Você já parou para pensar como algumas marcas conseguem criar uma expectativa em torno do lançamento de um produto? Para isso, é comum utilizarem o gatilho da antecipação como estratégia de marketing, um gatilho mental que cria expectativas sobre um evento futuro, que engaja e desperta a curiosidade dos clientes.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura! Preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre gatilho da antecipação: o que é, suas vantagens e alguns exemplos práticos. Confira:
O que é gatilho da antecipação?
O gatilho mental da antecipação diz respeito a um evento, estímulo ou informação que causa uma expectativa e prepara o público sobre algo que está por vir. As empresas costumam utilizar esse conceito como estratégia de marketing para criar expectativa a respeito de um novo produto, serviço ou promoção que será lançado em breve.
Podemos dizer que é como se a marca estivesse “preparando o terreno” para algo que está por vir. Para isso, utiliza recursos como fotos, vídeos e frases de impacto divulgadas em diversas mídias com o objetivo de gerar desejo. Como consequência, cria-se expectativa nos consumidores e as vendas aumentam.
Por que usar o gatilho da antecipação como estratégia de marketing?
O gatilho da antecipação proporciona uma série de benefícios às marcas. Confira alguns deles:
Cria expectativa no consumidor
A expectativa criada no consumidor é o principal ponto. Quando as marcas antecipam informações sobre um novo produto, serviço, evento ou promoção, elas criam uma expectativa positiva entre seu público-alvo. Essa é uma ótima maneira de aumentar o interesse e a curiosidade das pessoas, fazendo com que cresça o engajamento com a marca e o interesse de compra.
Gera buzz para a marca
Outro ponto positivo é o buzz gerado para a marca. Quando as pessoas estão na expectativa de algo que está por vir, elas tendem a falar sobre isso com aqueles que estão à sua volta: amigos, familiares e seguidores nas redes sociais, entre outros. Isso amplia o alcance da mensagem da marca, gerando buzz em torno daquele produto, serviço ou ação.
Aumenta as vendas
Ao criar uma expectativa, se estabelece um senso de urgência e desejo para adquirir o que a marca está ofertando. A consequência disso é o aumento nas vendas e na receita da empresa, principalmente quando a estratégia de marketing é bem executada e alinhada com as necessidades e interesses dos consumidores.
Exemplos de gatilho da antecipação
Quer saber como o gatilho da antecipação funciona na prática? Confira alguns exemplos!
Teaser do próximo lançamento
Antes de lançar um novo produto ou serviço, a marca pode compartilhar nas redes sociais um teaser do que está por vir. O vídeo pode mostrar detalhes do lançamento com takes misteriosos que dão apenas um preview do que será divulgado muito em breve. Isso fará com os clientes fiquem curiosos e com expectativa alta para o próximo lançamento da marca.
Prévia de oferta especial
Muitas marcas adotam a estratégia de divulgar uma prévia dos produtos que farão parte de uma oferta especial. Alguns dias antes da promoção entrar no ar, a marca compartilha alguns itens que estarão com desconto, aumentando a expectativa de compra e incentivando os clientes a aguardarem o lançamento da oferta.
Contagem regressiva
Outro recurso interessante é quando as marcas fazem uma contagem regressiva nas redes sociais antes de um lançamento ou início de uma oferta. Essa é uma estratégia que gera curiosidade, incentiva a interação dos clientes com a marca e aumenta a expectativa sobre o que está por vir.
Preview de uma nova coleção
Antes do lançamento de uma nova coleção, a marca pode compartilhar um preview nas suas redes sociais, incluindo detalhes dos novos produtos, desenhos de estampas e cenas de bastidores, por exemplo. Essa é uma ótima maneira de criar expectativa e interesse entre os seguidores antes do lançamento oficial.
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- MBA em Marketing Digital
- MBA em Marketing e Vendas
- MBA em Marketing Internacional
- MBA em Marketing Digital e Analytics
- MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Inteligência Competitiva
- MBA em Growth Marketing para E-commerce
- MBA em Marketing e Experiência do Usuário
- Gestão Comercial e Estratégica em Marketing Digital
- Comércio Exterior e marketing Internacional
- Marketing em Farmácia
- MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing
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