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Curiosidades

Gatilho da novidade: o que é, quando utilizá-lo e exemplos

gatilho da novidade

Você já ouviu falar em gatilho da novidade? Essa é uma técnica de persuasão muito utilizada como estratégia de marketing para conquistar a atenção do público. O conceito explora a ideia de que os consumidores se interessam por tudo aquilo que é novo e inesperado. 

Se você ficou interessado em saber mais sobre o assunto, então continue a leitura! Preparamos este artigo com as principais informações sobre o tema: o que é o gatilho mental da novidade, sua importância, quando e como utilizá-lo. Confira! 

O que é gatilho mental da novidade?

O gatilho mental da novidade é uma estratégia de marketing para conquistar a atenção dos clientes utilizando de elementos novos, diferentes ou inesperados. Isso porque as pessoas costumam prestar mais atenção e engajar com algo que é considerado novo, já que a novidade desperta curiosidade e interesse. 

Esse gatilho mental pode ser aplicado de diversas formas no marketing, desde o lançamento de produtos inovadores até o rebranding de uma marca ou a abertura de novas lojas, por exemplo. O fator novidade pode despertar o interesse, incentivando as pessoas a experimentarem ou a se envolverem com o que está sendo oferecido, seja um produto ou serviço. 

Por que usar o gatilho mental da novidade?

O gatilho mental da novidade proporciona vários benefícios às marcas quando utilizado de maneira estratégica. Quando as marcas utilizam elementos novos e inovadores em seus produtos ou campanhas, elas conseguem se destacar da concorrência e conquistar a atenção dos consumidores que se interessam pela novidade. 

Essa é uma maneira de diferenciar a marca dos seus concorrentes, uma vez que os consumidores entendem que ela está na vanguarda e à frente com seus lançamentos, oferecendo uma experiência inédita aos clientes. 

Outro ponto interessante é que esse gatilho mental pode aumentar significativamente o engajamento do público. Como as pessoas são naturalmente atraídas por coisas novas e diferentes, elas podem se sentir incentivadas a interagir com a marca quando algo novo é divulgado. Na prática, isso pode resultar em uma taxa de cliques mais alta em anúncios e e-mails ou uma participação mais ativa nas redes sociais. 

De modo geral, quando uma marca consegue utilizar o gatilho da novidade de forma estratégica e eficiente, ela pode construir relacionamentos mais fortes com seus clientes, conquistar números mais relevantes e impulsionar o sucesso a longo prazo.

Como e quando utilizar o gatilho mental da novidade? 4 exemplos

1 – Lançamentos

Quando falamos em novidades, pensamos em lançamentos. Nada mais estratégico do que anunciar um novo produto ou serviço para despertar o interesse e gerar a curiosidade entre os consumidores, principalmente quando falamos de lançamentos inovadores. 

O mesmo pode ser dito quando pensamos em um relançamento de produto após uma reformulação, como um cosmético que teve sua fórmula aprimorada, por exemplo. O fator novidade nesse produto também chama a atenção das pessoas, incentivando-as a experimentar o que há de novo. 

2 – Promoções limitadas

Quando a marca não tem o hábito de fazer ofertas, uma promoção limitada pode ser um bom exemplo de gatilho de novidade. Isso porque a novidade vai criar um senso de urgência e incentivar as pessoas a agirem rapidamente. Nesse caso, aproveitando a oportunidade para comprar mais barato. 

3 – Rebranding

Quando uma marca passa por uma reformulação visual ou uma mudança significativa em sua identidade, é interessante aproveitar para destacar essas mudanças como algo novo e inovador. Isso pode despertar o interesse do público e até reposicionar a marca no mercado. 

4 – Abertura de novas lojas

A abertura de novas lojas são um ótimo gatilho mental de novidade. Além disso, a marca pode aproveitar esse momento para oferecer uma experiência única naquela nova unidade, como oferecer um produto ou serviço exclusivo para aquela loja. Isso vai chamar ainda mais atenção do público, incentivando-os a visitarem a nova unidade para experimentar o que há de novo. Essa pode ser uma forma de aumentar o engajamento e fidelização. 

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Afinal, a pós-graduação te proporciona conhecimento aprofundado e apresenta os principais desafios do mercado de trabalho, além de desenvolver habilidades fundamentais para se destacar profissionalmente. Confira algumas possibilidades:

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  • MBA em Growth Marketing para E-commerce
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Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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