O ambiente corporativo é composto de pessoas diferentes, com histórias e perfis distintos. Para conviver em harmonia, é preciso se adaptar e habituar-se com as diferenças. Porém, alguns casos extrapolam e, dependendo do ambiente, é preciso saber também como lidar com pessoas tóxicas no trabalho.
Nem sempre reconhecemos essa característica ou, ainda, reconhecemos, mas não sabemos como não ser afetados por esse tipo de comportamento. Conviver com pessoas tóxicas deixa o clima organizacional ruim, impede que o time trabalhe bem em equipe e pode até prejudicar a saúde mental de algumas pessoas.
Problemas com um ambiente de trabalho tóxico é um dos principais motivos de demissão, o que significa um aumento no turnover e nos gastos da empresa. Portanto, se atentar a esses comportamentos também é uma obrigação da liderança, que deve manter uma comunicação eficiente com o time para proporcionar uma relação melhor.
Como identificar comportamentos tóxicos?
Em alguns casos é fácil identificar um colega ou gestor abusivo ou que torna o ambiente desconfortável, mas existem outras atitudes que indicam quando um profissional é tóxico e suas ações atrapalham a equipe. Confira:
Não assumir erros
Pode ser difícil ter que ser sincero sobre os próprios erros para colegas e, especialmente, gestores. Mas faz parte e, quando acontece, é necessário reconhecer. Mas essas pessoas raramente o fazem e acabam inventando desculpas ou colocando a culpa em outras pessoas.
Reclamar constantemente
Sabe aquele colega que vê problema em tudo? Esse tipo de pessoa dificilmente encontra soluções quando adversidades acontecem, e acabam “contaminando” o ambiente com sua negatividade constante. É importante ser realista em relação aos cenários enfrentados, mas quem está descontente em suas vidas pode acabar transferindo para o trabalho, e dificultando a convivência.
Fofocar e não ter ética
Criar relações saudáveis no trabalho é um bom indicativo e ajuda a formar uma equipe unida. Mas estreitar essas relações através de fofoca e comentários sobre outras pessoas não é o melhor caminho.
Boatos circulam com rapidez e podem afetar a reputação de alguém, além de serem opostos a uma comunicação aberta e empática. Além disso, em muitos casos, as fofocas podem ultrapassar a barreira do desconforto e ser antiéticas, usando comentários para lesar a integridade de outros profissionais.
Ser egocêntrico
Acreditar no próprio potencial é bem diferente de se considerar melhor que os outros. Mas, seja por insegurança, seja por competitividade, algumas pessoas optam por menosprezar os outros e diminuí-los, sempre se colocando em posição de destaque, mesmo quando não fazem nada demais.
Como lidar com pessoas tóxicas no trabalho?
Essas pessoas, como vimos, podem descredibilizar colegas e afetar sua reputação profissional, portanto é importante estar atento a elas e saber como “se proteger” desses comportamentos. Veja seis dicas para lidar com essas pessoas:
1- Estabeleça limites
Em alguns casos, é impossível não conviver com esse profissional, portanto é necessário estabelecer limites. Isso significa não se dispor a ouvir quando falar mal de outras pessoas e, se houver conflito por questões de trabalho, seja firme no seu posicionamento, apontando os acertos do seu trabalho.
2- Foque em seu trabalho
Não é fácil ser imune a essas pessoas, seja porque elas o ofendem e diminuem diretamente, seja porque exercem algum poder hierárquico. Mas é importante ter em mente que essas atitudes estão relacionadas a problemas e inseguranças da própria pessoa. Portanto, tente não se abalar pelos comentários e atitudes e siga focado em seu trabalho, fazendo o melhor que pode e contribuindo com a equipe.
3- Busque apoio
Claro que nem sempre é possível ignorar, portanto se a situação persistir, busque apoio dentro da organização. Converse com algum amigo no qual confia ou superiores que estarão abertos a ouvir para buscar alternativas sobre como lidar com essa pessoa.
4- Não engaje
É fácil sair do sério ao ser provocado ou se ver em uma situação de injustiça mas, além de gerar atitudes impensadas que podem prejudicar a carreira, ainda podem servir como um combustível para que a pessoa siga se comportando dessa maneira. Evite engajar com essa pessoa o máximo que puder e, se isso o afetar mentalmente, busque ajuda profissional.
5- Trabalhe em sua comunicação
Muitas pessoas agem como agem pois se sentem incompreendidas ou estão passando por situações que outros desconhecem. Ter uma conversa sincera e mostrar como está sendo afetado por essa pessoa pode abrir o caminho para uma comunicação eficiente e uma relação mais positiva.
Nem todos estão dispostos a ouvir, mas abrir caminho para uma boa conversa pode estimular uma troca mais empática.
6- Busque novas oportunidades
Por mais que tente manter uma boa convivência e não ser afetado pelo comportamento alheio, às vezes um ambiente com pessoas tóxicas é um indicativo que não está no lugar certo. Se a empresa tolera esse tipo de comportamento ou se outras pessoas agem de forma similar, algo não está certo.
O cenário ideal é trabalhar sem esse tipo de perfil e, se isso é comum na organização, talvez o local como um todo não seja adequado. Se isso acontecer, é um sinal para buscar novas oportunidades.
Conte com a pós-graduação Unopar e siga aperfeiçoando seus conhecimentos para mudar de emprego e saber como lidar com pessoas tóxicas no trabalho.