Principais atividades desempenhadas no cargo: o que incluir no CV

currículo para ilustrar texto sobre principais atividades desempenhadas no cargo

Elaborar um bom currículo é o primeiro passo para se destacar no mercado de trabalho. O documento é seu cartão de visitas, apresentando suas habilidades e conhecimentos para os recrutadores. É comum sentir dúvidas ao elaborar o currículo, principalmente em pontos mais específicos, como as principais atividades desempenhadas no cargo. Afinal, o que colocar nesse campo?

Essa é a parte do seu currículo que apresenta as principais responsabilidades e tarefas que você desempenhou durante suas experiências em empregos anteriores. Essa é uma ótima oportunidade para destacar suas competências e mostrar de que forma suas contribuições foram relevantes para o cargo ou empresa em que você trabalhou.

Como descrever as principais atividades desempenhadas no cargo?

Quer saber como descrever as principais atividades que você desempenhou nas suas experiências de trabalho? Confira as dicas para acertar na hora de fazer o seu currículo: 

Seja claro e conciso

Ao descrever suas atividades, procure sempre ser sucinto e direto utilizando frases curtas e objetivas. Dessa forma, o recrutador consegue identificar facilmente qual foi o seu papel naquela experiência de trabalho. 

Procure ser específico

Sempre que possível, também é importante apresentar detalhes específicos sobre suas realizações. Por exemplo, ao invés de mencionar apenas que “gerenciou projetos”, você pode especificar quantos projetos gerenciou e qual foi o impacto desse trabalho na empresa. 

Priorize atividades relevantes

Pode ser que você tenha desempenhado dezenas de atividades em determinada empresa onde trabalhou. O ideal é focar naquelas mais relevantes para o cargo que você está se candidatando. Assim, você deixa o seu currículo ainda mais atrativo para os recrutadores, mostrando como você é o candidato ideal para aquela posição. 

Destaque conquistas e resultados

Além de listar suas responsabilidades, pode ser interessante incluir realizações e resultados tangíveis que você alcançou com as atividades que desenvolveu. Pense sobre suas entregas e inclua resultados como projetos concluídos, metas atingidas, economia de recursos, aumento de receita, entre outros. 

Escreva com verbos de ação

A forma como você escreve as informações no seu currículo é determinante para passar uma boa impressão aos recrutadores. O ideal é começar as frases que descrevem suas atividades com verbos de ação. Isso torna as descrições mais dinâmicas, transmitindo suas responsabilidades de forma clara. 

Exemplos:

  • Coordenar e executar campanhas de marketing digital;
  • Gerenciar equipe de 25 colaboradores;
  • Desenvolver estratégias de SEO para o site da empresa. 

Utilize bullet points

Assim como mostramos no exemplo acima, organize suas atividades em formato de lista com bullet points. Isso facilita a leitura e compreensão do conteúdo pelos recrutadores. Esse também é um recurso para destacar suas principais atividades entre as demais informações do currículo, tornando mais fácil de serem identificadas. 

Adapte as informações ao cargo e à empresa

Uma dica primordial na construção do currículo é personalizar as informações de acordo com a posição e a empresa para a qual você está se candidatando. Pesquise sobre a organização e o cargo para entender quais habilidades e experiências são mais valorizadas.

Assim, você pode destacar as atividades que mais se alinham com o que os recrutadores estão buscando. As chances de você ser chamado para o processo seletivo são mais altas. 

Vale lembrar que é sempre importante adaptar essas dicas ao seu contexto pessoal e profissional, destacando suas próprias conquistas e experiências. Não se esqueça que o objetivo dessa seção do currículo é mostrar de forma clara as suas responsabilidades e contribuições anteriores. Essas informações devem atrair a atenção dos recrutadores, mostrando o quanto você é adequado para a vaga em questão.

O que não fazer ao listar as atividades desempenhadas no cargo?

Também é importante saber o que não fazer ao listar as atividades desempenhadas no cargo. Um erro no currículo pode te deixar mais longe da vaga dos sonhos. Confira as dicas do que evitar: 

Não seja genérico 

Cuidado com descrições vagas e genéricas sobre suas responsabilidades e realizações, dificilmente elas vão fornecer as informações que os recrutadores buscam. Por exemplo, evite frases como “Realizei atividades administrativas”. Prefira descrever quais foram essas atividades.

Não minta

Seja transparente e apresente as atividades desempenhadas de maneira realista. Não exagere ao descrever suas realizações ou habilidades, pois isso pode ser facilmente verificado pelos recrutadores durante o processo seletivo. 

Não use termos técnicos em excesso

É importante demonstrar o seu conhecimento e experiência na área, mas cuidado com jargões ou termos técnicos em excesso. Essa complexidade pode dificultar a compreensão dos recrutadores. Suas descrições devem ser claras, objetivas e acessíveis. 

Além de preencher corretamente as principais atividades desempenhadas no cargo, lembre-se de destacar sua formação acadêmica e especializações, como pós ou MBA. Essas informações são relevantes e podem chamar a atenção dos recrutadores. 

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