Curso livre de Administração Financeira: saiba o que oferece

gráfico para ilustrar texto sobre administração financeira

A administração financeira é um dos aspectos mais importantes de uma empresa. Seja um microempreendimento ou trabalho autônomo, até multinacionais, a gestão dos recursos permite aumentar a competitividade, fazer novos investimentos e gerar mais lucro. 

Mais do que atualizar uma planilha de fluxo de caixa, exige conhecimento para planejar e gerir os recursos, fazer previsões e evitar gastos desnecessários. 

Os conceitos da administração financeira

Essa área é central para o desenvolvimento da empresa, pois é através do controle financeiro que são destinados recursos para compras, inovações, expansão de produtos, espaço e equipes. Pode-se dizer que o bom planejamento e administração são a chave para um negócio de sucesso. 

Além de fazer o controle do que entra e sai, é responsável por analisar indicadores e traçar metas. Ou seja, o planejamento da empresa e seus objetivos estão ligados à sua gestão de recursos. 

Em geral, a administração financeira é dividida em cinco conceitos fundamentais que, juntos, permitirão chegar nesses objetivos. São eles:

1 – Conciliação bancária

É sua característica mais tradicional e envolve tudo que uma empresa tem a pagar e receber. É a partir desses dados que é possível criar um fluxo de caixa, ou seja, visualizar o que se tem disponível, os gastos e recebimentos previstos, e quais os investimentos possíveis dentro dessa realidade. 

2 – Controle de estoque

O estoque é um desafio das empresas, pois pode se tornar uma área de perdas financeiras. A falta de estoque afeta as vendas, e o excesso significa gastos extras. Fazer esse controle exige um conhecimento aprofundado das operações, que permite avaliar os dados, entender o fluxo de vendas, negociar com fornecedores e fazer uma previsão mais acertada da quantidade armazenada e o período. 

3 – Definição de custos e preços

A precificação de um serviço é o que garantirá competitividade. Além de estar alinhado com o mercado e os objetivos da empresa, precisa fazer parte da administração financeira, pois envolve os custos de produção e as possibilidades de lucro. 

Existem diversas estratégias para definir o preço, que incluem gastos com transporte, o já mencionado estoque, pessoas e impostos, além de considerar os concorrentes e o valor da marca. 

4 – Controle sobre o lucro

Em tese, o cenário ideal para ter uma gestão eficiente dos recursos inclui um lucro que permite investimento em todas as áreas desejadas. Na prática, nem sempre isso é possível. Portanto, essa vertente da administração financeira deve analisar o lucro obtido e para que setores e objetivos ele será empregado. 

5 – Destinação do lucro líquido

Esse é o valor disponível final, depois de pagas as contas e os impostos. É com esse recurso que serão feitos os investimentos previstos, e cabe ao setor da administração financeira controlá-los. 

Como fazer uma boa administração financeira?

O principal aspecto para atuar com a administração financeira é fazer um bom planejamento. Mas isso não é uma tarefa simples e exige um conhecimento profundo do negócio, um bom diálogo com outras áreas, e ainda a habilidade para gerenciar potenciais crises. Veja algumas dicas para ter sucesso na gestão: 

  • Controle centralizado: só uma planilha online dificilmente dará conta de todos esses aspectos. O mais adequado é utilizar um software financeiro, que pode ser adaptado para o estilo de cada operação. 
  • Projeção: sim, o administrador financeiro precisa ser um pouco “vidente”. Mas é claro que as projeções serão baseadas nos dados já existentes, além dos resultados esperados por cada área. Por isso, é indicado também prever diversos cenários econômicos, o que permitirá soluções mais eficientes caso a conjuntura mude. 
  • Equipe treinada: permitir que os colaboradores estejam sempre atualizados é uma garantia de que o setor contará com processos modernos, ferramentas úteis e soluções eficientes.  

Curso livre de Administração Financeira

Como vimos, atuar nessa área exige conhecimentos específicos que ajudarão a administrar os recursos. Com um curso livre na área, os profissionais que já atuam no setor financeiro ou querem iniciar neste meio podem se aprofundar, ao aprender os princípios da administração financeira e seu papel no gerenciamento de recursos. 

A formação em Administração Financeira oferecida pelas nossas instituições é dividida em quatro conteúdos pragmáticos que oferecerão a base para se desenvolver no ramo. São eles:

  • Princípios da administração financeira, suas funções e áreas de decisão. O papel do administrador financeiro e o ambiente organizacional (macro e micro ambiente) e seus stakeholders.
  • Objetivos empresariais, instituições e mercado financeiro. Índices financeiros (liquidez, atividade, endividamento).
  • Planejamento financeiro: fluxo de caixa e gestão de capital de giro. Ciclo econômico, financeiro e contábil.
  • Indicadores de rentabilidade e de mercado. Demonstrações financeiras.

O curso livre tem 40 horas de duração, o que significa um curto período de tempo para se aprimorar profissionalmente. Além disso, é 100% online, o que oferece mais flexibilidade para se adequar a rotina e ainda contam com um certificado. 

O baixo investimento, aliado a alta possibilidade de retorno, faz com que o estudo em Administração Financeira seja uma possibilidade atraente, especialmente pois é uma área fundamental nas empresas, e está sempre em alta. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!