5 vantagens estratégicas para a empresa com job rotation

vantagens estratégicas para a empresa com job rotation

Talvez você já tenha ouvido falar em job rotation, mas será que já parou para pensar no que isso significa para a organização? Há muitas vantagens estratégicas para a empresa com job rotation, que podem ser exploradas para garantir mais produtividade. 

Essa estratégia oferece uma atuação mais dinâmica, amplia o conhecimento dos colaboradores e suas habilidades técnicas e comportamentais. O formato já é comum em grandes empresas para programas de estágio e trainee, mas tem se popularizado em outras áreas e cargos, justamente pela flexibilidade que oferece.  

O que é job rotation?

Antes de analisar as vantagens desse método para as empresas, precisamos compreender o que é o conceito e como ele pode ser implementado. A sigla em inglês “job rotation” pode ser traduzida como “rotação de trabalho”. 

Na prática, isso significa uma transição entre áreas e funções de tempos em tempos. Assim, ele passa um período em determinada área, desenvolvendo habilidades específicas do cargo, e depois muda para outro setor. 

Ou seja, ao invés de se fixar em um cargo, ou até mesmo antes de definir a posição exata na empresa, o profissional circula por outras áreas, aprendendo sobre suas rotinas e aprendendo novas funções. Isso permite que ele não caia na rotina, ou no “automático” como costuma-se dizer, e esteja sempre em desenvolvimento. 

Embora a necessidade de aprendizado constante possa tornar algumas atividades mais lentas, o resultado é que os profissionais terão um conhecimento mais amplo do que a empresa faz e, mesmo retornando para seus cargos iniciais, terão desenvolvido um amplo repertório. 

O job rotation é comumente utilizado em estágios, justamente pois oferece aos aprendizes a possibilidade de aprender diferentes funções dentro de uma organização. Mas ele pode ser aplicado em outros cargos. 

Quem atua com vendas, por exemplo, pode se beneficiar dessa técnica. Ao colocar um profissional para transitar entre pré e pós venda, atendimento ao cliente e até no setor de marketing, ele adquire uma visão mais ampla do negócio, e como sua posição em determinada área afeta o resto da operação. 

Vantagens do job rotation para a empresa

Como toda estratégia implementada na organização, o jor rotation deve ter um propósito alinhado com os objetivos e metas da empresa. Ele deve fazer sentido dentro do planejamento e pode ter muitas vantagens. Confira as principais:

Desenvolvimento de novas habilidades

O benefício mais óbvio dessa rotação na empresa é o desenvolvimento de novas habilidades. Mesmo se assumirem cargos distintos em suas próprias áreas, eles terão contato com outras rotinas, que os ajudará a compreender prazos, dificuldades e até os motivos por trás da tomada de decisões. 

Na prática, eles ainda desenvolverão novas soft e hard skills, e estarão preparados, por exemplo, para assumir um cargo de liderança, ocupar um posto temporariamente em caso de emergências ou férias, e ainda tomarão decisões rapidamente, justamente por contarem com um conhecimento mais amplo do negócio. 

Avaliação de competências

Para a organização, é uma maneira de avaliar o desempenho dos profissionais, seus pontos fortes e fracos. Com isso, ficará mais evidente quais são suas competências mais desenvolvidas, e só aí eles serão realocados para uma área onde essas competências se destacarão.

Também permite ao RH adquirir um conhecimento mais sólido da personalidade e da capacidade de cada colaborador, criando um plano de carreira adequado a cada um.  

Prepara profissionais para cargos de liderança

Ainda nesse planejamento do crescimento profissional de cada um, essa rotação permite que eles tenham contato com as lideranças e consigam desenvolver habilidades intrínsecas à essa função, como mentoria, empatia e criatividade. 

Só a possibilidade de passar dias, semanas ou meses na função de outra pessoa já terá um impacto em sua empatia, pois permitirá que ele compreenda de maneira aprofundada os desafios que os colegas enfrentam e que, em sua rotina, nem passam pela cabeça. 

Melhora o clima organizacional

Com essa troca e a identificação que acontece por conta dela, as equipes trabalham melhor entre si. Eles têm mais paciência com os colegas e melhor compreensão do que, de fato, eles precisam para realizar uma tarefa. Isso melhora a relação entre as pessoas, e afeta positivamente o clima organizacional. 

Aumenta as chances de inovação

Com uma visão ampliada do negócio, o famoso “pensar fora da caixa” fica muito mais fácil, pois o job rotation permite justamente isso: que eles saiam de suas caixas, suas rotinas, e experienciam algo novo. Portanto, além de compreender as funções e as habilidades envolvidas em sua realização, eles também terão um repertório mais profundo que aumentará as chances de inovação. 

Em geral, as pessoas relacionam inovação a uma invenção de produto ou serviço. Mas, dentro de uma empresa, inovar em um processo pode trazer ganhos de produtividade, diminuir o tempo de execução de uma tarefa ou até cortar gastos. Tudo isso é valioso no gerenciamento de uma organização, e ainda colocará o profissional em destaque. 

Avanço profissional

Todas as questões citadas acima oferecerão desenvolvimento profissional, o que fará com que os colaboradores vejam valor no seu cargo, na sua empresa e no seu talento e trabalho. Assim, se sentirão mais motivados a continuar aprendendo e aprimorando suas habilidades, realizando, por exemplo, uma pós-graduação EAD

Com essas vantagens estratégicas para a empresa com job rotation, fica fácil entender porque esse formato tem se popularizado nas empresas, e se tornado uma opção para quem aposta no progresso das equipes como forma de atingir resultados. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!