Ir para o conteúdo
Cursos Nano

Elaboração de laudo técnico e perícias judiciais: veja este curso

digitando no notebook para ilustrar texto sobre elaboração de laudo técnico e perícias judiciais

Uma das etapas do processo jurídico inclui a elaboração de laudo técnico e perícias judiciais, que deve ser feito por um especialista. Esse documento é analisado pelo juiz, para fornecer um parecer específico, quando necessário. 

Por mais conhecimento que o jurista tenha, em alguns casos são necessárias análises especializadas. Quando isso ocorre, um profissional de determinada área é consultado para realizar um exame, vistoria e avaliação. Portanto, independente da área de atuação, um profissional especializado pode adquirir conhecimento sobre laudos técnicos. 

Mas, para ser capaz de atender as especificações do documento, é preciso desenvolver conhecimentos específicos. Por isso, o curso livre de elaboração de laudo técnico fornecido por nossas instituições permite que os profissionais compreendam a metodologia desse processo. 

Com um conteúdo desenvolvido por especialistas, apresenta uma introdução à perícia judicial e assistência técnica judicial, estudo das etapas, do processo e dos envolvidos em um processo judicial e engenharia legal. Os tópicos são divididos em quatro partes:

  1. Introdução à perícia judicial e assistência técnica judicial. 
  2. Entendendo as partes que envolvem um processo judicial. 
  3. Engenharia Legal. 
  4. Metodologia e desenvolvimento de laudos técnicos e perícias judiciais.

Qual o papel de um perito judicial?

Em determinados processos judiciais, há a necessidade de levantar provas técnicas, isentas dos materiais apresentados por defesa e acusação. Nesse caso, um profissional especializado deve ser consultado, para oferecer uma análise específica sobre o tema. 

Se uma ação envolve conhecimentos médicos, por exemplo, um profissional da área habilitado pode ser consultado para fazer uma análise. Esse especialista deve fazer um laudo pericial, com base em sua habilidade técnica. 

Em geral, o processo envolve etapas como: 

  • Exame ou vistoria: análise de documentos, livros e registros relacionados à pessoas ou inspeção relacionadas à imóveis ou objetos. 
  • Indagação e investigação: envolve o questionamento através de entrevistas e as pesquisas relacionadas ao fato periciado. 
  • Arbitramento: a partir das informações colhidas e do conhecimento técnico, o perito determina quantidade ou valor em dinheiro.

Com essas informações é feito o laudo final, que será apresentado para o juiz. A ideia é que esse documento esclareça as dúvidas que as pessoas leigas ou que não conheçam em profundidade determinado tema possam compreender. 

Com isso, uma das principais qualidades de quem atua como perito judicial é a imparcialidade. O responsável por fazer o laudo, ao contrário de técnicos entrevistados pelas partes envolvidas, deve ser isento de opiniões e se concentrar apenas nas informações técnicas ou científicas. 

Como se tornar perito judicial

Qualquer profissional que domine sua área de formação pode se tornar um perito, e essa atuação conta com benefícios como flexibilidade e, em alguns casos, alta remuneração. 

Em geral, alguns setores onde a prática se destaca são administração, ciências contábeis, economia e engenharias. Porém, por conta de seu caráter versátil, nada impede um  profissional de qualquer área se especializar e se prontificar a atuar na elaboração de laudos técnicos. 

A única obrigatoriedade para se tornar um perito, além da graduação e experiência mínima de três anos de atuação, é se cadastrar junto ao tribunal da região onde atua. Porém, como envolve a produção de um documento complexo, que deve seguir as normas do código civil, quanto mais informações e conhecimento tiver sobre o assunto, melhor. 

Por isso o curso livre é uma boa opção, já que ajuda a entender a metodologia envolvida na criação do laudo. Além disso, a formação oferecida pelas nossas instituições conta com 40 horas de conteúdo, permitindo adquirir conhecimento sobre o tema em pouco tempo. 

Por que fazer um curso livre?

Além da agilidade, os cursos nano trazem diversos benefícios para quem busca aperfeiçoamento profissional. Confira:

Flexibilidade

Os cursos são 100% online, o que permite melhor adaptação à rotina. Quem atua em determinada profissão e quer atuar também como perito vai poder realizar as aulas de acordo com as horas disponíveis em seu dia. Além disso, contamos com uma plataforma de estudos própria, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que proporciona agilidade e facilidade para concluir os estudos. 

Baixo investimento e alto retorno

Outra vantagem do curso é o baixo investimento que, aliado ao conteúdo de qualidade, traz altas possibilidades de retorno, como cargos com melhor remuneração, que ajudam a evoluir na carreira. 

Aperfeiçoamento profissional

Um profissional com habilidades para desenvolver perícias judiciais têm alta capacidade técnica, e se torna mais solicitado no mercado de trabalho. É uma forma de ter um diferencial que o destaca dos concorrentes. Também indica comprometimento com a carreira.

Novos caminhos profissionais

Mesmo uma pessoa que se destaca em seu campo de atuação pode se sentir estagnado, ou desgastado por sua ocupação. É muito comum que, depois de anos atuando em determinada área, algumas pessoas se questionem se querem seguir esse caminho ou mudar de carreira. 

O curso livre de elaboração de laudo técnico e perícias judiciais pode ajudar nessa transição, aliando uma nova ocupação com o conhecimento já adquirido ao longo dos anos de atuação na área.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades