Ao planejar a carreira, muitos profissionais traçam estratégias pensando em como conquistar o primeiro cargo de liderança. Ser um líder pode não estar nos planos de todos, mas é um sinal de crescimento profissional, e pode abrir portas e oferecer novos benefícios.
Sendo assim, muitos buscam compreender a hierarquia das empresas onde trabalham, ou até mesmo já tem ideia do tipo de cargo que pretendem alcançar, e planejam seus passos com base nisso.
O primeiro cargo de liderança é um grande passo, ao tirar o profissional do posto de ter autonomia para realizar o próprio trabalho, para a posição de gerenciar outras pessoas.
O que muitas pessoas talvez não se atentem neste processo é que, para chegar a um cargo desse, é preciso mostrar talento e desenvolver habilidades comportamentais.
Qual o papel de um líder?
É comum ainda ter uma visão um tanto antiquada sobre o que significa ser líder. Mas, ao contrário da imagem que temos de um chefe que só manda e tem pouco envolvimento com a equipe ou é centralizador, o líder deve ser, acima de tudo, uma referência para o time.
A maneira como ele se comporta reflete no time, portanto se o profissional opta por não ter um bom diálogo, descarta as ideias e propostas dos outros e não se propõe a entender suas necessidades e sugestões, ele provavelmente vai desmotivar seu time.
Portanto, uma das principais características da liderança é ser capaz de inspirar as pessoas a serem como ele: proativos, capazes de organizar e tocar suas próprias tarefas e focados em resultados.
Sua atuação no dia a dia envolve dois fatores importantes: capacidade analítica e de observação. A primeira é mais voltada ao mercado, enquanto a segunda se destina à relação com os colaboradores. Vamos entender melhor cada uma:
Capacidade analítica
O líder precisa ter uma visão ampla do mercado, pois em seu dia a dia irá tomar muitas decisões. Para isso, precisa estar atento às tendências, buscar novos conhecimentos, criar uma rede de contatos para trocar ideias e informações e ser capaz de prever possíveis cenários de acordo com as ações realizadas pela equipe.
Com isso, ele se torna mais capacitado para desenvolver estratégias que levem o time a cumprir as metas estabelecidas pela organização.
Capacidade de observação
Esse olhar é voltado para a equipe, e exige que o líder esteja atento à performance de todos, mantendo uma comunicação aberta e observando como os colaboradores se comportam e em que situações prosperam ou decaem.
Isso o ajuda a incentivá-los a buscar novos conhecimentos e delegar tarefas de acordo com as principais competências de cada. Também fortalece o trabalho em equipe e cria um time capaz de confiar nos outros e no próprio chefe.
Como conquistar o primeiro cargo de liderança
Alcançar esse cargo, então, implica em desenvolver as habilidades que permitam essa atuação analítica e observadora. Veja como:
1 – Avalie e aprimore sua performance
Existem muitos fatores que líderes e o RH avaliam na hora de promover um colaborador, e a performance está no topo da lista. Por isso, saber se autoavaliar e entender se está cumprindo com os objetivos da função e as expectativas da empresa é essencial para ter uma visão clara do cenário que ocupa.
Peça feedback se necessário, tanto para gestores quanto colegas, mas aprenda a avaliar seus pontos fortes e fracos, para usá-los ou melhorá-los a fim de desempenhar melhor seu cargo.
2 – Melhore sua comunicação
O maior empecilho que pode atrapalhar o desenvolvimento profissional de alguém com alta performance são suas capacitações comportamentais. Se um colaborador apresenta ótimos resultados, mas está sempre em conflito com outras pessoas, não consegue trabalhar em equipe, não tem uma boa comunicação em geral, seja para falar em reunião, seja em conversas do dia a dia, os tomadores de decisão vão pensar duas vezes.
Portanto, busque formas de ter uma comunicação mais eficaz, ouça os colegas e tenha empatia, tratando-os com respeito e, se tiver dificuldades para falar em público, busque cursos e treinamentos para lidar com esse bloqueio.
Isso também significa melhorar as relações interpessoais. Não precisa ser falso com ninguém, mas tente ser amigável com todos, contribuindo para um bom clima organizacional.
3 – Apoie sua equipe
Como falamos, o cargo de liderança exige um olhar apurado para a atuação de cada profissional, prestando apoio e incentivando-o quando necessário. Isso pode ser feito mesmo sem ter se tornado líder.
Converse com seus colegas, ofereça ajuda e veja como pode contribuir com seu trabalho, seja ensinando o que sabe, ou propondo novas ideias para que eles também se tornem profissionais melhores.
4 – Faça treinamentos de liderança
Algumas empresas chegam a desenvolver workshops e palestras quando seu quadro de colaboradores é extenso. Mas existem outras maneiras de entender as capacidades técnicas e comportamentais necessárias para ser um líder, e estudar isso à fundo é um diferencial.
Outra possibilidade é fazer uma especialização, como a pós-graduação em Liderança e Gestão de Equipes, que oferecerá conhecimento avançado sobre o papel desse profissional e as especificidades próprias do cargo. Saber como conquistar o primeiro cargo de liderança também significa observar os líderes que tem e que admira. Seu comportamento pode indicar o tipo de líder que você quer ser, e mostrar o caminho para seu desenvolvimento profissional.