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Como fazer o dia ser mais produtivo no trabalho? 8 dicas

como fazer o dia ser mais produtivo

Você é do tipo de profissional que queria que o dia tivesse 48 horas? O acúmulo de tarefas e a dificuldade de organização podem tornar sua rotina de trabalho caótica. Com isso, torna-se comum aquela sensação de que você faz e faz, mas parece que nunca sai do mesmo lugar. Para mudar isso, veja algumas dicas de como fazer o dia ser mais produtivo no trabalho.

Antes de tudo, tenha em mente que são vários os motivos que podem fazer sua rotina de trabalho não render como o esperado. Também é importante ter claro que cada pessoa é de um jeito. Por isso, é importante você encontrar sua forma de se organizar no trabalho para conseguir ter um dia mais produtivo. Agora, vamos às dicas. 

Como fazer o dia ser mais produtivo no trabalho? 

1 – Respeite horários

É importante que você estabeleça horários para suas tarefas do dia a dia — dentro e fora do trabalho. Isso vai te ajudar a focar em coisas específicas. Chegar todo dia um pouquinho atrasado, por exemplo, já vai te deixar afobado para começar sua rotina de trabalho. Por isso, busque se organizar melhor. 

Dentro das suas atribuições, estabeleça horários para realizar determinadas tarefas. Claro que nem sempre você vai conseguir cumprir esse cronograma à risca, mas isso vai te ajudar a visualizar a sequência do que você precisa fazer. 

Respeite também os períodos de pausa. Pare para comer, para tomar um cafezinho e não torne a hora extra uma rotina. Isso vai te levar a exaustão e, como consequência, sua saúde mental poderá ser prejudicada.  

2 – Anote as coisas 

Querer guardar tudo de cabeça pode te deixar ainda mais agitado. Isso porque, com a correria do dia a dia, a chance de você esquecer de alguma coisa é muito grande. Liste suas tarefas. Vai anotando tudo para ter uma visão mais clara de quais são as suas demandas. 

Assim que concluir a tarefa, risque da sua agenda ou apague de onde estiver anotado, isso dará aquela sensação de dever cumprido e de “ufa, uma coisa a menos”. 

3 – Tenha prioridades

Com a lista pronta, defina o que é prioridade e só então estabeleça horários para tentar realizar essas tarefas. Mas uma dica importante é você não se culpar se não cumprir os horários que determinou ou se não riscou todos os tópicos da sua lista no fim do dia. 

Pense que a lista é para te ajudar a se organizar, mas a rotina é cheia de surpresas e contratempos. Então, pode ser que você tenha que parar tudo para ter que resolver um imprevisto. Isso faz parte, não se martirize ou se ache incompetente por isso. 

4 – Abuse da tecnologia

Se você é do tipo de pessoa que não se dá bem com agendas e papéis, use a tecnologia a seu favor. Procure anotar as coisas ou fazer sua lista de tarefas de forma virtual. Atualmente, existem vários programas e aplicativos que podem te ajudar a se organizar. Alguns, inclusive, enviam notificações e alarmes que lembram de reuniões e coisas do gênero. Trello e Google Agenda são duas opções que valem a pena você conhecer.  

5 – Respeite-se 

Ser multitarefa nem sempre é algo positivo. Em uma empresa, o ideal é que cada funcionário tenha sua função. A partir do momento que você começar a acumular tarefas dos outros, você vai começar a ser cobrado por isso. 

Ajudar um colega em uma demanda é uma coisa, agora concentrar tudo em você vai te desgastar. Além disso, você não vai conseguir fazer seu trabalho bem feito, pois ficará sobrecarregado. Isso afetará sua rotina, seus horários e também pode atingir seu emocional. Lembre-se que, infelizmente, a Síndrome de Burnout tem se tornado cada vez mais comum. 

Respeite seus limites. O emprego é importante, mas sua saúde física e mental deve vir em primeiro lugar. 

6 – Saiba dividir tarefas 

Em alguns casos, não é a empresa que sobrecarrega o funcionário, mas ele quem quer concentrar todas as tarefas em si. Isso não é saudável. Saiba dividir o trabalho e pedir ajuda quando necessário. Em uma empresa, uma equipe deve trabalhar junta e não encarar a rotina como um jogo de quem demonstra mais serviço. 

Toda função tem suas atribuições e objetivos, então se todos trabalharem em sintonia, os resultados serão obtidos e, no fim, será bom para todos. Se cada funcionário tiver suas tarefas bem definidas, todos conseguirão se organizar melhor e a produtividade vai aumentar. 

7 – Fique longe de distrações

A rotina de trabalho pode ser prejudicada quando você tem muitas distrações a sua volta. Busque identificá-las e, se possível, fique longe delas. Caso trabalhe em home office, talvez a TV ligada tome sua atenção. Nesse exemplo, tente desligá-la quando for realizar uma tarefa que demanda sua atenção. Uma simples atitude pode fazer a diferença. 

Redes sociais e WhatsApp estão entre os grandes “vilões” do momento, pois podem prejudicar sua atenção. Silencie grupos e só responda mensagens quando for necessário. Isso te ajudará a ter mais foco nas suas tarefas.  

8 – Foque em você

A vida não é só trabalho. Você precisa ter momentos de descontração, relaxar, passar um tempo com a família e descansar. Do contrário, o trabalho vai te consumir e ficará cada vez mais difícil se organizar. 

Como dito anteriormente, respeite suas pausas. Outra dica é ter momentos de descontração durante a semana. Tente sair um pouco da rotina encontrando amigos, indo ao cinema ou algum passeio em família.

Também é importante focar no seu crescimento profissional e, para isso, não deixe os estudos de lado. Aposte em cursos livres ou em uma pós-graduação online, assim você conseguirá estudar em casa e de forma mais flexível. São vários os cursos disponíveis na Anhanguera e, o melhor, você pode concluir sua especialização em 4, 6 ou 10 meses. 

Seguindo essas dicas de como fazer o dia ser mais produtivo, você pode melhorar sua rotina de trabalho. Então veja o que mais te atrapalha e te incomoda atualmente no dia a dia e aposte em mudanças para tornar sua semana mais leve. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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