O profissional que deseja alcançar a evolução deve ter em mente a importância de aprimorar determinadas habilidades. São elas, afinal, que ajudam a construir o seu perfil e tornar mais apto a uma área.
Por conta de aspectos como a competitividade do mercado, as competências de um profissional fazem a diferença. Desenvolvê-las ajuda a conquistar mais reconhecimento de credibilidade.
Habilidades para obter destaque
Para acontecer essa evolução, é necessário ter dedicação e persistência. Abaixo, você confere as principais competências para ficar de olho e aprimorar assim que possível para se destacar em relação aos colegas de profissão:
1 – Inovação
O mercado de trabalho está em constante inovação, então o profissional precisa saber acompanhar isso ao trazer ideias novas e frescas para a empresa. A coragem em se arriscar precisa vir à tona juntamente com uma observação criteriosa do que dá certo ou não na área.
O profissional desenvolve a habilidade de inovação conforme adquire experiência em seu nicho e se depara com as ideias que tiveram resultado ou não. O importante, aqui, é também não ter medo de expor as ideias aos líderes, para que possam ser colocadas em prática.
2 – Apresentação
Falar em público é importante para diversas profissões, então quando se tem a habilidade de conduzir apresentações, a tendência é conseguir destaque, em relação a um colega mais tímido, que não consegue se conectar com multidões.
Treinar é algo que pode te ajudar a deixar essa habilidade mais afiada. Não deixe passar, também, a chance de conduzir palestras ou workshops.
3 – Resiliência
O profissional resiliente não se deixa abater pelos obstáculos que surgem na rotina. Falhas, demandas que não deram certo e desafios a serem vencidos não são motivos para comprometer a sua entrega. Em vez disso, é importante saber como aproveitar as adversidades para apresentar melhorias.
4 – Estratégia
A estratégia envolve observar um cenário e desenvolver um raciocínio coerente em relação a ele. As empresas buscam cada vez mais por profissionais que possam fazer isso de maneira eficiente.
Para desenvolver, o profissional precisa analisar informações de forma crítica, antecipar possíveis cenários futuros e formular planos para alcançar objetivos específicos. Estamos falando de um processo contínuo que requer prática e paciência.
5 – Mentoria
A habilidade de ensinar outro profissional também pode te ajudar a obter uma posição de destaque. Isso mostra não apenas que você exerce domínio sobre um determinado conhecimento, mas também consegue compartilhá-lo de modo eficaz.
A mentoria, muitas vezes, se desenvolve em um relacionamento de confiança e respeito mútuo, proporcionando um apoio emocional valioso e uma fonte de inspiração e motivação. São características que, inclusive, devem fazer parte de um bom líder, por isso as empresas buscam tanto em alguém.
6 – Adaptabilidade
Tal como a resiliência, a adaptabilidade também diz respeito ao modo como o profissional lida com as situações que aparecem em seu caminho. Trata-se da capacidade de mudar de rumo quando necessário, ou seja: observar a situação de um outro ângulo e seguir as mudanças sem que elas comprometam o desempenho.
Para desenvolver a capacidade de adaptabilidade, o profissional não deve ter medo de mudanças e de abandonar a zona de conforto. Também é uma habilidade entrelaçada à observação do mercado e das constantes oscilações do que está em alta e do que está defasado.
7 – Negociação
A depender da área, a habilidade de negociação também pode proporcionar destaque ao profissional, já que possibilita firmar acordos vantajosos para a empresa (contratos, parcerias, acordos comerciais) e ainda ajuda na resolução de conflitos.
Ao negociar, o profissional maximiza o uso eficiente de recursos, como tempo, orçamento e equipe, e ainda estabelece relacionamentos positivos e construtivos com outras partes. É uma habilidade que leva a uma vantagem competitiva significativa, tornando-o mais propenso a obter sucesso.
8 – Persuasão
Semelhante à negociação, a capacidade de persuasão também envolve o relacionamento com outras pessoas. Aos profissionais ligados ao marketing ou às vendas, é simplesmente imprescindível.
A persuasão envolve convencer outras pessoas, seja com texto, discurso ou imagem. Para se tornar persuasivo, é necessário primeiro entender o comportamento humano. Permita-se conhecer o público, identificar suas necessidades e seus anseios. Assim, sabe exatamente o que as pessoas querem.
9 – Colaboração
A capacidade de trabalhar em grupo sem gerar atritos também é essencial aos olhos do mercado. Com o tempo, o profissional desenvolve a maturidade e a empatia necessárias para conseguir se colocar no lugar do outro (e, dessa forma, entregar um desempenho eficaz em conjunto).
10 – Aprendizado
Uma das maiores habilidades na vida de um profissional é o rápido aprendizado. A perspicácia de absorver novas informações sem precisar ouvir tantas vezes as instruções pode atrair olhares positivos dos gestores. Colocar essa capacidade em prática por meio de uma pós-graduação EAD em 4 meses ajuda inclusive a desenvolver outras competências, e sem precisar sair de casa.