Como dar feedback negativo: 4 exemplos

como dar feedback negativo

Um dos principais desafios nas relações profissionais é saber como dar feedback negativo para colegas, gestores ou equipe. Criticar um aspecto do comportamento ou capacitação de outra pessoa não é fácil e, se não for feito da forma correta, pode acabar por desmotivar o profissional. 

Porém, é uma prática necessária pois oferece a oportunidade que o colaborador se ajuste à equipe ou as exigências da empresa, e pode contribuir para seu crescimento profissional. 

O que é feedback negativo?

A palavra feedback bem do inglês e significa “retorno”. No ambiente profissional, funciona como uma devolutiva para as pessoas em relação ao trabalho que realizam. Existem diversos tipos de feedback como o positivo, que serve para elogiar, o construtivo, que foca em apontar maneiras do profissional evoluir, e o negativo, que indica aspectos que ficaram aquém do esperado. 

O retorno negativo pode acontecer por diversas maneiras:

Comportamento

Quando existe algum conflito entre as características do profissional e o ambiente. Questões como não conseguir se comunicar efetivamente com a equipe, não se atentar a explicações sobre informações importantes ou se recusar a seguir determinada regra da instituição. 

Desempenho

O mais comum está atrelado ao desempenho profissional. Nesse caso, é necessário apontar, por exemplo, a falta de aptidão em determinada tarefa, problemas com prazos, má organização ou falta de comprometimento. 

Adequação

As empresas também costumam ter uma cultura organizacional e, por mais que busquem colaboradores alinhados com essas práticas, pode haver divergências em determinadas questões que dificultam a convivência. 

Equipe

Também há casos onde a adaptação a uma equipe não é boa e o profissional tem dificuldade em se ambientar com os colegas, seguir instruções ou ainda não se atenta às necessidades e obrigações do cargo ou projeto.

Regular

É possível ainda que a empresa faça avaliações de desempenho regularmente e, a cada mês, trimestre ou semestre, os colaboradores sejam submetidos a uma análise de acordo com os parâmetros estabelecidos.

Seja quais forem os motivos, a principal questão que qualquer profissional tem que ter em mente ao dar o feedback negativo é como isso irá impactar o colaborador. Existem algumas pessoas mais reativas e que não encaram bem as críticas, o que também pode ser pontuado em uma conversa. 

Mas o propósito do feedback deve ser ajudar o colaborador a enxergar como suas ações impactam a empresa e o time e incentivá-lo a trabalhar nesses aspectos. Ninguém gosta de ouvir algo ruim sobre seu trabalho, portanto ter empatia ajuda a manter uma conversa honesta e focada em soluções. 

Como dar feedback negativo?

Veja dicas para dar um feedback negativo: 

Seja objetivo

Defina questões específicas para apontar, utilizando exemplos práticos e se baseando em fatos. Tente indicar exatamente qual atitude afetou a equipe, como um atraso na entrega, que acabou prejudicando o time. Aproveite para ser empático, e esteja aberto para ouvir o que a pessoa tem a dizer. 

Exemplo: nas últimas semanas, tivemos algumas questões com as suas entregas. Com isso, o time de vendas teve menos tempo para trabalhar o material e se preparar, e o projeto acabou não alcançando os números esperados. 

Aconteceu algo nestas últimas semanas? Você está com dificuldades com alguma tarefa? Como você acha que podemos resolver essa questão dos atrasos?

Proponha uma solução

Mais do que apontar um erro, muitas vezes o que pode contribuir e ajudar a pessoa a encontrar uma saída. Seja pelo excesso de tarefas, seja questões pessoais ou que for, nem sempre é possível pensar em soluções. Além disso, erros acontecem, mas é preciso entender a origem desses erros, para propor possíveis saídas. 

Exemplo: [nome da pessoa], sei que esse último projeto teve alguns imprevistos, mas o [citar o erro] acabou gerando ruído com o cliente e tivemos que contar com outras equipes para solucionar isso. 

Acho que da próxima vez é importante você comunicar com antecedência se estiver com dificuldades, para que possamos pensar em uma forma de lidar com isso com calma, e quem sabe buscar uma solução juntos. O que você acha? Como você faria isso diferente para evitar esse erro?

Busque formas de incentivo

Em alguns casos, a baixa produtividade ou mudança no desempenho pode estar relacionada a insatisfação com o trabalho, ou até mesmo com a falta de reconhecimento. Por isso os feedbacks regulares são importantes pois, além de apontar as falhas, também permitem identificar os pontos positivos e manter o colaborador motivado. 

Exemplo: vejo que nos últimos tempos você está mais desanimado, não conversando tanto e isso também tem afetado seu trabalho. Está acontecendo algo? Ou é uma questão de trabalho?

Por que você sempre apresenta boas ideias e é criativo na hora de encontrar soluções, e ultimamente não estou notando esse comportamento. Como posso ajudar a melhorar isso?

Seja honesto

Florear o assunto ou ficar rodeando sem dizer logo o que precisa ser dito não ajuda. É claro que a linguagem precisa ser apropriada, sem comentários pejorativos ou levando a conversa para o pessoal, mas se há algo que precisa ser resolvido, é preciso enfrentar a situação com gentileza e honestidade. 

Exemplo: [nome da pessoa], sei que não é fácil ouvir isso, mas sua inflexibilidade está afetando toda a equipe e também nossas atividades. Você precisa ser mais aberto e ouvir os outros. Todos têm boas ideias e merecem uma oportunidade. 

Não é fácil falar sobre nenhuma destas questões, mas a abordagem correta permite que o colaborador veja isso como uma oportunidade de se aperfeiçoar, e pode até mostrar para ele novos caminhos para melhorar seu desempenho, como os cursos livres da Anhanguera Nano.

Ao avaliar como dar feedback negativo, lembre-se como gostaria de ser tratado, mesmo tendo que ouvir palavras duras e sinceras.

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