Quadro dos sonhos: o que é, como montá-lo e importância

quadro dos sonhos

Você já ouviu falar do quadro dos sonhos?  Do inglês, dream board, é uma forma de colocar no papel todas as suas ambições para conseguir visualizar com mais facilidade o que você quer alcançar e, principalmente, o que fazer para que isso aconteça.

No decorrer deste artigo, você verá que montar o quadro é muito fácil: não há regras, o importante é que as informações estejam claras para que se tenha dimensão dos sonhos a que se deve buscar. Ensinamos estratégias de como montá-lo da melhor forma.

O que é o quadro dos sonhos?

Podemos definir o quadro dos sonhos como uma representação visual das suas aspirações de curto, médio e longo prazo. Como você se vê daqui alguns anos? Qual cargo você deseja alcançar? Quanto você pretende ganhar? Para quais países você quer viajar?

O ponto mais interessante do quadro é que: os sonhos são seus! Por isso, você pode colocar o que quiser nele, desde que isso te ajude a manter um pensamento positivo em relação à sua jornada.

O conteúdo do seu quadro dos sonhos  pode envolver metas profissionais e conter representações como logotipos de empresas para as quais você deseja trabalhar, imagens que representam a posição ou carreira almejada ou até mesmo fotos de pessoas bem-sucedidas na área em que você deseja se destacar, para servir como inspiração.

Mas se os seus sonhos envolvem educação, pode ser uma boa ideia escolher logotipos de instituições educacionais ou empresas para as quais você deseja se qualificar, imagens que representem seus objetivos educacionais e símbolos associados ao aprendizado e crescimento intelectual.

Para as metas financeiras, você pode recorrer a representações visuais específicas, como uma casa, carro, etc. Gráficos ou símbolos associados ao crescimento financeiro também podem ajudar.

Para o caso de sonhos com viagens e aventuras, vale colocar as fotos de destinos que você deseja visitar, completar o quadro com imagens de atividades ou experiências específicas que você deseja ou símbolos associados a culturas ou lugares que o fascinam.

O quadro também pode conter palavras inspiradoras e motivacionais, imagens que representem a pessoa que você quer se tornar. Se quiser, pode fazer algo temático (por exemplo: um quadro só de metas de viagens) ou geral. Solte a criatividade! 

Qual a importância do quadro dos sonhos?

Quando temos sonhos, muitas vezes isso se perde no abstrato, o que remete à ideia de algo impossível e inalcançável. No entanto, colocar essas questões no papel ajuda a resgatar a determinação e o foco.

No trabalho, sempre buscamos a organização da nossa agenda e das nossas tarefas, para poder cumprir sem esquecer nada. Por que não aplicar a mesma lógica aos nossos grandes sonhos? Organizar a nossa vida para poder encaixar as metas, mesmo que sejam realmente ambiciosas, só faz com que elas fiquem cada vez mais próximas da realidade.

Como montar o quadro dos sonhos?

O principal, na hora de montar o quadro, é se divertir e permitir que seja um momento de inspiração e reflexão. Só de começar a pensar e estruturar os seus sonhos já é uma prática positiva para o seu desenvolvimento.

1 – Faça uma autorreflexão

Perguntar-se sobre o que você quer e quais são seus principais objetivos na vida é um ponto de partida para a construção do seu quadro. O primeiro passo, então, é fazer essa reflexão e pensar nas diferentes áreas da sua vida (como a saúde, o financeiro, os relacionamentos interpessoais, as finanças) em busca do que pretende mudar e melhorar.

2 – Monte uma lista com os sonhos

Agora que já tem os sonhos em mente, faça uma lista para se certificar de que não se esqueceu de nenhum deles. Se ajudar, você pode separar por assuntos. Essa lista pode ser feita tanto em um papel quanto no computador e, nesse último caso, algumas ferramentas de gerenciamento talvez ajudem, como o Trello ou Asana.

3 – Procure por inspirações

Sites como o Pinterest ou o Tumblr estão aí para te ajudar a buscar inspirações estéticas para o seu quadro. Monte uma pasta no seu computador com essas inspirações para que você saiba por onde começar.

4 – Organize as imagens e palavras

Agora que já tem a lista dos sonhos a serem colocados e sabe mais ou menos a estética que deseja seguir, comece a organizar as imagens e palavras de uma maneira que faça sentido para você. Agrupe elementos relacionados a áreas específicas da sua vida.

Onde colocar o quadro dos sonhos?

O quadro deve ser colocado em um lugar visível, para que você não se esqueça dos sonhos que o acompanham. Fique à vontade para escolher o melhor lugar para colocá-lo, mas a ideia é que ele fique numa área que você costuma visitar com frequência.

Assim, uma ideia é colocar no seu quarto (pode ser na parede ou na porta do armário, por exemplo), no escritório (principalmente em caso de quadros que envolvam as metas profissionais e/ou financeiras) ou na área de estudos (quando os sonhos se concentram em educação e desenvolvimento, como a realização de um curso, como a pós EAD Anhanguera). 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!