O momento esperado chegou: você foi chamado para um processo seletivo e se pergunta “como me preparar para uma entrevista de emprego?”. Esse é um momento importante, claro, é preciso estar preparado para impressionar os recrutadores e se destacar.
Não se preocupe, pois neste texto vamos contar tudo que é preciso fazer para uma entrevista nota 10.
Esse é um momento importante e, também, estressante. É normal ficar nervoso e ansioso, mas a emoção não pode tomar conta a ponto de impedir que o profissional consiga ser objetivo e dar respostas completas, que atendem às questões e mostram sua capacitação para a vaga.
E a melhor forma de ganhar confiança e não deixar os nervos atrapalharem é se preparando bem.
Como me preparar para uma entrevista de emprego?
Um fator que costuma deixar muitos profissionais preocupados é se eles têm realmente o conhecimento necessário para ocupar a vaga. Algumas pessoas se deixam levar por esse pensamento por conta da Síndrome do Impostor, ou seja, a inabilidade em confiar no próprio talento, e a sensação constante de que é uma fraude.
Esse tipo de comportamento pode ser muito prejudicial para a carreira e, em muitos casos, precisa ser acompanhado por profissionais como psicólogos, que contam com as ferramentas adequadas para ajudar na mudança de pensamento.
Em outros casos, porém, existe uma avaliação classificatória que o próprio candidato deve fazer antes mesmo de se candidatar. Em geral, quando a empresa faz uma boa descrição da vaga, é fácil identificar se está apto a concorrer.
O job description contém informações como as qualificações necessárias e as responsabilidades da função. Com isso, o profissional é capaz de avaliar se tem as qualificações e comparar os deveres com as atividades que realiza.
É importante fazer essa avaliação pois, caso contrário, mesmo com preparação, o candidato não conseguirá mostrar se é capaz de assumir tal papel. Com isso em mente, veja cinco dicas para se preparar para a entrevista:
1 – Pratique a autoavaliação
Entre as perguntas mais feitas em entrevistas estão questões sobre os pontos negativos e positivos dos candidatos. O recrutador é capaz de avaliar diversas informações comportamentais que indicam como essa pessoa se comporta.
Fatores como boa comunicação indicam que terá mais facilidade para se entrosar com a equipe e um sistema de organização aponta para alguém capaz de atender os prazos adequadamente.
Para saber isso, é preciso se conhecer, portanto ponha no papel quais suas principais qualidades e defeitos, para não ser pego de surpresa ou então dizer algo como “perfeccionismo” ao citar um ponto negativo.
2 – Estude a empresa e a vaga
Os recrutadores geralmente começam a conversa contando sobre a empresa e fazendo uma breve descrição da vaga. Mas, é preciso já ter feito uma pesquisa prévia para colher informações básicas como ramo de atuação, serviços prestados, tamanho e localização.
Além disso, buscar informações sobre o setor também ajuda. No LinkedIn é possível encontrar outros profissionais que trabalham na empresa e podem comentar sobre projetos realizados.
Esse tipo de informação permite uma conversa mais aprofundada e ajuda a criar conexão, já que fica mais fácil relacionar tais afazeres com os conhecimentos prévios do candidato.
3 – Pratique suas falas
É claro que na hora da conversa não há como prever exatamente o que será perguntado, mas além das perguntas mais tradicionais, o candidato precisa ser capaz de contar sua história, incluindo estudos, como a carreira começou e momentos de destaque ao longo dos anos.
Prepare-se para isso, selecionando situações onde aprendeu uma nova habilidade e explicando escolhas feitas, como especializações. A ideia é praticar a maneira como vai dizer isso, portanto fale em voz alta, na frente do espelho ou treinando com outra pessoa.
4 – Use exemplos
As respostas devem ser completas, mas é importante atentar-se ao tempo, para não falar demais ou se demorar com informações que talvez não sejam tão relevantes. Por isso, na hora de planejar as respostas, quando ainda estiver se preparando em casa, busque exemplos práticos que exemplifiquem tal resposta.
Seja ao comentar um ponto positivo, seja ao apontar uma qualificação, seja breve ao se autoelogiar e foque em demonstrar como usou tal conhecimento em experiências prévias.
Para algumas pessoas que estão iniciando no mercado de trabalho nem sempre isso será possível, mas aspectos da vida pessoal ou acadêmica podem ajudar a formular uma boa resposta, como:
- Uma tese bem sucedida;
- Questões da vida que resultaram em um processo de superação.
5 – Lembre-se da primeira impressão
Não há como fingir que o primeiro contato não faz a diferença, e a maneira como nos apresentamos têm impacto nessa hora. Portanto, além de usar roupas adequadas, cuidar da higiene e do aspecto físico, verifique o endereço e horário com antecedência, veja a melhor maneira de chegar e saia de casa com tempo adequado para não se atrasar.
Conquistar novas oportunidades na carreira exige planejamento e não acontece do dia para a noite. Quanto mais preparado e com mais conhecimento, o profissional tem mais chance de superar a concorrência e ficar com a vaga.
Portanto, quando se perguntar “como me preparar para uma entrevista de emprego?” lembre-se de que seguir estudando ajuda no desenvolvimento profissional e escolha o MBA EAD Anhanguera para te ajudar a se destacar e crescer profissionalmente.