Ir para o conteúdo
Você na Pós

Qual o título de quem faz um MBA? Entenda!

imagem para ilustrar o texto de título de quem faz um MBA

O MBA tem sido bastante procurado por quem deseja continuar os estudos ao terminar a graduação, graças ao grande valor que o programa tem no mercado nacional e internacional. No entanto, uma dúvida que esses profissionais costumam ter é “qual é o título de quem faz um MBA?”.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Essa pergunta é comum, pois sabemos que os alunos que concluem a graduação recebem o título de bacharel ou de licenciado. Já aqueles que optam pela pós-graduação stricto sensu são conhecidos pelos seus títulos de mestre ou doutores. Diante disso, resta a dúvida sobre como são chamados aqueles que se formam no MBA.

Se esse é o seu caso, continue lendo este artigo para esclarecer essa e outras dúvidas sobre essa formação.

O que é MBA?

MBA significa Master of Business Administration, e é um curso da modalidade de pós-graduação lato sensu.

Essa é uma formação que ensina aos profissionais as melhores práticas de negócios, tornando-os aptos a atuarem em cargos sênior de gestão e de liderança em praticamente todas as indústrias. Hoje, existem cursos de MBA voltados para engenheiros, profissionais do direito, da moda, da contabilidade e muitas outras áreas.

Já a grade curricular desses cursos costuma incluir diversos aspectos relacionados aos negócios, como empreendedorismo, finanças, marketing, gestão de equipes, operações, entre outros.

Quando falamos sobre requisitos para cursar o MBA, basta possuir o diploma de uma instituição de ensino credenciada pelo MEC.

Além de ser bastante indicado para quem já ocupa ou pretende ocupar cargos gerenciais ou executivos, também é recomendado para empreendedores e pessoas que almejam começar uma empresa.

Uma outra dúvida comum em relação ao MBA costuma ser sobre o tempo de duração. Conforme determinado pelo MEC, a duração mínima do MBA deve ser 360 horas.  

Afinal, qual o título de quem faz um MBA?

Agora que você já viu o que é o MBA e para quem ele é indicado, vamos entender um pouco mais sobre a questão do título que uma pessoa recebe ao concluir o curso. Para isso, é preciso compreender a estrutura dos cursos de pós-graduação.

Os cursos de pós-graduação são divididos em dois tipos: pós-graduação stricto sensu e lato sensu.

A pós-graduação stricto sensu (que em latim significa “em sentido estrito”) é voltada para pessoas que desejam seguir uma carreira acadêmica como pesquisadora ou professora em universidade, por exemplo. Nesse tipo de pós estão o mestrado e o doutorado, que conferem um diploma para quem se forma.

A pós-graduação lato sensu (significa “em sentido amplo”)  é voltada para a prática do mercado de trabalho e inclui os cursos de especialização e MBA. Todas as pessoas que se formam em uma especialização pós lato sensu recebem um certificado de conclusão ao final do curso.

Sendo assim, quem faz MBA não recebe um título específico, mas pode ser chamado de especialista, sendo pós-graduado na área escolhida. Só recebem títulos acadêmicos as pessoas que concluem pós-graduação stricto sensu, como os mestre e doutores.

No entanto, de maneira alguma essa é uma desvantagem, uma vez que o seu foco é atuar com gestão em empresas e o mercado valoriza muito quem tem essa formação.

Além disso, existem outras boas vantagens ao fazer um MBA. Conheça as principais a seguir.

Por que fazer um MBA?

Embora não exista um título para quem faz MBA, essa pós-graduação tem um peso grande no mercado e colabora muito para o seu rápido crescimento profissional. Veja quais são as principais vantagens de cursar um MBA.

1 – Para acelerar a sua carreira

Fazer um MBA é uma forma excelente de trilhar o seu crescimento profissional dentro de uma determinada indústria ou empresa de forma mais rápida.

Em apenas 6 meses, você conseguirá aprender tudo o que é necessário para ocupar um cargo de gestão e desenvolver habilidades de liderança. Dessa forma, terá maior possibilidade de acessar uma posição sênior e aumentar o seu salário.

2 – Para explorar novas indústrias

Um MBA é um ótimo caminho para quem deseja conhecer o trabalho em diferentes indústrias de forma mais segura.

Durante o curso, você terá contato com colegas com experiência em diferentes cargos e setores, que poderão compartilhar essa vivência.

Além disso, os estudos de caso vistos durante o curso te ajudarão a ter um contato maior com a realidade de diferentes mercados.

3 – Para expandir e diversificar a sua rede de contatos

Outra grande vantagem de fazer um MBA é que você poderá aumentar e fortalecer o seu networking com profissionais que já trabalham na sua área de interesse.

No mais, você estará muito bem conectado com colegas que também serão líderes no mercado e que futuramente poderão te ajudar a encontrar boas oportunidades de trabalho e de negócios.

Esperamos que este artigo tenha tirado as suas dúvidas sobre o título de quem faz um MBA e sobre outras características dessa pós-graduação. Lembre-se de que essa formação contribui muito para o desenvolvimento da sua carreira em negócios, independentemente de conferir um título para o aluno ou não.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades