Nos últimos anos, a expressão “Marketing Digital” se popularizou de forma rápida, não é mesmo? De repente, todos estavam falando sobre ela, especialmente nas áreas do Marketing e da Comunicação. Contudo, mesmo com tanto falatório sobre o termo, será que você já sabe tudo sobre marketing digital? Chegou a hora de descobrir.
No artigo de hoje, você vai conferir todas as informações fundamentais sobre essa área do Marketing. Afinal de contas, apesar de existir há mais de 30 anos, ela passou por uma série de transformações nos últimos tempos.
Pronto para aprender tudo?
Tudo sobre marketing digital
Em primeiro lugar, vamos detalhar o que é essa estratégia de Marketing, e de que maneira ela funciona na prática.
O que é e como funciona o marketing digital?
O que é marketing digital?
O marketing digital nada mais é do que uma série de ferramentas, técnicas e estratégias de Marketing voltadas exclusivamente para o mundo virtual. Ou seja, se o Marketing é a arte de promover produtos e serviços, o marketing digital busca fazer exatamente isso no ambiente digital.
Apesar do conceito ser bastante simples, a prática desse modelo de Marketing é um pouco mais complexa do que isso. Afinal de contas, você já parou para pensar em quantas redes sociais, plataformas e ferramentas temos hoje na internet? Dos e-mails às redes sociais, passando por ferramentas de buscas, sites próprios e aplicativos, as possibilidades são inúmeras.
Por isso, os profissionais da área precisam trabalhar com diversas estratégias e possibilidades, ampliando as chances de conversão e influência no processo de compra dos usuários. Alguns exemplos são os conceitos de marketing de conteúdo, SEO, marketing de afiliados, email marketing, marketing de influência e marketing de redes sociais, dentre muitos outros.
Como o marketing digital funciona?
Dessa maneira, esse tipo de marketing utiliza uma série de ferramentas e estratégias para aumentar a visibilidade de uma marca por meio do ambiente virtual, reforçar sua reputação e atrair vendas e conversões para os serviços e produtos ofertados.
Para que isso aconteça, é fundamental contar com uma equipe de profissionais especializados, que conhecem o ambiente digital, estão sempre se atualizando e contam com um olhar multidisciplinar para o trabalho.
Como resultado, as marcas terão planos de comunicação e marketing com foco no digital, contando com uma série de estratégias, ações e oportunidades diferentes para impulsionar a visibilidade do que deve ser ressaltado. Com isso, o público-alvo será atingido.
Quais as vantagens de investir em marketing digital?
Contudo, por que vale a pena investir em marketing digital? Será que os modelos mais tradicionais de marketing não “dão conta do recado”? Quais são os grandes diferenciais dessa maneira de promover marcas, produtos e serviços? Para te ajudar a enxergar algumas das oportunidades da área, elaboramos a lista abaixo:
1 – Consolidar a sua presença online
Estar onde o seu público está é fundamental para qualquer marca, você não concorda?
Hoje em dia, a internet já dominou o dia a dia de boa parte da população. Sendo assim, investir em marketing digital é uma estratégia fundamental para todos que desejam dominar o ambiente virtual, abocanhando uma parcela altamente relevante de participação de mercado.
2 – Interatividade com o público-alvo segmentado
Então, além de conseguir atingir o seu público-alvo de forma certeira e segmentada, porque hoje em dia as ferramentas de marketing digital já permitem esse tipo de recorte, você ainda vai atingir o marco da interatividade.
Outras estratégias de Marketing também conseguem chegar até os seus stakeholders principais, isso é verdade. Todavia, quantas delas são capazes de promover interatividade real? Afinal de contas, hoje é possível humanizar as marcas, além de desenvolver trocas reais por meio de redes sociais e outras plataformas.
3 – Rápida adaptação às mudanças do mercado
O tempo de resposta nas redes é algo impressionante, você não concorda? Uma publicação pode se tornar um meme em segundos, e se a sua marca souber utilizar essa oportunidade, ela pode se dar bem.
Esse é apenas um dos exemplos da importância de estar “conectado” para aproveitar o timing e se adaptar às mudanças do mercado. O marketing digital permite essa adaptabilidade com agilidade, e em um mundo onde tempo é dinheiro, nunca fez tanto sentido priorizar a presença virtual.
4 – Facilidade de análise e mensuração de resultados
Precisa demonstrar os resultados de uma campanha e analisar seus dados de público, alcance e conversão? Então saiba que as ferramentas digitais conseguem fornecer todas essas informações em poucos segundos.
Qual o salário de quem trabalha com marketing digital?
De acordo com o Guia Salarial 2024 da consultoria Robert Half, os salários em marketing digital podem variar bastante. Contudo, eles são atraentes para o mercado de trabalho, variando de R$ 5.350 até cerca de R$ 27.000 em cargos mais elevados.
O Glassdoor, site de avaliações anônimas de empresas, indica uma remuneraçã média de R$ 7.700 aos profissionais da área, em uma faixa salarial que começa em R$ 5.281 e vai até R$ 16.500.
Lembrando que tais remunerações são variáveis, e os valores podem mudar de maneira significativa a depender da geografia da vaga, por exemplo.
Qual o primeiro passo para começar no marketing digital?
Gostou do trabalho dos “marketeiros digitais” e achou os salários interessantes? Então você deve estar se perguntando o que deve fazer para ingressar na área, não é mesmo?
Não há uma graduação específica para o marketing digital, e as empresas contam com colaboradores formados nas mais diversas áreas. Do próprio Marketing até Letras, passando por Publicidade, Jornalismo, Comunicação, Relações Públicas e muitos outros cursos, a diversidade comanda os departamentos.
Sendo assim, você pode investir em uma graduação relacionada à Comunicação, mas o que realmente vai fazer a diferença é a pós-graduação. Então, caso você já tenha se formado, vale bastante a pena se inscrever em uma especialização voltada diretamente para o marketing em meios digitais.
Com diversas opções disponíveis, você terá a oportunidade de mergulhar no mundo do marketing digital com professores especializados e atualizados. Assim, tudo o que estiver em alta no mercado será refletido nas suas aulas, garantindo o melhor ensino possível.
Abaixo, confira algumas opções de especializações e MBAs que vão te ajudar a entrar na área e obter sucesso.
- MBA em marketing de serviços e relacionamento
- Gestão Comercial e Estratégica em Marketing Digital
- MBA em marketing digital
- MBA em marketing e vendas
- Comércio exterior e marketing internacional
- MBA em marketing internacional
- MBA em marketing digital e analytics
- Marketing em farmácia
- MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Inteligência Competitiva
- MBA em Growth Marketing para E-commerce
- Comunicação, Publicidade e Marketing em Mídias Digitais
- MBA em Marketing e experiência do usuário
- MBA em Inteligência Competitiva e inovação em marketing
Agora que você já descobriu tudo sobre marketing digital e suas oportunidades, o que está esperando para ingressar na área? Escolha a sua pós-graduação Unopar EAD voltada para marketing digital e comece agora a transformação da sua carreira!