Se você quiser ser selecionado para a vaga dos seus sonhos, precisa saber como criar conexão com o recrutador na entrevista de emprego. Uma boa conexão torna a comunicação mais fluida e aberta e pode aumentar suas chances.
Quando se cria conexão com o recrutador, a ideia é estabelecer um relacionamento positivo para gerar uma boa impressão favorável. Lembrando que a primeira impressão é a que fica, por isso é um momento importante para definir o seu destino na empresa.
Mas entenda que essa conexão vai além das qualificações técnicas e das respostas às perguntas: envolve aspectos interpessoais e emocionais que ajudam a construir um entendimento mútuo e uma sensação de compatibilidade.
A importância de criar conexão com o recrutador
A grande vantagem de criar uma conexão com o recrutador é que a entrevista fica menos formal e mais parecida com uma conversa, o que reduz a tensão e o nervosismo.
Como resultado, o profissional tende a ser mais espontâneo durante o processo, e não fica preso ou limitado por conta do nervosismo. Quanto mais à vontade e confiante estiver, melhor vai ser para que o recrutador possa conhecê-lo.
Essa conexão também pode ajudar você a se tornar mais memorável para o recrutador, diferenciando-o de outros candidatos com habilidades e qualificações semelhantes.
A boa conexão ainda pode ser útil para mostrar ao recrutador que você representa uma boa combinação para a cultura da empresa.
Como criar conexão com o recrutador
Seguindo essa linha de raciocínio, podemos observar que o primeiro fator importante para criar a conexão é ser você. Ou seja: não use respostas decoradas e robóticas para as perguntas do recrutador.
Fugir dos clichês também é importante. Nada de usar “perfeccionismo” como principal defeito, porque isso já está batido! Não tenha medo de expor suas vulnerabilidades. Você só precisa mostrar que trabalha para ser um profissional cada vez melhor.
Seja um bom ouvinte
Às vezes, quando estamos nervosos, acabamos ficando um pouco mais dispersos que o normal. Mas se você não prestar atenção, a comunicação se torna superficial e pode levar a mal-entendidos, respostas inadequadas e uma impressão de desinteresse.
Um candidato atencioso demonstra respeito, empatia e interesse genuíno, elementos cruciais para construir um relacionamento positivo e eficaz. Além disso, ouvir atentamente facilita a identificação de pontos em comum, o que ajuda ainda mais a criar a conexão.
Seja transparente
Responda honestamente às perguntas. Se não souber algo, admita e mostre disposição para aprender. Jamais minta no currículo, porque o decorrer do processo seletivo pode revelar a sua mentira. E principalmente: não minta na entrevista de emprego, porque isso pode causar o efeito oposto do que você quer, e diminuir suas chances (ou até mesmo anular).
Adapte-se ao estilo do recrutador
Observe o estilo de comunicação do recrutador e tente se adaptar: se ele for mais direto, cabe priorizar respostas claras e objetivas. Mas se ele for mais detalhista e descritivo, forneça respostas mais elaboradas e completas.
Perguntas para criar conexão com o recrutador
Uma forma de criar conexão com o recrutador é transformar o monólogo em diálogo. Ou seja: em vez de apenas você responder perguntas e falar a maior parte da entrevista, pode aproveitar o tempo para mostrar interesse pela vaga e pela empresa em si, por meio de perguntas.
Desde que sejam relevantes e realmente contribuam para a conversa, as perguntas podem te ajudar a mostrar proatividade. Que tal ver alguns exemplos que podem ser utilizados durante o processo seletivo, para desenvolver a conexão com o recrutador?
Não se esqueça de adaptar o conteúdo da pergunta para ficar menos genérica e refletir melhor a realidade da vaga e da empresa.
1. Quais são as oportunidades para o desenvolvimento profissional dentro da empresa?
2. Como a empresa reconhece e recompensa o desempenho dos colaboradores?
3. Existem programas de bem-estar ou iniciativas de saúde mental para os funcionários?
4. Como é estruturada a equipe com a qual eu trabalharia?
5. Quais são os principais objetivos do departamento para este ano?
6. Como a equipe colabora em projetos e tarefas diárias?
7. Existem oportunidades para trabalhar em projetos interdepartamentais?
8. Quais são as principais responsabilidades desta posição?
9. Como o cargo contribui para os objetivos gerais da empresa?
10. Quais são as oportunidades de crescimento e avanço para esta posição?
11. Como é o processo de integração para novos funcionários?
12. Existe algum tipo de treinamento inicial oferecido para novos contratados?
13. Existem programas de mentoria disponíveis para novos funcionários?
14. Quais são os projetos em que a equipe está trabalhando atualmente?
15. Quais são os próximos passos do processo de seleção?
Além de criar conexão com o recrutador, algo que pode te levar a um passo mais perto da vaga desejada é o estudo. Com a pós intensiva online 6 meses, você consegue credibilidade para o seu currículo e mostra comprometimento com o aprendizado contínuo.