Afinal, como se preparar para desafios futuros na carreira?

desafios futuros

Traçar um objetivo para sua carreira é, de fato, importante, mas o que muitos profissionais esquecem é que para atingir essas metas é preciso estar preparado. Assim que você estruturar seu plano de carreira, observe quais poderão ser os desafios futuros que você vai encarar e, com isso, será possível se preparar. 

Independente se você quer mudar de cargo, área ou empresa, cada nova função exige uma demanda diferente. Por isso, estar atento aos novos desafios que estão por vir é uma forma de tornar essa transição mais leve para você. Pense nesse processo como uma oportunidade de crescimento pessoal para você se tornar um profissional ainda mais qualificado. 

Para estar preparado para os novos desafios da sua carreira, é necessário se conhecer, traçar metas e se atualizar. Assim, você vai conseguir definir planos para evoluir. Caso não saiba como fazer isso, veja algumas dicas: 

Como se preparar para novos desafios da carreira?  

Autoconhecimento e autodesenvolvimento

O primeiro passo é fazer uma autoavaliação. Desta forma, você terá claro quais são suas principais habilidades. Fora isso, você também verá de forma mais nítida como seus interesses e valores pessoais podem interferir nesse processo. 

Para fazer essa autoavaliação, você precisa olhar para o seu trabalho de forma franca e definir seus pontos fortes e fracos. Com isso, você saberá o que precisa aprimorar e o que precisa evoluir. Para ajudar nesse processo, é interessante pedir feedbacks aos colegas de trabalho. Isso vai te ajudar a ver como as pessoas que trabalham com você te enxergam.   

Aprendizado contínuo

Seja qual for a profissão, é sempre necessário se atualizar. As mudanças no mercado de trabalho acontecem de forma constante e rápida, ainda mais pelo fato da tecnologia estar cada vez mais presente no nosso dia a dia. 

Por conta disso, é importante correr atrás de atualizações e isso é possível fazendo cursos livres ou uma pós-graduação. Além de tornar seu currículo mais atrativo, você vai ampliar seus conhecimentos e se especializar em assuntos específicos. 

Uma pós pode indicar, por exemplo, que você não é apenas um nutricionista, mas sim um nutricionista com domínio em nutrição esportiva. Já os cursos podem te tornar um profissional com diferenciais. Um analista de recursos humanos com inglês avançado pode ter mais chances, por exemplo, em uma multinacional.   

Networking e boas relações profissionais

Fazer networking não é ser interesseiro. O próprio LinkedIn, que tem se tornado uma excelente ferramenta para quem busca um emprego, é uma prova disso. Não há problema algum em construir e manter uma rede de contatos sólida. Isso pode, sim, te ajudar no seu crescimento profissional. 

A quantidade de pessoas que estão em busca de uma oportunidade de emprego costuma ser grande, então é necessário que as pessoas a sua volta conheçam seu trabalho e o reconheçam como um bom profissional. 

Ter um bom relacionamento com as pessoas com quem você trabalha atualmente também é importante.Isso porque vocês podem se reencontrar futuramente em outra empresa ou essa pessoa pode dar uma boa referência de você. Pense nesse bom relacionamento como uma rede de apoio, pois ninguém quer ficar desempregado ou estagnado em uma função. Um pode ajudar o outro. 

Uma forma de expandir sua rede de contatos é participando de eventos da sua área, como feiras, palestras e simpósios. Também é válido estar atento ao LinkedIn. Esteja presente nessa rede social, faça posts sobre seu trabalho e interaja com profissionais da sua área. 

Adaptabilidade e resiliência

Ao traçar um plano de carreira, é fundamental ter em mente que nem tudo depende de você. Tenha claro que você pode ser um excelente profissional e estar super qualificado, mas, no final, quem escolhe quem é aprovado em um processo seletivo ou quem vai subir de cargo não é você. 

O mercado de trabalho é um ambiente cheio de incertezas e com altos e baixos. Durante o processo, é comum ouvir muitos “nãos” e ser pego de surpresa, por exemplo, com uma demissão. Para evitar frustrações, desenvolva sua resiliência emocional. Esteja preparado para desafios e para se adaptar a novas situações, isso também te tornará um profissional mais qualificado. 

Planejamento de carreira 

Tendo em mente que você não pode controlar o futuro, é hora de repensar seu plano de carreira. O ideal é que você tenha metas de curto e de longo prazo. Tendo seu objetivo em mente, você pode começar a traçar estratégias para colocar ele em prática. 

Nesse processo, muitas coisas podem mudar, como foi citado anteriormente. Pode ser que ao fazer um curso ou até mesmo uma pós, você perceba que existe uma nova área no seu ramo de atuação que tenha mais a ver com o seu perfil. Com isso, esteja aberto a revisar seu plano de carreira, considerando as novidades e desafios que surgirem. 

Mentoria

Para algumas pessoas, definir um plano de carreira não é algo simples. Alguns profissionais sabem exatamente onde querem chegar, já outros possuem muitas dúvidas. Isso é completamente normal. 

A mentoria, que costuma ser um serviço complementar da pós-graduação, pode te ajudar nesse processo. O papel dos mentores é auxiliar no desenvolvimento profissional. Como são experientes e possuem grande vivência na área, eles te darão um panorama real da profissão, além de dicas e feedbacks constantes de como você pode melhorar e evoluir na sua área. 

Tecnologia e inovação

A tecnologia chegou para ficar, não adianta resistir. Pode ser que você esteja há anos na sua profissão e adaptado a fazer um determinado serviço de uma forma manual, mas uma inovação pode mudar isso. Ao invés de resistir, busque entender essa novidade e se preparar para dominá-la. 

Os avanços tecnológicos estão, sim, impactando diversas carreiras. Esteja atento a isso para não ficar para trás e se tornar um profissional desatualizado. Não tenha medo da mudança. O ideal é buscar se adaptar a ela. 

Visão de futuro

Seguindo essas dicas, você conseguirá criar um plano de carreira sólido e, assim, vai se preparar para alcançar seus objetivos. Tenha ambição. Você já viu que para chegar onde deseja basta se concentrar em você. A ideia é alcançar seu alvo com motivação e paixão pelo que faz, sem diminuir quem está à sua volta. 

Lembre-se que o processo de evolução é contínuo, por isso, esteja sempre atento aos desafios futuros da sua carreira. Também não se esqueça que cada pessoa tem um objetivo diferente, com isso, cada profissional tem sua jornada e estratégias para conquistar o que deseja. Portanto, analise os tópicos citados anteriormente e veja o que mais se encaixa com seu momento profissional e nas suas necessidades.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!