O que é nível pleno e 3 características desse profissional

o que é nível pleno

O mundo corporativo conta com diversas características específicas, incluindo a categorização dos colaboradores de acordo com o nível hierárquico. Assim, saber diferenciar cada categoria e entender o que é nível pleno ajuda os profissionais que buscam o crescimento na carreira e cargos mais elevados. 

Em geral, as principais terminologias aplicadas para identificar o grau de qualificação dos colaboradores são júnior, pleno e sênior. Isso pode ser aplicado de acordo com o cargo ou departamento. 

A nomenclatura também acompanha o job description de anúncios de vaga e ajuda o profissional a entender se está qualificado para tal ocupação. Auxilia ainda no planejamento de carreira, já que as pessoas podem traçar objetivos de acordo com os níveis que pretendem alcançar e se preparam adequadamente para cada um. 

O que é nível pleno?

O nível pleno é o intermediário, entre júnior e sênior. Mas, para entender melhor o que a categoria representa e que tipo de profissional se adapta a ela, vamos conhecer os três níveis. 

Antes, porém, é importante lembrar que essa não é a única classificação. Antes do cargo júnior, por exemplo, os profissionais já costumam ter experiência como estagiários. Depois do sênior vem os cargos de liderança. 

Além disso, são diversos fatores que definem cada etapa, incluindo experiência, maturidade e habilidades desenvolvidas. Confira cada um:

Júnior

Em geral, são os profissionais que acabaram de se formar e têm conhecimento básico sobre suas funções, mas pouca ou nenhuma experiência prática. Nesse nível, eles ainda não possuem autonomia para tomar decisões por conta própria e contam com uma supervisão maior dos gestores. 

Além da experiência em seu ramo, esse profissional ainda não tem tanta maturidade no meio corporativo e talvez não tenha desenvolvido muitas habilidades comportamentais. Essa categoria contempla profissionais com até cinco anos de experiência. 

Pleno

Uma etapa acima no degrau corporativo, o colaborador pleno tem entre cinco e 10 anos de experiência no mercado de trabalho. Por atuar por mais tempo, já tem melhor desenvoltura e adquiriu importantes soft skills. Esse profissional tem mais facilidade para se adaptar a cenários distintos, lidar com pessoas e solucionar problemas. 

Não tem, porém, autonomia total, apesar de servir como referência para profissionais juniores e até mesmo estagiários e trainees. Em geral, seu grau de conhecimento na área é mais aprofundado e é comum que esse profissional já tenha algum grau de especialização, como uma pós-graduação. 

Sênior

Essa já é uma posição onde o profissional atua como uma liderança. Em geral, conta com mais de 10 anos de experiência de mercado e possui uma longa lista de habilidades técnicas e comportamentais.

Ele está capacitado para tomar decisões por conta própria e auxiliar os níveis abaixo, indicando os melhores processos. Também é capaz de desenvolver tarefas mais complexas e conta com um perfil analítico que vai além de seu cargo, conseguindo pensar no todo.  

Por conta de sua experiência, também possui um papel mais estratégico na empresa e é capaz de participar de planejamentos gerais, propondo soluções e supervisionando o alcance de metas. 

O que é preciso para ser nível pleno?

Embora o tempo de trabalho seja um fator importante para definir se o profissional está capacitado para se enquadrar na categoria “pleno”, ele não é o único requisito. 

Isso porque algumas pessoas se desenvolvem e aperfeiçoam mais rapidamente e outras podem estar em processo de recolocação na carreira. Portanto, mesmo que tenham 10 anos de experiência em uma área, são “novatos” em seu novo segmento. 

Logo, ainda que seja uma referência, o tempo de atuação não é a principal ou única medida para definir se um profissional é pleno. Confira outras características importantes para estar capacitado para esse cargo:

Habilidades comportamentais

O profissional com mais tempo de mercado está mais adaptado ao mundo corporativo. Isso significa que tem mais habilidades comportamentais para, por exemplo, lidar com colegas de trabalho e aplicar uma comunicação eficiente com a equipe. 

Não só isso, também tem mais inteligência emocional para enfrentar desafios o que, aliado ao conhecimento técnico mais elevado, o torna capaz de resolver problemas. 

Capacidade de liderança

Isso também traz mais responsabilidades e oportunidades. Um profissional pleno é capaz de tomar decisões, apesar de ser submetido à aprovação dos líderes. 

Ainda assim, ele tem confiança e autonomia o suficiente para se colocar à frente de projetos, supervisionando outros profissionais e aprimorando sua capacidade de liderança. 

Especialização

Um grande diferencial entre o profissional júnior e o pleno é que o segundo já se aprofundou em seu conhecimento da área. Em geral, esse indivíduo realizou uma especialização ou MBA. Com isso, ele estudou seu campo com mais profundidade e ampliou seu domínio em relação às atividades realizadas. 

Além de aumentar seu valor, permite que ele tenha mais autonomia, seja capaz de inovar, se destaque dos demais e consiga propor soluções eficientes para que a empresa alcance seus resultados. 

Agora que você já sabe o que é nível pleno, não perca tempo e comece agora a se desenvolver para atingir essa classificação e crescer profissionalmente com a pós EAD Unopar

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