4 estratégias para se tornar mestre em análise de dados

mestre em análise de dados

Você sabe o que é necessário para se tornar um mestre em análise de dados? O segmento dentro da área de tecnologia tem crescido rapidamente e profissionais capazes de atuar com dados têm se tornado mais requisitados no mercado de trabalho. 

Com isso, surge a necessidade de se especializar, desdobrando o conhecimento técnico em nichos específicos, que indicam o caminho para empresas de todos os segmentos. Se você quer atuar nessa área e entender como ser um especialista, acompanhe este texto e te contamos tudo.

A importância da análise de dados

Antes de mais nada, precisamos entender como a análise de dados vem crescendo e porque se tornou tão importante para as organizações. Com o desenvolvimento de processos digitais cada vez mais sofisticados, a geração de dados online aumenta. 

Tudo o que fazemos online deixa alguma pegada digital que é utilizada pelas empresas para avaliar o resultado de suas ações e ajudar a definir suas estratégias. 

Portanto, a análise de dados serve justamente para agregar ferramentas e conceitos que permitam verificar essas informações e definir como utilizá-las da melhor forma. 

Implica em utilizar conhecimento estatístico e técnico para agregar essas informações e tirar delas os insights necessários. Alguns dados mais comuns já eram usados desde antes da popularização da internet, como por exemplo volume de vendas ou lucro. 

Agora, porém, com o uso de internet em larga escala, essas informações estão na rede, e são atualizadas com muita rapidez. A melhor forma de compreender esses números e saber como utilizá-los em benefício das organizações é através da análise de dados. 

Mestre em análise de dados

Para receber o título de mestre é necessário cursar essa modalidade de especialização. Quem concluiu a graduação e deseja seguir estudando pode escolher entre duas modalidades, lato sensu e stricto sensu

A primeira engloba cursos voltados para o mercado de trabalho, enquanto o segundo tem um viés mais acadêmico e de pesquisa. O mestrado se enquadra na segunda categoria e, ao concluí-lo, o profissional alcança o status de mestre, após concluir uma pesquisa em determinado tema pré-determinado. 

Não há como escapar o uso de dados na realização do trabalho. Essa é uma tendência crescente que seguirá em alta nos próximos anos. Ainda assim, o mercado de trabalho não está totalmente preparado para atender essa demanda e ainda há um déficit de profissionais com as capacitações necessárias para atuar de forma aprofundada com análise de dados. 

Com isso, os profissionais especialistas estarão melhor preparados para encarar as transformações digitais. Já no campo da pesquisa, abre o caminho para o desenvolvimento do setor, produzindo teses inovadoras e desbravando oportunidades. Ainda no campo do mestrado, um profissional pode atuar como professor universitário, ajudando a promover e fomentar novos profissionais. 

Por fim, essa qualificação é adequada para diversos campos de atuação e não está limitada apenas à área de tecnologia da informação. Ou seja, mesmo quem atua em outros segmentos pode se tornar um especialista e se destacar na carreira.

Estratégias para se tornar mestre em análise de dados

Independente da graduação do profissional, para seguir o caminho e se tornar um mestre, é preciso se planejar e agir de forma ativa para buscar novos conhecimentos. Confira nossas estratégias para alcançar esse nível de especialização:

Mentalidade analítica

Embora tudo possa ser aprendido, algumas pessoas têm aptidão mais forte para determinada área. A criatividade, por exemplo, é comumente associada a profissões artísticas, mas na verdade essa habilidade traz benefícios em qualquer profissão. 

Da mesma forma, conhecimento em matemática e estatística são essenciais para atuar com análise de dados, portanto, antes de mais nada, aperfeiçoe esse conhecimento e saiba que essa carreira envolve um pensamento voltado à análise. 

Ferramentas adequadas

Assim como o Photoshop é um pré-requisito para quem atua como designer, a análise de dados necessita conhecimento em ferramentas específicas. Quando se trata de banco de dados, o profissional precisa estar familiarizado com Excel, Microsoft Power BI ou o Tableau. 

Existem ainda linguagens específicas, como Python, linguagem de programação que permite e bancos de dados muito utilizados como o SQL (Structured Query Language”, traduzido como “Linguagem de Consulta Estruturada”.

Cursos livres

Além da especialização, há muitas informações disponíveis em cursos livres, que irão focar em determinado tema. Embora não sejam suficientes para tornar um profissional especialista, contribuem para ampliar seu conhecimento e podem servir como a porta de entrada para começar a se familiarizar com o meio. 

Negócios

É importante destacar que a análise de dados só é eficiente quando tem um propósito. Nas empresas, ela é utilizada para oferecer um panorama sobre o cenário atual, além de servir como referência para o planejamento. 

Pode ser que quem realize a análise não tome as decisões finais, mas essa pessoa precisará ter bom conhecimento do negócio para direcionar seu trabalho. Ele deve saber quais informações são relevantes para o negócio e, através de seu diagnóstico, apontar os caminhos adequados para a organização. E isso só é possível com conhecimento em negócios. 

Fazer uma pós-graduação online é o caminho para os profissionais que desejam se especializar mas não tem tempo hábil ou querem concluir os estudos com mais rapidez. O formato EAD permite que cada um determine seus horários de estudos e alcance o status de mestre em análise de dados dentro da sua própria realidade. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!