Ir para o conteúdo
Curiosidades

Brincadeiras para estimular a criatividade: veja 5 opções

criança brincando para ilustrar texto sobre brincadeiras para estimular a criatividade

Atuar no ensino infantil inclui muitos desafios, já que as crianças estão passando por um processo de muitas descobertas, inclusive comportamentais, que podem afetar o aprendizado. Em meio a isso, é preciso buscar formas de incentivá-las a desenvolverem suas habilidades manuais e capacidade intelectual. Uma boa forma de fazer isso é com brincadeiras para estimular a criatividade

A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de entreter as crianças, e também para apoiar em seu desenvolvimento, mas em um mundo tão conectado, é importante apresentá-las a outras atividades “offline” que ampliem seu repertório e as ensine a se divertir sem precisar de um computador ou celular. 

Benefícios da criatividade

Na vida adulta, a criatividade está associada à capacidade de solucionar problemas, inovar, pensar diferente e sair do lugar comum. Porém, ao contrário das crianças, os adultos às vezes têm dificuldade em exercer seu potencial criativo

Muito disso acontece justamente porque associamos a criatividade à infância. Afinal, quem consegue pensar em cenários fantásticos, com castelos, astronautas, monstros e criaturas mitológicas como os pequenos?

Mas manter essa chama do sonho e do fantástico é importante em todas as idades, e começa logo cedo. Para as crianças, há muitos benefícios em estimular esse aspecto, como: 

Desenvolvimento cognitivo

Atividades e brincadeiras ajudam a criança a desenvolver a cognição, trabalhar a coordenação motora e aperfeiçoar suas habilidades. Questões como foco, memória, atenção e raciocínio são trabalhados de forma lúdica e ajudam até no processo de alfabetização. 

Comunicação e expressão

Esse estímulo ajuda a desenvolver o raciocínio e a comunicação. A criança, assim, encontra novas formas de explicar como está se sentindo, fortalecendo as relações interpessoais. Aprende também a definir melhor suas emoções e controlá-las, aprimorando suas habilidades sociais. 

Senso crítico

Por meio de brincadeiras, histórias e jogos, elas são mais capazes de compreender o que é bom ou ruim, certo ou errado. Se tornam mais empáticas e fortalecem seu senso crítico. Com isso, elas aumentam sua capacidade de analisar situações de maneira inteligente. 

Medo de errar

Ao serem criativamente estimuladas, elas também perdem o medo de errar, o que as ajudará até mesmo na vida adulta, tomando decisões corajosas, estabelecendo metas e fazendo planos. Mas, ainda na infância, permite que elas sejam originais, digam o que pensam e façam novas descobertas. 

Brincadeiras para estimular a criatividade

Confira a seguir dicas de brincadeiras que ajudam a estimular o processo criativo das crianças. Para os professores, é uma forma de prender a atenção e ajudar a trabalhar esses aspectos citados acima. Para os pais, também pode ser uma ferramenta para passar mais tempo com os filhos e ainda desenvolver a própria criatividade. 

Conhecendo profissões

As crianças adoram brincar de “faz de conta” e, além dos cenários fantásticos, algumas brincadeiras incluem aspectos semelhantes à sua realidade, como a escola e o trabalho dos pais.

Peça para eles contarem o que sabem sobre determinada profissão e criem histórias envolvendo essas atribuições. Deixe que eles decidam os rumos da narração, propondo soluções para os conflitos. 

Arte

As criações artísticas são quase ilimitadas e com muito potencial criativo. Desenhar com lápis, giz, tinta, ou todos juntos pode ajudar a criança a trabalhar a coordenação motora. Para aumentar o desafio, escolha temas, cores ou formas para servirem como ponto de partida. 

Além disso, as atividades artísticas não precisam ficar limitadas aos desenhos. Colagens com imagens de revistas, e até criações com massinha de modelar e peças de blocos de montar também permitem soltar a imaginação. 

Construa os próprios brinquedos

Existem diversos tutoriais na internet para criar coisas, incluindo brinquedos. Escolha alguma atividade compatível com as habilidades da criança, e construa o próprio brinquedo com ela. 

Isso criará um desafio já que a brincadeira só vai acontecer quando o processo for concluído. Mas a atividade deve ser prazerosa e estimulante. No fim, customize com cores e decorações divertidas. 

Mímica

Como descrever seu personagem favorito, um desenho animado ou até uma pessoa? Através da mímica, a criança precisa pensar em formas visuais de fazer essa demonstração e vai precisar aliar criatividade com coordenação motora. A brincadeira pode ser uma competição entre times, ou com pontuação individual. Mas em grupo, ainda oferece a capacidade de trabalhar em equipe e pensar no coletivo. 

Jogo de memória

Um clássico infantil, o jogo de memória é uma ótima solução para estimular intelectualmente as crianças. Eles terão que pensar nas formas e cores, e se concentrar para lembrar onde estava o objeto. 

Além disso, pode ser aliado a outros jogos, como a criação própria. Cortando pequenos pedaços de papel, os pequenos podem fazer seu próprio desenho, tentando reproduzir em duas peças a mesma imagem. 

Para atuar com crianças, é preciso ampliar o repertório, não só pois seus estímulos e interesses mudam de acordo com a idade, mas também porque eles cansam rápido e logo ficam entediados. 

Seja um especialista na educação infantil e conheça ferramentas para atuar de forma inclusiva e ajudar as crianças com brincadeiras para estimular a criatividade fazendo uma pós-graduação. Nossas instituições contam com diversas oportunidades para quem quer se desenvolver e se destacar na área. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades