Profissional 4.0: o que é, habilidades e como se tornar um

profissional 4.0

Você já ouviu falar em profissional 4.0? E em Indústria 4.0? Ela é a Quarta Revolução Industrial, que pode ser entendida como uma fase do desenvolvimento tecnológico voltada para a automação dos processos.

A Indústria 4.0 foi apresentada pela primeira vez em 2011 e, desde então, o mercado de trabalho já começou a se movimentar para identificar o melhor profissional para trabalhar nessa realidade. Ou seja, o perfil do profissional 4.0, também conhecido como o profissional do futuro.

Contudo, o que isso quer dizer? Todos os profissionais deverão se voltar para a área da tecnologia? Quais são as habilidades que eles precisam ter?

O que é um profissional 4.0?

Vamos começar definindo qual é o perfil desse novo profissional que, na realidade, já está nos radares de todas as companhias.

Os profissionais 4.0 são aqueles que estão conectados com as transformações da Quarta Revolução Industrial. Ou seja, eles entendem o desenho do novo cenário do mercado de trabalho e conseguem se adaptar a ele, focando no que as empresas vão precisar a partir de agora.

Isso significa entender, por exemplo, que aos poucos várias atividades “operacionais” e “mecânicas” serão dominadas pela tecnologia, como as inteligências artificiais. Contudo, isso não significa que os trabalhadores vão perder os seus empregos.

Na realidade, eles precisam se adaptar à nova realidade, compreendendo que desenvolver suas competências analíticas e críticas, bem como a inteligência emocional, é a chave para oferecer ao mercado algo que as tecnologias ainda não conseguem dominar. A humanidade.

Mas as características e habilidades para ser um profissional 4.0 não param por aí. Veja mais alguns exemplos abaixo.

Banner do evento Carreira em Pauta

Quais são as habilidades do profissional 4.0?

1 – Análise e interpretação de dados

Como já adiantamos, conseguir analisar e interpretar dados é uma competência valiosa para a Indústria 4.0. Afinal de contas, do que adianta contar com as melhores ferramentas de extração de dados, se a empresa não contar com colaboradores treinados e críticos para fazer a análise e interpretação de cada um deles?

2 – Domínio de idiomas

Cada vez mais o mundo está interconectado. Isso significa que você provavelmente vai trabalhar com pessoas de outras nacionalidades, ter contato com quem está do outro lado do globo e, quem sabe, ser contratado para trabalhar para empresas de outros países. Como resultado, você terá que se comunicar com elas. 

Por isso, dominar outros idiomas é fundamental para se destacar nesse novo cenário, especialmente se você souber falar inglês. Até porque, além disso, a língua é a base de processos tecnológicos, e quanto mais familiarizado você estiver com termos e expressões no idioma, mais rapidamente vai se adaptar.

3 – Operação de tecnologias inteligentes e mentalidade digital

Você não precisa de uma nova formação em tecnologia ou se tornar um expert em TI para se destacar e conseguir o perfil do profissional 4.0. Contudo, é fundamental que você conheça as novas soluções digitais, saiba operar tecnologias inteligentes, como as inteligências artificiais, e tenha uma mentalidade digital.

Dessa maneira, você conseguirá incorporar as novidades da tecnologia rapidamente, além de agilizar o próprio trabalho e ter uma mente aberta para as mudanças que, invariavelmente, vão atingir a sua carreira.

4 – Soft skills

Todavia, se você está pensando em como se preparar para o futuro do trabalho, as habilidades técnicas não vão resolver todo o seu problema.

As empresas já entenderam a necessidade das chamadas soft skills, ou habilidades comportamentais, para o bom funcionamento do ambiente de trabalho. E essa tendência não vai desaparecer, muito pelo contrário.

Lidar com novidades e mudanças tecnológicas requer muitas competências emocionais, e o profissional do futuro precisa ter várias delas em seu currículo, como:

  • Comunicação
  • Criatividade
  • Flexibilidade e resiliência
  • Resolução de problemas e agilidade
  • Inteligência emocional

Como se tornar um profissional 4.0?

Então, se você está se perguntando o que precisa fazer para ter o perfil do profissional 4.0, a lista de habilidades já deve ter dado algumas dicas, certo?

Independente da sua área de atuação, se preparar para esse cenário, que já começa a se impor no mercado de trabalho, é fundamental. Por isso, abaixo você vai encontrar alguns caminhos para te ajudar nessa jornada.

Assim, você poderá crescer na carreira e, ao mesmo tempo, levar em consideração o que as empresas necessitam.

1 – Mantenha-se atualizado de forma generalizada

A dica de estar sempre atualizado é uma constante, não é mesmo? Contudo, geralmente ela leva em consideração aspectos da sua profissão e área de atuação, apenas. Mas para se destacar na Quarta Revolução Industrial, você terá que ir um pouco além.

Para isso, mantenha-se informado sobre inovações tecnológicas e sobre economia, acompanhe o noticiário e abra a sua mente para as transformações digitais. Dessa forma, será muito mais fácil se adaptar ao novo e fazer transições tranquilas e agradáveis.

2 – Aprenda sobre as novas tecnologias

Além de saber que novas tecnologias estão surgindo, também é fundamental entender como elas funcionam.

Leu uma notícia sobre uma nova inteligência artificial generativa? Então não perca tempo e teste a sua operação. Tem uma nova rede social ficando famosa entre os mais jovens? Então o que você está esperando para criar sua conta e descobrir suas funcionalidades?

Isso vai te colocar na vanguarda das novidades, sendo um excelente diferencial para o seu perfil profissional.

3 – Desenvolva suas soft skills

Não tem jeito. As competências comportamentais chegaram para ficar, e isso é bastante positivo. Significa que as companhias estão aprendendo a enxergar os colaboradores de forma mais ampla, além de mostrar que elas querem garantir ambientes mais saudáveis para todos.

Sendo assim, analise suas habilidades emocionais, veja quais ainda precisam de desenvolvimento e corra atrás delas. Acredite, você só tem a ganhar se tornando um profissional mais empático, comunicativo, resiliente e criativo, dentre outros exemplos.

4 – Invista na sua educação

Contudo, não deixe suas habilidades técnicas de lado! Para isso, você pode se manter atualizado sobre sua profissão e aprender novas habilidades em uma pós-graduação, sabia? As especializações são fundamentais para o crescimento na carreira, e vão fazer toda a diferença na hora de se tornar um profissional 4.0. Até porque não adianta saber tudo sobre novas tecnologias e não entender das novas tendências na sua área, não é mesmo?

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!