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Curiosidades

Gatilho da autoridade: o que é e como utilizá-lo (5 exemplos)

gatilho da autoridade

Está buscando estratégias de marketing eficientes para destacar sua empresa e se tornar uma referência no setor? Esse texto é para você! Preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre gatilho da autoridade, um gatilho mental que posiciona sua marca como especialista em um assunto. 

Essa ferramenta poderosa não apenas eleva a percepção de sua marca, como também contribui para conquistar a confiança e lealdade dos consumidores. Quer saber mais? Então continue a leitura!

O que é gatilho da autoridade?

O gatilho mental da autoridade é um princípio de persuasão que sugere que as pessoas tendem a se guiar por figuras de autoridade ou especialistas em um determinado assunto. Quando falamos sobre marca, o conceito baseia-se na ideia da construção de uma reputação sólida para torná-la uma referência confiável e respeitada no seu setor. 

Quando uma marca consegue se estabelecer como uma autoridade, ela conquista a confiança dos consumidores e consegue se diferenciar da concorrência. O resultado disso é a fidelização dos clientes e o aumento das vendas, afinal, o público busca uma marca especialista para solucionar seu problema. 

Como usar o gatilho mental da autoridade? 5 exemplos

Mas como tornar uma marca autoridade no setor? Confira 5 exemplos de como usar o gatilho mental da autoridade como estratégia de marketing:

1 – Depoimento de especialistas

Um caminho para aumentar a percepção do público da sua marca como autoridade é associá-la a especialistas no assunto. Para isso, é possível compartilhar em diferentes mídias depoimentos ou recomendações de especialistas reconhecidos em seu campo de atuação.

2 – Conteúdo educacional

Outro exemplo de gatilho de autoridade é quando a marca cria conteúdos que apresentam sua experiência e autoridade na área. A ideia é compartilhar informações, dicas, insights e análises relevantes sobre temas relacionados ao seu produto ou serviço. Isso pode ser feito por meio de blogs, vídeos, podcasts ou posts nas redes sociais. 

3 – Prêmios e selos de qualidade 

Marcas reconhecidas como autoridade no setor costumam acumular prêmios e selos de qualidade. Busque conquistar esse reconhecimento para a marca e divulgue essa informação no site e nas redes sociais. Essa é uma forma de estabelecer sua credibilidade e autoridade no mercado.

4 – Parcerias estratégicas

As parcerias são um caminho para conquistar a autoridade. Associe-se a outras marcas ou organizações respeitadas em seu setor. Dessa forma, o público vai associar o seu produto ou serviço à reputação do seu parceiro, o que pode ser uma boa estratégia de marketing. 

5 – Depoimentos de clientes

Por fim, mas não menos importante, além de depoimentos de especialistas, compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos também pode ser uma ferramenta poderosa para influenciar novos consumidores. Essa é uma forma de demonstrar que pessoas reais confiam nos produtos da marca.

Quais as vantagens do gatilho mental da autoridade?

Credibilidade

Sua marca ganha credibilidade quando é reconhecida como especialista em um assunto. Além disso, ao associá-la a uma figura de autoridade ou especialista reconhecido, você automaticamente aumenta sua credibilidade com o público. Como consequência, as pessoas passam a confiar e comprar seus produtos ou serviços. 

Influência

As pessoas tendem a seguir as orientações de figuras de autoridade. Isso significa que, quando você utiliza um gatilho da autoridade como estratégia de marketing, aumentam as chances de conseguir influenciar o comportamento do público para adquirir seu produto.

Diferenciação

Em um mercado tão competitivo, tornar-se uma autoridade em seu setor pode ajudar a diferenciar sua marca da concorrência. Esse pode ser um ponto fundamental quando falamos de setores onde a confiança e a credibilidade são fatores decisivos para a compra.

Fidelização do cliente

Quando as pessoas confiam em uma marca, elas tendem a se tornarem clientes fiéis e a recomendarem seus produtos ou serviços a amigos, familiares e seguidores nas redes sociais. A consequência disso é um ciclo positivo do famoso “boca a boca” e lealdade à marca.

Aumento das vendas

Não há dúvidas de que marcas conhecidas como especialistas conseguem gerar mais conversão e aumentar as vendas. Afinal, as pessoas estão mais propensas a confiar nos produtos e serviços de uma autoridade reconhecida naquele setor.

Torne-se um especialista em estratégias de marketing 

Fazer um MBA em marketing é o caminho para se tornar um especialista no assunto. Com conhecimento aprofundado sobre o tema, você consegue se diferenciar dos concorrentes e sair na frente em processos seletivos. Algumas opções são:

  • MBA em Marketing de Serviços e Relacionamento
  • MBA em Marketing Digital
  • MBA em Marketing e Vendas
  • MBA em Marketing Internacional
  • MBA em Marketing Digital e Analytics
  • MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Inteligência Competitiva
  • MBA em Growth Marketing para E-commerce
  • MBA em Marketing e Experiência do Usuário
  • Gestão Comercial e Estratégica em Marketing Digital
  • Comércio Exterior e marketing Internacional
  • Marketing em Farmácia
  • MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing
  • Comunicação, Publicidade e Marketing em Mídias Digitais

Além disso, o curso desenvolve habilidades técnicas e comportamentais que são consideradas essenciais para levar a sua carreira mais longe. Quer aprender mais sobre gatilho da autoridade e outras estratégias de marketing? Confira nossas opções de MBA EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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