Como ser empreendedor digital e ter sucesso: 5 dicas

empresária para ilustrar texto sobre como ser empreendedor digital

Desde que as profissões com base no digital começaram a surgir, cada vez mais profissionais enxergam oportunidades excelentes na internet. Dos influencers aos e-commerces e ofertas de serviços diversos, as oportunidades são infinitas para todas as áreas de atuação. Porém, como ser empreendedor digital e ter sucesso na empreitada?

Apesar das inúmeras possibilidades e chances, trabalhar no digital não consiste em, simplesmente, abrir uma conta profissional em uma rede social. Na realidade, há muito esforço nos bastidores para que os resultados comecem a aparecer.

Tendo isso em vista, hoje você vai aprender 5 dicas excelentes para conquistar o seu espaço e crescer de forma sustentável no ambiente digital. Está pronto para começar?

Como ser empreendedor digital?

1 – Escolha o seu nicho e forma de atuação

Muitas vezes, empreendedores digitais acreditam que os processos na internet não precisam de tanta organização e preparo quanto os negócios físicos, por exemplo. Contudo, isso é um grande erro, que pode custar a viabilidade e o sucesso do seu projeto.

Como em qualquer negócio e projeto de empreendedorismo, você precisa começar definindo o que quer fazer, exatamente. Qual é a área? E dentro dela, qual será o seu nicho? O seu público-alvo já está definido? Criou uma persona?

Qual serviço ou produto será oferecido? Por que ele é diferente e especial? Como você vai divulgá-lo? Já pensou em estratégias de produção, organização e venda?

Tudo isso vai te ajudar a montar um plano de negócios e um plano estratégico consistentes, capazes de guiar a sua jornada desde o começo.

2 – Regularize a sua empresa desde o início

Você sabia que empresas online também precisam estar regularizadas? Afinal, a internet também tem uma série de regras, e se você quer vender produtos ou oferecer serviços, terá que abrir uma empresa como qualquer outra, tendo um CNPJ para chamar de seu.

Esse passo precisa estar nos seus primeiros itens a resolver, para que, assim, você já comece com o pé direito e evite problemas futuros com burocracias. Então, confira aqui todas as dicas para abrir a sua primeira empresa, que provavelmente será um MEI, e deixe tudo organizado para lidar com suas obrigações legais.

3 – Invista em marketing digital e presença nas redes sociais

Independente do seu negócio ser baseado ou não em redes sociais, é fundamental que você tenha perfis em plataformas estratégicas para você. Assim, você terá em mãos uma excelente forma de alavancar e divulgar a sua empresa, usando ferramentas que, muitas vezes, são gratuitas e podem ter um alcance impressionante.

Para isso, não deixe de estudar sobre marketing digital, marketing de conteúdo, redes sociais e todas as suas novidades. Hoje em dia, as plataformas passam por modificações a todo o instante, assim como novas redes também surgem com muita rapidez.

Então, se você quer aproveitar todo o potencial que elas oferecem, precisa estar atualizado e de olho nesse mercado o tempo todo.

4 – Não se esqueça do planejamento financeiro

Outro erro frequente em empreendedores digitais é ignorar que, independente do formato do seu negócio, ele sempre vai precisar de investimentos. Seja em sistema, seja impulsionamento nas redes sociais, contratação de funcionários e pagamento de infraestrutura, insumos ou recursos, você sempre precisará investir para crescer.

Sendo assim, abandone a mentalidade de que tudo será gratuito por estar na internet, e faça um planejamento para organizar o financeiro do seu negócio. Dessa maneira, você terá previsibilidade e poderá manter um fluxo de caixa saudável e sustentável ao longo do tempo, especialmente nos primeiros meses, quando a empresa ainda não gerar lucros.

Além disso, não esqueça de considerar a sua parcela de salário. Afinal, se você não estiver trabalhando em outro local, precisará de uma boa organização e reserva financeira para se manter no início da jornada.

5 – Mantenha-se atualizado e atento às novidades do mercado

Por fim, lembre-se que abrir e manter um negócio digital exige muito conhecimento e atualização, que você só vai adquirir estudando e investindo em si mesmo. Para isso, o ideal é que você opte por cursos de pós-graduação, que oferecem ferramentas técnicas, atualização e networking em um lugar só.

Além disso, hoje em dia as instituições de ensino já oferecem diversos cursos voltados para empreendedores e profissionais da internet. Abaixo você vai encontrar alguns exemplos da pós Anhanguera, que conta com opções para todos os objetivos da vida empreendedora.

  • MBA em Inovação e Empreendedorismo
  • Empreendedorismo e Inovação em Engenharia 
  • MBA em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios 
  • E-commerce de Moda 
  • MBA em Marketing Digital
  • Varejo de Moda, E-commerce e Empreendedorismo 
  • MBA em Growth Marketing para E-commerce 
  • Nutrição, Qualidade de Vida e Empreendedorismo 
  • MBA em Empreendedorismo Contábil 

Entender como ser empreendedor digital passa por compreender que o conhecimento nunca será demais e sempre precisará ser reciclado e atualizado. Sendo assim, as especializações e MBAs são uma maneira estratégica de impulsionar o seu aprendizado, levando para o seu negócio os melhores e mais completos insights e ideias.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!