Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Medo de falar em público: 5 estratégias para vencê-lo

medo de falar em público

O medo de falar em público é muito mais comum do que se imagina, mas não é impossível de combater. Com as técnicas certas, alinhadas a práticas eficazes, o profissional pode superar os obstáculos do discurso direcionado a um grande grupo de ouvintes.

Vencer essa limitação pode ser muito importante para a jornada profissional, porque palestras, workshops e apresentações são de grande acréscimo ao portfólio. Além disso, a depender da carreira, conduzir reuniões e fazer apresentações simplesmente faz parte da rotina, de modo que é melhor se acostumar a essa realidade do que fugir.

Desde já, também é de suma importância destacar que um profissional não fica bom em falar em público da noite para o dia. Trata-se de uma prática que exige adaptação e aprimoramento, então leva tempo. A boa notícia é que, quanto mais enfrentar essas situações de falar em público, mais fácil conquistar autoconfiança e ficar à vontade.

Qual é o nome do medo de falar em público?

O medo de falar em público se chama glossofobia e pode ter diversas causas. Muitas pessoas temem ser julgadas pelos outros, receber críticas ou rejeição, então a ideia de ser avaliado por uma plateia pode ser bastante intimidadora e desconfortável.

O medo de cometer erros ou de esquecer informações importantes também se manifesta durante esse contexto. Esse receio de falhar publicamente pode gerar ansiedade significativa.

Além desses casos mais comuns e gerais, é possível observar que traumas ou experiências negativas anteriores ao falar em público contribuem para o desenvolvimento desse medo. Isso porque a experiência embaraçosa pode deixar cicatrizes psicológicas duradouras.

Mas muito do desconforto em falar em público pode vir simplesmente da falta de confiança. Algumas pessoas não sentem que possuem habilidades de comunicação, e essa falta de confiança em si mesmo pode intensificar o desconforto.

Mas esse medo também pode vir de uma questão mais prática, como a falta de conhecimento sobre como estruturar um discurso, manter a atenção da audiência ou lidar com imprevistos pode contribuir para o medo. 

Como superar o medo de falar em público

Qualquer que seja o caso, há uma solução. Se o medo for patológico e insuperável, vale procurar um especialista da área da psicologia para pensar em um tratamento terapêutico que ajude a romper essas barreiras. Mas se o caso não for tão grave, você mesmo pode tomar a iniciativa de mudar os hábitos para se desafiar e tornar essa situação menos intimidadora em sua vida.

1 – Descubra a causa do seu medo

O primeiro passo é entender por que você tem medo de falar em público. Qual cenário faz com que você trave e não queira se sujeitar a essa prática? O desconforto de ser julgado? A possibilidade do fracasso? Nesse caso, o autoconhecimento pode ser um fator imprescindível.

2 – Escolha temas que você conheça bem

Quando você fala de temas que conhece como a palma da sua mão, tudo fica bem mais fácil. Por isso, se tiver a chance de escolher os assuntos abordados em sua palestra, workshop ou apresentação, opte por um que tenha conhecimento de sobra. Estar à vontade com o tópico já é meio caminho andado.

3 – Faça uma boa pesquisa antes

Seguindo essa linha de raciocínio, outra dica é fazer uma pesquisa aprofundada acerca do assunto que será apresentado, principalmente se você não tem intimidade com esse assunto. 

A falta de preparo pode fazer com que o profissional se perca durante o discurso e não consiga alcançar o desempenho que poderia. E por sua vez, gaguejar ou esquecer o assunto pode ser ainda mais prejudicial para a ansiedade e o medo.

4 – Ensaie antes

Além de fazer uma pesquisa que te aproxime do assunto e torne a situação de apresentar ao público mais fácil de lidar, ensaiar antes também pode ser uma boa ideia para se sentir mais confiante e confortável.

Estruture seu discurso de forma clara, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Se necessário, divida em seções para facilitar a compreensão. Assim, crie um roteiro ou esboço com os pontos principais que você deseja abordar. Mas é necessário evitar decorar o discurso palavra por palavra, para não parecer artificial.

Nos ensaios, leia seu roteiro em voz alta para garantir que a linguagem seja natural e fluente e observe se há trechos que podem ser ajustados para melhorar a fluidez.

Um bom meio de vencer o medo é encarar que os imprevistos podem acontecer. Dessa forma, faça alguns ensaios onde você simula imprevistos para praticar como reagir a situações inesperadas.

5 – Utilize recursos audiovisuais

Não basta apenas falar com o público para prender a atenção deles. Determinados recursos, como apresentações de slides ou até mesmo vídeos, podem ser grandes aliados do profissional que não está totalmente à vontade para expor suas ideias a uma grande plateia. Assim, se esquecer parte do conteúdo ou se sentir que está perdido, basta recorrer a um desses meios. 

Para superar o medo de falar em público, vale também aprimorar suas habilidades de comunicação. A pós-graduação Unopar nessa área pode ser de grande valia. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades