Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Comportamentos tóxicos no ambiente de trabalho: quais são e como identificá-los?

ícones de pessoas em vermelho para indicar comportamentos tóxicos

Você, provavelmente, já se perguntou sobre o que evitar no ambiente de trabalho, não é mesmo? Uma dessas coisas são os comportamentos tóxicos, pois isso é essencial para garantir o bem-estar de toda equipe, além de ser uma regra válida para todos os profissionais, independentemente do cargo que ocupa ou tempo de trabalho na empresa.

Certas atitudes e comportamentos no trabalho podem prejudicar a sua carreira. Por isso, é importante entender o que evitar no universo profissional e quais são as características do comportamento tóxico. Ao longo deste texto vamos falar sobre como esse comportamento pode afetar sua produtividade, sua carreira e dar algumas dicas para evitá-los no dia a dia.

blog banner desconto em pós-graduação

O que é um comportamento tóxico?

Os comportamentos tóxicos são definidos como ações e atitudes para menosprezar os outros. Sabe quando alguém faz com que você se sinta desvalorizado? Ou quando um líder desvaloriza seus funcionários, intimida e ofende sua equipe? Então, esses são exemplos de comportamento tóxico.

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, em 2018, destacou que comportamentos nocivos à equipe de trabalho podem levar as empresas à falência. E isso acontece pois a organização acaba tendo um profissional tóxico e afetando os gastos da empresa.

Esse profissional também acaba influenciando outros colegas de trabalho e eles repetem os mesmos erros na empresa, o que pode se tornar um grande problema. Mas, como identificar pessoas tóxicas e, consequentemente, evitá-las? Continue lendo para descobrir.

5 tipos de comportamentos tóxicos no ambiente de trabalho

Muitas são as características de uma pessoa tóxica, mas vamos destacar 5 tipos de comportamento que podem afetar uma equipe inteira no trabalho. Para entender melhor cada uma delas, listamos os tipos e as atitudes negativas de cada um. Confira abaixo:

1 – O procrastinador

Esse é o profissional que adora deixar tudo para depois e acaba sempre atrasando a entrega dos serviços, o que acaba prejudicando a si mesmo e os outros também. Mas, a procrastinação não é o problema principal dessa pessoa tóxica, mas o que isso pode gerar para si mesmo, como ficar mal visto no mercado de trabalho. 

2 – O reclamão

O próprio nome já entrega qual é o comportamento tóxico desse profissional. Esse é aquele que reclama de tudo o tempo todo e é praticamente impossível ficar satisfeito com algo, pois se não tiver algum defeito, ele vai achar. 

3 – O inteligente (leia: mais arrogante)

Esse é aquele que acha que sabe tudo, mas não de uma maneira saudável e sim de forma arrogante. Por exemplo, se acha superior em relação aos outros colaboradores e não gosta nem de escutar o que os demais têm a dizer, muito menos de compartilhar seus aprendizados. A única coisa que essa pessoa com comportamento tóxico gosta é ser do contra quando o assunto são mudanças e falar sobre o que sabe como imposição.

4 – O fofoqueiro

Se você já ficou sabendo de alguma fofoca da empresa por essa pessoa ou contou algo só para ela, mas no outro dia metade da equipe já sabia, esse é um sinal de que essa pessoa é o fofoqueiro da empresa. Ninguém nunca saberá nada da vida dele, mas se for da vida alheia todos os comentários sairão da boca desse profissional. 

5 – O rude

Ou, como é mais conhecido, o profissional pata de elefante. Resumidamente, é quem não gosta de ser gentil e nem educado com as pessoas da equipe – e isso acontece de forma gratuita, sem motivo algum. 

Quais comportamentos tóxicos evitar no trabalho?

Já entendemos os tipos de pessoas tóxicas no trabalho e que devem ser evitados para não afetar a sua produtividade no trabalho. Mas, também é importante saber quais comportamentos negativos evitar no trabalho. Saiba quais são esses comportamentos:

  • Focar somente em pensamentos negativos

Uma das maiores dificuldades é lidar com pessoas que focam a energia em pensamentos negativos, pensam sobre coisas terríveis que poderiam acontecer e falam muito sobre o desprezo que sofreram e a injustiça da vida.

Essa pessoa evita, ao máximo, enxergar o lado bom da vida e se deixa levar pelo pessimismo, que fica preso aos pensamentos negativos. Isso, querendo ou não, acaba influenciando no ambiente de trabalho e muitas pessoas são levadas para esse lado negativo de enxergar a vida.

  • Não consegue se colocar no lugar do outro

Aqui já entra a falta de empatia e isso acaba destruindo pessoas, pois quem age dessa forma tem como objetivo destruir alguém. Se você tiver pensamentos para apunhalar alguém pelas costas e até destruir a reputação dessa pessoa, pare e vá em busca da compaixão para lembrar que somos todos iguais. 

  • Necessidade de aprovação

Devemos ficar atentos com pessoas que buscam, constantemente, a aprovação dos outros para seguir com ideias, elevar a autoestima e provar o seu valor. Essas pessoas são tóxicas e acabam sugando toda a energia de um ambiente, pois estão presas ao pensamento irreal e em como as coisas deveriam acontecer igual na cabeça dela.

Muito além da aprovação, é importante olhar a jornada, o processo e o caminho que estamos trilhando, sem focar tanto nas falhas e no estresse em busca de resultados. A incansável necessidade de provar seu sucesso para os outros acaba afastando não só os outros, como a própria felicidade.

Existem diversos comportamentos tóxicos que podem prejudicar o crescimento profissional de uma pessoa, da equipe e até da empresa. Por isso, é importante prestar atenção em tudo que acontece no trabalho para não ser mais uma vítima desse tipo de comportamento.

Conheça nossas faculdades