O que é programa de fidelidade e 5 motivos para criar um

programa de fidelidade

Você sabe o que é um programa de fidelidade? Trata-se de uma estratégia utilizada pelas empresas para conseguir fazer com que os clientes voltem a adquirir determinados produtos ou serviços.

Fidelizar um cliente é importante para uma empresa, levando em consideração que é dessa maneira que o negócio constrói uma base sólida e começa a criar vínculo com seu público.

Você, provavelmente, já se tornou cliente fiel de alguma marca específica, e já viu por conta própria que é um método que faz o consumidor sentir que a empresa se importa em fornecer um serviço de qualidade. Mas criar e implantar essa tática é outra história. Abaixo, trazemos o conceito e as principais razões para se desenvolver um programa de fidelidade.

O que é um programa de fidelidade?

Geralmente, o programa de fidelidade oferece recompensas, benefícios ou vantagens especiais aos clientes que adquirem os serviços/produtos com frequência. 

Também é costume incluir o acúmulo de pontos, milhas ou outros tipos de recompensas sempre que um cliente realiza uma compra ou utiliza os serviços da empresa. Esses pontos podem ser posteriormente trocados por descontos, produtos gratuitos, viagens, upgrades ou outros benefícios.

Existem casos em que os programas de fidelidade ainda trabalham com “níveis”, de forma que os clientes podem alcançar o status de VIP, o que potencialmente desbloqueia o acesso a eventos exclusivos, brindes ou tratamento preferencial.

A ideia, então, não se limita a manter os clientes existentes, mas também atrair novos consumidores por meio da percepção de valor adicional associada à fidelidade à marca.

Por que fazer um programa de fidelidade?

Existem vários benefícios para a criação de um programa de fidelidade. Você pode perceber que a estratégia vai muito além de manter o cliente em suas compras frequentes, e representa um marco na relação com o público.

1 – A empresa passa a conhecer o cliente

Na prática, os programas de fidelidade permitem coletar dados valiosos sobre o comportamento do cliente e preferências de compra. Podem ser utilizados para personalizar ofertas e estratégias de marketing. Entenda que, quanto mais conhecer o seu público, melhor para a marca em questão.

2 – Destaque em comparação com a concorrência

A ideia de uma empresa é sempre se destacar da concorrência e mostrar que tem um diferencial. Um programa de fidelidade bem elaborado pode ser a estratégia perfeita para encarar a competitividade do mercado, uma vez que faz com que a sua marca se torne mais atraente para os consumidores.

3 – Marketing positivo

Clientes satisfeitos tendem a recomendar a empresa a amigos, familiares e colegas. Esse “boca a boca” é considerado pelos especialistas como uma das ferramentas mais poderosas de marketing, por ser uma reação espontânea por parte do público.

4 – Engajamento

Vale acrescentar que os programas de fidelidade também proporcionam oportunidades de engajamento contínuo com os clientes. Isso porque a atitude de comunicar ofertas exclusivas, atualizações e novidades mantém a marca na mente do consumidor.

5 – Redução de custos

A prática também contribui para a redução de custos de aquisição. Acontece que a retenção de clientes é muitas vezes mais econômica do que a aquisição de novos, e um programa de fidelidade eficiente pode ajudar a reduzir os custos associados à busca por novos clientes.

Como fazer um programa de fidelidade?

A tarefa de criar um programa de fidelidade exige conhecimento de marketing. Para que a ação seja eficaz, é necessário investir em planejamento e execução cuidadosos.

O primeiro passo, já chegamos inclusive a mencionar: é importante entender o público. Saber para quem você quer vender (é aquela coisa: quem vende para todos, no fim não vende para ninguém. Defina o seu público o quanto possível). Conheça as necessidades, preferências e comportamentos para criar um programa que realmente tenha a ver com eles.

Para que não se sinta perdido, talvez seja uma boa ideia definir metas específicas para o programa de fidelidade, como aumentar a retenção de clientes, aumentar a frequência de compra ou melhorar a participação na marca.

Seguindo essa linha de raciocínio, escolher as recompensas adequadas também se torna algo crucial. As recompensas devem ser atraentes e relevantes para seus clientes. Certifique-se de oferecer variedade e opções flexíveis. Lembre-se, também, que o cliente é esperto. Não adianta querer se aproveitar e oferecer algo mínimo (ou trabalhoso demais para conseguir) e esperar que dê certo.

E já que tocamos no ponto de ser trabalhoso, uma coisa que a empresa precisa ter em mente é que a simplicidade é fundamental em um momento como esse. Por isso, mantenha o programa simples para que os clientes possam entender facilmente como acumular pontos e resgatar as recompensas.

Outro método de estabelecer um programa de fidelidade eficaz é se tornando especialista em alguma área do marketing. Por isso, uma pós-graduação em um dos cursos Anhanguera é ideal para elevar seu conhecimento e te trazer a experiência necessária.

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