Muitos profissionais enfrentam um ambiente de trabalho pouco saudável, cheio de conflitos causados pela comunicação agressiva. Com isso em mente, é imprescindível saber detectar os sinais e, mais ainda, o que fazer para evitá-la.
Esse tipo de comunicação gera diversos sentimentos negativos, pois intimida o interlocutor e desencoraja a continuação de uma conversa. Muitos líderes têm comportamentos tóxicos e acabam recorrendo à agressividade como um meio de suprir suas inseguranças.
Saber como é essa comunicação na prática ajuda não apenas a evitar que se torne uma vítima dela, mas também a impedir que se reproduza esse comportamento. Às vezes você mesmo pode ser agressivo sem se dar conta, afinal.
O que é comunicação agressiva
O primeiro passo para reconhecer essa comunicação é entender, na prática, como ela ocorre. Pode ser caracterizada pelo uso de expressões verbais ou não verbais que visam intimidar, manipular ou controlar outras pessoas.
É preciso considerar que o objetivo, de modo geral, é satisfazer as próprias necessidades e objetivos às custas dos sentimentos e direitos dos outros. Uma pessoa que se comunica de modo agressivo não exerce a empatia (ou seja, não se coloca no lugar das outras pessoas).
Para saber como reconhecer, é necessário entender também a série de efeitos negativos gerados, como desconforto e ansiedade. Dependendo da gravidade, o interlocutor pode ficar até mesmo com medo, devido à natureza intimidadora.
A longo prazo, a agressividade pode tomar proporções cada vez mais sérias, porque aqueles que são alvo podem desenvolver uma baixa autoestima devido às críticas constantes e à desvalorização. Mas mesmo quando a pessoa que recebe a agressão toma uma posição defensiva, há a consequência da comunicação que deixa de ser aberta e construtiva.
O ambiente submerge em uma completa hostilidade quando a comunicação se torna agressiva, e pode levar a um ressentimento, dificultando também a resolução de conflitos. Quando esse comportamento se torna corriqueiro, pode desencadear altos níveis de estresse e tensão emocional.
Saiba reconhecer a comunicação agressiva
Existem sinais desse tipo de comunicação para ficar de olho. De modo geral, se a forma como a outra pessoa falou com você gerou incômodo, já indica que algo está errado. Por isso, uma avaliação dos seus sentimentos também ajuda a detectar esse método de manipulação e intimidação.
1 – Tom de voz elevado
O sinal mais óbvio é o tom de voz elevado. A pessoa não precisa gritar para que a comunicação se torne agressiva. Só o fato de elevar a voz já demonstra que a conversa não segue um padrão saudável e civilizado.
2 – Críticas constantes
A crítica precisa ser construtiva e ter um embasamento para que você melhore. Caso contrário, é apenas uma forma de te atingir emocionalmente. As pessoas que recorrem a uma comunicação cheia de agressividade costumam criticar arduamente seus alvos.
3 – Interrupção
O comunicador agressivo também não deixa o interlocutor completar o raciocínio. Inclusive, é uma técnica de intimidação, pois faz com que a pessoa se perca e não consiga argumentar de volta, perdendo a discussão.
4 – Humilhação pública
A humilhação pública leva a pessoa a ser exposta em situações constrangedoras, vergonhosas ou degradantes, e pode ter efeitos prejudiciais significativos na autoestima e no bem-estar emocional. Comentários depreciativos, exposição de erros e constrangimentos propositais podem se enquadrar nisso.
Então por exemplo: se o seu chefe opta por fazer duras críticas em público, sem te levar para uma conversa privada, deixando você encabulado diante dos colegas de trabalho, é uma forma de humilhação e não deve acontecer.
Como evitar a comunicação agressiva
Além de reconhecer esse tipo de comunicação, o profissional também deve saber como evitar: estabelecer limites claros e aprender a dizer não já é um bom começo. Em resposta à agressão, evite reações impulsivas e mantenha a calma.
Se houver abertura, converse com a pessoa, exponha de forma educada e profissional que você não gostou da maneira como aquela conversa foi conduzida. Mas se persistir, procure apoio (o RH, por exemplo).
Como não ser agressivo
Também é importante saber como não ser agressivo com as pessoas. Praticar a empatia (entender o ponto de vista do outro, seus sentimentos e perspectivas) ajuda a promover uma comunicação mais compreensiva e respeitosa.
Antes de responder a uma situação desafiadora, respire fundo e evite reagir impulsivamente. Estar sob pressão pode ser comum em algumas situações do trabalho, mas o importante é não ceder a esse estresse.
Também vale fazer uma escolha cuidadosa das palavras e ouvir atentamente o interlocutor, sem interromper. Dar atenção total à pessoa que está falando demonstra respeito e permite uma compreensão mais completa da situação.
Saiba quando é apropriado se afastar de uma conversa para evitar escaladas emocionais. Definir limites saudáveis pode te ajudar a proteger a própria saúde mental.
Para evitar a comunicação agressiva, você pode fazer uma pós que possibilite aprimorar as habilidades comunicacionais. A Anhanguera pode te ajudar com diversas opções.