Crescer na carreira envolve uma série de estratégias, como a conquista de novos conhecimentos, uma rede de contatos profissionais, desenvolvimento de habilidades comportamentais e uma boa relação com os colaboradores. Saber como elogiar um colega de trabalho para o chefe permite ajudá-lo também com seu desenvolvimento e é sinal de admiração.
Todo profissional deseja ser reconhecido, e receber comentários positivos sobre sua atuação para um líder corrobora sua reputação e aumenta suas chances de crescer na empresa. Quem faz o elogio também recebe o reconhecimento do colega e pode ser elogiado em troca.
Enaltecer outros colaboradores têm um impacto positivo para a empresa em geral, e para os resultados do time. Ao ouvir coisas positivas sobre seu trabalho, o profissional se sente mais motivado a desempenhar um bom trabalho.
Também melhora o trabalho em equipe e permite que os colegas atuem em sintonia e se apoiem, o que trará melhores resultados e pode ajudar a destacar as habilidades de todos.
Muitas pessoas são afetadas por uma cultura profissional tóxica, com ambientes hostis onde não se sentem à vontade para se expressar, ou temem reprimendas. Quando isso acontece, as relações tendem a se deteriorar e as pessoas perdem o espírito colaborativo, se tornando individualistas e alheios aos problemas e tarefas dos outros.
A tendência, nesse caso, é um lugar competitivo, com pouca colaboração e até mesmo comentários negativos que podem levar a queda no desempenho e problemas relacionados à saúde mental.
Embora criar esse ambiente seja uma obrigação da empresa, todos podem fazer sua parte para que o clima organizacional seja positivo. Além disso, algumas empresas com cultura de feedback acabam exigindo que os profissionais comentem sobre seus pares.
Como elogiar um colega de trabalho para o chefe?
Se o elogio é importante, ele também não precisa de um momento certo para ser compartilhado. Se há algo positivo a ser falado sobre um colega, deixe-o saber na hora. Se a entrega foi bem feita, o resultado além do esperado, o processo rápido, comente diretamente com a pessoa, pessoalmente ou por mensagem ou e-mail.
Não há necessidade de fazer algo estruturado ou se planejar com antecedência, nem de ser formal, podendo usar a linguagem que está habituado a usar com essa pessoa.
Já quando se trata de repassar o elogio ao chefe, é importante ter algumas dicas em mente para fazer um comentário bem estruturado. Veja como:
Seja sincero
Ser “puxa-saco” ou falar algo sem realmente acreditar vai ser notado pelo líder. Em geral, o discurso é mais genérico e cheio de adjetivos, e a percepção que ele terá é de que não tem nada a dizer sobre o profissional. Portanto, seja honesto e diga as características positivas que admira.
Torne pessoal
A ideia do elogio é oferecer sua perspectiva em relação a atuação do profissional, então cabe ser pessoal, e apontar sua visão sobre os comportamentos positivos do colega, que benefícios isso traz para a empresa e como se alinha com a sua forma de trabalhar.
Use exemplos específicos
Você até pode dizer que o colaborador “é bom no que faz”, mas o que torna um elogio eficiente é a maneira como ilustra essas características.
Portanto, seja específico na sua fala, explicando na prática como a agilidade do profissional permitiu entregar o projeto com antecedência, ou que ele tem facilidade para aprender coisas novas e foi o primeiro a se adaptar a um novo software, ou ainda sua apresentação foi esclarecedora e comentada pelo cliente.
Essas pontuações específicas ajudam a fornecer uma descrição mais aprofundada e real dos pontos positivos dessa pessoa.
Destaque aprendizados
Outra forma de elogiar um colega é falando sobre aprendizados. Caso tenha aprendido algo com ele, ou ainda veja seu esforço e adquirir novos conhecimentos, compartilhe isso com o chefe.
Como criar uma cultura de elogio?
Embora os profissionais possam contribuir para a avaliação dos colegas com seus elogios, criar uma cultura que abra espaço para esses comentários deve partir da empresa. Por isso é importante entender como essa atitude tem impacto positivo na organização.
Investir nas pessoas e seu bem-estar é a maneira mais eficiente de conquistar bons resultados. Como falamos, o elogio pode melhorar o clima organizacional e o trabalho em equipe, o que significa melhor desempenho, ideias inovadoras e soluções eficientes. Veja como começar:
Treine os líderes
Os profissionais responsáveis pelas equipes são os que primeiro precisam implementar a cultura de elogios. Essa é uma forma de incentivar seus colaboradores e pode estimulá-los a seguir se desenvolvendo. Eles também lideram pelo exemplo, portanto ao elogiarem, estimulam os outros a fazerem o mesmo.
Não perca o timing
O elogio pode ser feito rapidamente, antes de começar uma reunião, por exemplo. Destaque a atuação da equipe ou comente conquistas individuais, mas não deixe passar muito tempo.
Invista nos profissionais
Apostar em ações práticas que demonstrem o interesse no desenvolvimento dos colaboradores também tem impacto em sua performance. Incentive-os a buscar novos conhecimentos com especializações ou cursos livres 100% online, que irão contribuir para que ele amplie suas competências.
Saber como elogiar um colega de trabalho para o chefe faz parte de uma cultura que preza pela colaboração e permite que os profissionais se desenvolvam e cresçam profissionalmente.