Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Qual o impacto da IA no mercado de trabalho? Saiba aqui!

impacto da IA no mercado de trabalho

O assunto do ano no campo da tecnologia tem sido o desenvolvimento de Inteligências Artificiais, certo? O ChatGPT iniciou as discussões sobre a IA e, desde então, o tema não parou de reverberar em todas as áreas. Afinal de contas, a tecnologia está em todos os aspectos da vida na atualidade. O que nos leva a pensar: qual o impacto da IA no mercado de trabalho?

É verdade, algumas das questões debatidas hoje em dia não são novidades, e apenas refletem os impactos gerais da evolução da tecnologia desde o século passado. Contudo, muitas implicações, e até mesmo temores, são novos e podem revolucionar a maneira como trabalharemos daqui para a frente.

Todavia, por mais que novidades possam ser assustadoras e difíceis de aceitar em um primeiro momento, demandando períodos de estudo e adaptação, elas também podem ser bastante positivas para todos.

Sendo assim, que tal entender melhor os impactos das inteligências artificiais no mercado de trabalho? Abaixo, você vai encontrar 6 questões que já estão modificando o cenário profissional de todo o mundo.

Card com exemplos de inteligência artificial

Impacto da IA no mercado de trabalho: veja 6 grandes questões

1 – Otimização dos processos de escrita

Assim que o ChatGPT surgiu, ele impactou diretamente os profissionais que trabalham com a escrita, como redatores e jornalistas. Afinal de contas, a IA em questão é uma inteligência artificial generativa, que consegue criar novos conteúdos em tempo recorde e com qualidade.

Por isso, muitos dos processos de escrita já foram modificados no mercado de trabalho. Hoje em dia, o ChatGPT é utilizado para dar suporte aos profissionais, agilizar procedimentos, ajudar com a criatividade, sugerir traduções e até mesmo corrigir erros gramaticais.

A ferramenta pode assustar de início, parecendo uma ameaça ao trabalho de redatores, Contudo, ela deve ser vista como uma oportunidade de otimizar os processos e usar o tempo restante para se desenvolver ainda mais, valorizando o fator humano que, tão essencial na escrita, nunca poderá ser substituído.

2 – Profissionais preocupados com o futuro de seus ofícios

Inclusive, o medo de ter a sua expertise substituída por uma inteligência artificial não é exclusivo dos profissionais da escrita. Muitas outras áreas também temem o futuro de suas profissões, tendo em vista que a tecnologia avança de forma acelerada e sofisticada a todo minuto.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Microsoft, 49% de seus entrevistados relataram ter medo de serem substituídos pela tecnologia, o que representa uma tensão generalizada. Todavia, será que os trabalhadores precisam mesmo ter tanto receio assim?

Segundo especialistas, e tendo como base o exemplo dos escritores e redatores, é fundamental olhar para as IAs de outra maneira.

Ela não poderá substituir o trabalho humano, a criatividade, a empatia e o pensamento crítico. Mas ela requer que os profissionais se atualizem e se mantenham “de olho” nas mudanças tecnológicas, para assim, entender como poderá agir para continuar relevante para o mercado de trabalho.

3 – Aumento da produtividade com a IA generativa

E quando observamos o “mundo real”, o cenário é bem diferente dos temores dos profissionais.

De acordo com uma pesquisa conjunta, da Universidade de Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o uso de IAs nas companhias, especificamente tecnologias generativas, como o ChatGPT, é capaz de aumentar a produtividade dos colaboradores em até 14%.

Isso acontece justamente porque as inteligências artificiais conseguem fazer o trabalho “operacional” com muito mais eficiência do que os seres humanos. O que diminui consideravelmente o tempo de execução de tarefas, aumentando a produtividade e as possibilidades de desenvolvimento para os profissionais.

Agora, eles têm mais tempo para focar em habilidades e interesses que antes não poderiam ser contemplados no expediente, chegando a novos níveis em suas carreiras.

4 – Crescimento do mercado para analistas de dados e desenvolvedores de sistemas

Um ótimo exemplo deste cenário é o crescimento de oportunidades para analistas de dados e desenvolvedores de sistemas. Afinal de contas, tais competências não podem ser desenvolvidas por inteligências artificiais, e são pontos que estão cada vez mais em alta em todos setores da indústria produtiva.

Isso significa que sim, as IAs estão modificando o mercado de trabalho, mas não há motivos para se desesperar. Novas oportunidades sempre estarão disponíveis para profissionais antenados e dispostos a se adaptar para mostrar todo o seu valor para as empresas.

5 – Mudanças nos processos de gestão de pessoas

E falando em empresas, elas também estão adotando IAs em seus processos internos, especialmente na área de gestão de pessoas.

Elas ajudam no agrupamento de dados, recrutamento e seleção, treinamentos e avaliações de desempenho, tornando o dia a dia dos profissionais de Recursos Humanos muito mais simples e otimizado. Porém, isso não significa que eles perderam o seu valor.

Na realidade, tendo em vista que agora as IAs conseguem fazer todo o trabalho mais “operacional”, os profissionais de RH podem focar na parte analítica e estratégica de suas posições. Assim, eles podem oferecer um olhar humano e crítico para os processos, como a avaliação de candidatos e implementação de novos benefícios na companhia..

6 – Preocupação com questões legais e a confiança nas IAs

Por fim, um ponto de alta relevância para este debate é a questão legal ao redor das IAs. A implementação de tais tecnologias no mercado de trabalho precisa garantir que os sistemas são seguros, desenvolvidos de forma legal, com segurança da informação, confidencialidade e sem vieses inconscientes. Afinal, eles são criados por seres humanos, 

Como tudo relacionado às IAs generativas ainda é muito novo, as empresas precisam estar atentas e acompanhar todos os passos dessa discussão, que pode gerar muitas dores de cabeça para quem não avaliar de forma responsável o uso das tecnologias no ambiente de trabalho.

Isso deixa claro que estudar sobre as inteligências artificiais é fundamental para profissionais que querem se destacar no mercado de trabalho, compreendendo o cenário atual das IAs, suas implicações e possibilidades para o futuro.

Então, já que você aprendeu o impacto da IA no mercado de trabalho, que tal se aprofundar no tema? Para isso, invista na pós-graduação Anhanguera em Inteligência Artificial e Machine Learning, com todo o conteúdo que você precisa para se tornar, oficialmente, um especialista na área. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades