, você deve falar a verdade, mas dividindo a conversa em duas partes: 

  1. O que está funcionando e como isso colabora para o sucesso da empresa;
  2. O que precisa ser melhorado e o que ele precisa fazer para mudar.

Lembre-se que começar a conversa de forma positiva e com um elogio pode determinar se a sua crítica será vista como construtiva ou não.

Seja específico ao falar de um problema

Para que uma pessoa entenda o que ela precisa melhorar, é bem importante que você explique o porquê.

Digamos que você queira falar sobre atrasos com um membro da equipe. Ao invés de dizer apenas “você precisa chegar mais cedo na empresa”, procure usar argumentos que expliquem por que a pontualidade é importante.

Por exemplo, você pode dizer que quando ele não chega no horário, os clientes ficam esperando, ou o trabalho da equipe é prejudicado, os prazos dos projetos ficam menores etc.

O essencial é que você seja o mais específico possível, através de exemplos e contexto para que o outro entenda os impactos das suas ações e como uma mudança pode contribuir para o sucesso do time.

Foque na situação e não na pessoa

Se você realmente quer dar um feedback construtivo, precisa mostrar de forma clara que a sua intenção é ajudar a pessoa e não fazer com que ela se sinta mal.

Por isso, é fundamental que você fale sobre o que não está dando certo em termos totalmente profissionais e através de exemplos reais. Isso quer dizer que você deve evitar mencionar características da personalidade dela.

Por exemplo, ao invés de dizer que a pessoa é estressada, procure conversar sobre como o ambiente de trabalho é afetado quando alguém levanta o tom de voz.

Uma boa dica para não errar em situações como essa é evitar o uso de adjetivos.

Resuma o que foi discutido e aponte soluções

Depois de dar um feedback construtivo, é hora de resumir tudo o que foi conversado para que não haja nenhum problema de comunicação.

Em seguida, o ideal é confirmar se a pessoa entendeu quais são as expectativas para o futuro em relação ao que ela precisa mudar.

Depois disso, vocês devem definir juntos os próximos passos e objetivos a serem alcançados. Para acompanhar a evolução do colaborador, você pode agendar reuniões periódicas com ele.  

Saber como dar um feedback construtivo é o ponto-chave para o bom relacionamento entre líderes, gestores e equipes. Além disso, é uma oportunidade excelente de crescimento e desenvolvimento para quem o recebe. E se você também se preocupa com a evolução da sua carreira, temos outra boa sugestão para você: fazer uma pós-graduação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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