Você já parou para pensar qual a diferença de ouvir e escutar? Pode não parecer, mas essas duas palavras significam coisas diferentes, e entender isso ajuda em diversos aspectos da vida pessoal e profissional.
Além da questão fisiológica, os dois verbos exprimem ações distintas e têm impacto direto em nossas vidas. O “ouvir” se refere a captar sons, ou seja, envolve o aparelho auditivo de cada um e como esse sistema funciona, recebendo ondas sonoras de fora e transmitindo-as ao cérebro para que assimile, compreendendo as palavras, sons e ruídos.
Assim, o ouvir está relacionado ao que uma série de órgãos do nosso corpo são capazes de fazer.
Já o “escutar” envolve a capacidade de prestar atenção no que está sendo dito. Para além da interpretação das palavras e sons que o cérebro faz, o escutar permite a interpretação dessas ondas de forma racional, absorvendo a informação que está sendo recebida.
A diferença entre ouvir e escutar
O ouvido humano é capaz de perceber sons com frequências entre 20 Hz e 20.000 Hz. Embora esse seja um intervalo abrangente, há sons que estão abaixo disso, como barulhos da natureza e de animais, que o humano não consegue perceber.
Além disso, cada pessoa pode ter uma capacidade maior ou menor, inclusive debilitações causadas por perda auditiva parcial ou total. Portanto, o ouvir está ligado ao aspecto físico e biológico das pessoas.
O escutar, porém, vai além, pois exige concentração e foco, o que permite que as pessoas mantenham uma comunicação. Na vida pessoal, muitos conflitos acontecem por pessoas não acharem que parceiros, amigos ou familiares os ouve, mas na verdade o que acontece é uma falha no escutar.
No trabalho, o conceito é o mesmo. Médicos precisam escutar os pacientes com atenção para compreender seus sintomas e propor diagnósticos, profissionais devem escutar o que é falado na reunião para saber como realizar suas tarefas, líderes têm que escutar suas equipes para ajudá-los a superar desafios.
Tipos de escuta
Você já deve ter passado por alguma situação onde alguém está dizendo algo mas, distraído, não ouviu sequer uma palavra. Acontece, seja por desinteresse no assunto, seja por cansaço ou estresse. Mas esse tipo de atitude terá consequências ao não compreender o que o outro indivíduo falou, e pode gerar desconforto ou constrangimento.
Além disso, algumas pessoas preferem não interagir em uma conversa, e outras estão mais focadas no que eles mesmos vão dizer. Entenda os tipos de escuta:
Ativa
A escuta ativa é uma habilidade que tem se tornado prioritária na hora da contratação nas empresas. Ela representa o diálogo, com uma pessoa escutando, para então dar continuidade ao falar e ser escutado.
Isso envolve também a curiosidade e o interesse. Uma pessoa pode até estar escutando, mas o que ela realmente quer é falar. Isso a impede de prestar a devida atenção e ter uma conversa aprofundada, já que não engaja, fazendo perguntas e conhecendo o outro melhor.
Passiva
Esse formato também envolve escutar com atenção, mas não necessariamente se trata de um diálogo, mas às vezes, é necessário só ouvir. Em alguns casos, a pessoa está desabafando, oferecendo uma nova perspectiva sobre determinado assunto ou compartilhando algo pessoal e tudo que se pode fazer é ouvir com atenção e assimilar o que foi dito.
Empática
A empatia parece um conceito tão simples e, ainda assim, em falta em muitos ambientes. Confiantes nas próprias opiniões e conceitos, nem sempre as pessoas são capazes de se colocar no lugar do outro e tentar enxergar as coisas por outra perspectiva.
Ao evitar a escuta empática, as pessoas geram ruído na comunicação, além de conflitos e embates, que levam a uma relação estremecida.
Na vida pessoal podemos escolher por quem nos rodeamos e, mesmo que a escuta empática também deva ser aplicada, comumente convivemos com pessoas com um histórico e um pensamento similar ao nosso.
No trabalho isso não acontece, portanto é necessário compreender o contexto no qual os outros estão inseridos para manter uma boa relação.
Como escutar com atenção?
Quando se trata de ouvir, a manutenção desta capacidade deve ser acompanhada por médicos. Se alguém está com dificuldades para distinguir certos sons ou se vê falando muito alto, é necessário consultar um especialista.
Já a escuta é um exercício que todos podem praticar no dia a dia e aperfeiçoar para ser mais atento nos estudos, nas conversas pessoais e no trabalho. Veja como:
- Evite distrações: quando estiver conversando com alguém, não pegue o celular ou tente escutar o que estão dizendo na mesa ao lado. Dedique sua atenção exclusivamente ao que está sendo falado para você;
- Anote: em reuniões, aulas ou palestras, a quantidade de informações sendo passadas é grande e os assuntos, diversos. Mesmo escutando com atenção, nossa mente nem sempre consegue absorver tudo, portanto, se for necessário, faça anotações;
- Pergunte: mostre interesse pelo que está sendo dito, questione, seja curioso.
Saber qual a diferença de ouvir e escutar torna o profissional mais preparado para lidar com o ambiente corporativo e melhora sua reputação. Além disso, desenvolver e aperfeiçoar o conhecimento com a pós EAD Anhanguera oferece ferramentas que ajudarão no crescimento profissional.