7 dicas para ter conversas difíceis no trabalho; veja aqui

conversas difíceis

Mais cedo ou mais tarde, as conversas difíceis fazem parte do cotidiano no trabalho. Um profissional maduro deve saber a melhor forma de lidar com esse cenário desafiador. 

Para encarar essa situação de modo saudável, a dica é que o profissional trabalhe a própria reação e aceite que esse tipo de conversa vai existir em vários momentos da vida. O melhor é justamente enfrentar em vez de fugir.

Colocar os sentimentos de lado e dar ouvidos à razão também faz a diferença em um momento como esse. Por isso, é importante não levar a conversa para o lado pessoal e ponderar todas as informações colocadas “à mesa”. 

O que são conversas difíceis no trabalho?

Existem várias situações no ambiente de trabalho que podem levar a conversas difíceis. Geralmente, envolvem desafios interpessoais, diferenças de opinião, questões de desempenho ou situações de conflito.

Na prática, pode ser uma discussão sobre desempenho, especialmente quando há discordâncias entre um supervisor e um funcionário, ou até mesmo um feedback construtivo — ou seja, referente a áreas de melhoria ou mudanças necessárias no desempenho de um indivíduo.

As demissões formam uma das razões mais comuns para a conversa difícil no ambiente profissional. Isso porque anúncios de reestruturações ou até mesmo mudanças na equipe  podem gerar ansiedade e desconforto. Divergências de opinião sobre projetos (ou seja, desacordos sobre estratégias, abordagens ou prioridades) também podem resultar em situações fora da zona de conforto.

Entre as razões para conversas difíceis, existem também as discussões sensíveis sobre comportamento inadequado, discriminação ou assédio no local de trabalho ou, ainda, as conversas sobre atribuição de tarefas, equilíbrio de carga de trabalho e responsabilidades.

Conversas relacionadas a discordâncias sobre políticas internas, procedimentos operacionais ou decisões da empresa também podem impactar os envolvidos negativamente, tal como mal-entendidos, falta de comunicação ou má interpretação.

Dicas para ter conversas difíceis no trabalho

Mas não há motivo para pânico. Ter essas conversas particularmente desconfortáveis no ambiente de trabalho requer uma habilidade importante para o crescimento profissional e a gestão eficaz de equipes.

De certa forma, passar por essa situação pode ser benéfico para a sua jornada, uma vez que ajuda a ter uma dimensão maior de como as pessoas podem ter ideias divergentes. Mas então, o que fazer diante disso? Separamos algumas dicas:

1 – Prepare-se antes

Já está claro que, em diversas ocasiões, a preparação antecipada pode salvar a vida do profissional. É o caso de uma entrevista de emprego, uma negociação em busca de um cargo melhor ou, no caso, de uma conversa difícil de ser conduzida por conta de seu conteúdo denso e desconfortável.

A ideia é anotar os pontos que devem ser abordados durante a conversa, seu posicionamento e seus argumentos, assim durante a troca de ideias, você terá mais propriedade para falar dos assuntos que precisa. Entenda o problema, as possíveis soluções e seus argumentos.

2 – Escolha um momento adequado

Escolha um momento adequado para a conversa, evitando interrupções e garantindo tempo suficiente para a discussão. Seguindo essa linha de raciocínio, é importante também selecionar um local privado e confortável para evitar distrações e garantir confidencialidade.

3 – Contenha as emoções

A depender da gravidade da situação, pode ser necessário fazer alguns exercícios antes da conversa para estabelecer a calmaria, como respiração ou meditação. O importante, aqui, é manter a calma para promover uma discussão produtiva. Se estiver de cabeça quente, entenda que não levará a nada.

4 – Saiba escutar

Outro ponto pertinente em uma conversa difícil é ouvir. Dependendo da ocasião, pode se estabelecer a vontade de argumentar contra o que a outra pessoa diz. No entanto, é preciso também saber ouvir, e não de modo que a mensagem entre por um ouvido e saia por outro. 

É necessário ouvir de verdade, atentamente, de modo que seja possível elaborar questões ou apresentar um ponto de vista diferente, mas com base no que a própria pessoa disse.

5 – Coloque-se no lugar do outro

Além de saber ouvir, é necessário também aplicar a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender o que a pessoa está passando atualmente. É muito fácil julgar uma situação quando não a vivemos. Por isso, uma dica para manter uma conversa civilizada é buscar pelo menos compreender as razões que levam o interlocutor a agir daquela maneira.

6 – Apresente ideias de solução

Apresentar o problema pode só agravar a situação, então a ideia é que coloque à tona as possíveis soluções. Esteja aberto a compromissos e se concentre na resolução do problema. Mostre que, no fim das contas, você quer o melhor para todos.

7 – Aposte em suas habilidades de comunicação

Comunique-se de maneira clara e específica. Evite ambiguidades que possam levar a mal-entendidos. A pós Anhanguera pode ajudar a aprimorar essas habilidades que ajudam a lidar com as conversas difíceis.

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