Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como ir bem na entrevista de emprego: nós revelamos

como ir bem na entrevista de emprego

Por mais que uma série de profissionais já tenha participado de diversos processos seletivos, nem sempre é fácil entender como ir bem na entrevista de emprego. Afinal, as experiências podem ter sido bem diferentes, deixando ainda mais complicado de entender quais foram os pontos positivos e negativos do processo.

Contudo, ter uma performance positiva nas entrevistas não é nenhum bicho de sete cabeças. Seguindo as orientações corretas, você vai conseguir se sair bem nas conversas, seja com recrutadores ou gestores, e aumentar as suas chances de conseguir a tão desejada vaga.

Então, se você quer descobrir, de uma vez por todas, o que fazer nessa etapa do processo seletivo, confira algumas dicas abaixo. Com elas, você vai ficar muito mais tranquilo e confiante para a sua próxima entrevista profissional.

Como ir bem na entrevista de emprego em 7 passos

1 – Faça a sua lição de casa: pesquise, estude e revise

Ter um resultado positivo em uma entrevista começa bem antes da conversa em si. Para que isso aconteça, você precisa fazer a “tarefa de casa”. Ela inclui uma série de etapas anteriores ao dia da entrevista, que precisam ser levadas a sério para que você chegue bem preparado para o bate-papo.

Para isso, você precisa pesquisar bem sobre a empresa, tanto no site, redes sociais oficiais, materiais jornalísticos e buscas de plataformas sociais. Também é importante tentar entender melhor a cultura da companhia, se ela está passando por momentos desafiadores, seus últimos movimentos estratégicos e a situação da área em que você poderá atuar.

Além disso, pesquise sobre o entrevistador, revise as informações da vaga e não se esqueça de olhar para si mesmo também. Isso engloba dar uma lida no currículo e no perfil do LinkedIn, para deixar todos os detalhes frescos, identificar pontos de alinhamento entre as suas experiências e especialidades e pontos mencionados na vaga e também entre você e os valores da organização.

Isso tudo vai te preparar para uma conversa com bastante conteúdo, além de garantir que você vai conseguir ir além das perguntas básicas, engajar em um bate-papo muito mais substancial e aumentar as chances de mostrar que você está apto para a vaga, “ganhando pontos” com o entrevistador.

2 – Cause uma boa primeira impressão antes da entrevista começar

Preparou-se bem e está próximo do dia da entrevista? Então comece uma segunda preparação. Dessa vez, ela deve focar na sua primeira impressão. Ou seja, no que você vai mostrar e passar nos seus primeiros momentos com o entrevistador, antes da conversa em si começar.

Passar uma impressão positiva é fundamental nesse momento, já que ela será a primeira interação mais profunda do recrutador com você, e ela não depende tanto das suas falas. Mas sim, das suas decisões e atitudes, muitas vezes pequenas, que podem ter um grande impacto.

Veja a lista abaixo para entender o que fazer e o que evitar:

  • Chegue no horário combinado, com alguma antecedência;
  • Use roupas adequadas à situação, levando em consideração a sua área, o setor e a empresa em questão;
  • Seja educado e simpático com todos que encontrar;
  • Para entrevistas virtuais, escolha um ambiente tranquilo e silencioso, com um fundo neutro. Caso não seja possível, use um fundo de tela apropriado. Além disso, esteja com uma roupa adequada;
  • Teste a internet e as funcionalidades de som, microfone e câmera antes da reunião começar. Tenha um “plano B” engatilhado caso tenha problemas técnicos, resolvendo tudo rapidamente.

3 – Tome cuidado com a sua linguagem corporal 

A entrevista começou? Então chegou a hora de prestar atenção na sua linguagem corporal. Ela diz muito mesmo sem usar palavras, e pode te prejudicar ou te beneficiar bastante, dependendo da maneira como você se portar.

Isso acontece porque o entrevistador é capaz de entender muito sobre você, seu comportamento e situação emocional apenas observando como o seu corpo reage à situação. Por isso, entender o que pode te afetar é fundamental para ter sucesso na entrevista.

Veja abaixo algumas dicas:

  • Olhe nos olhos do entrevistador na maior parte do tempo;
  • Mantenha a sua postura ativa e ajustada;
  • Tome cuidado para não gesticular demais, porém, não fique com as mãos imóveis o tempo todo;
  • Mantenha um tom de voz adequado, prestando atenção no volume da fala e também na sua cadência;
  • Avalie se você não está mexendo as pernas e o corpo, no geral, a ponto de demonstrar ansiedade.

4 – Escute o entrevistador de forma ativa, respondendo a todas as perguntas – e fazendo algumas também

Agora que a conversa, de fato, começou, você precisa fazer algumas coisas para deixar claro que é o candidato ideal.

Isso inclui escutar de forma ativa tudo o que o entrevistador falar, demonstrando interesse e garantindo que você vai entender todas as perguntas feitas. No fim das contas, conseguir responder aos questionamentos de forma estratégica e direcionada é fundamental para o sucesso da conversa.

Porém, a importância dessa atenção não para por aí. Ao ouvir cuidadosamente o que o recrutador falar, você também consegue fazer conexões com a sua pesquisa anterior, tendo insumos o suficiente para fazer perguntas.

Em uma entrevista de sucesso, o entrevistador é o grande responsável pelos questionamentos. Contudo, ele também espera que o candidato faça algumas de suas próprias perguntas, tirando dúvidas sobre a empresa e a vaga, e também tentando entender melhor o panorama em questão.

Alguns exemplos são:

  1. Quais são as principais responsabilidades e expectativas para esta vaga?
  2. Quais são as oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional dentro da empresa?
  3. Como vocês medem o sucesso e o desempenho dos colaboradores nesta função?
  4. Qual é a estrutura da equipe e com quem eu estaria trabalhando diretamente?
  5. Quais são os próximos passos do processo seletivo?
  6. Como a empresa apoia o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos colaboradores?
  7. Vocês têm algum programa ou iniciativa de bem-estar e benefícios para os colaboradores?

5 – Use as estratégias corretas para enaltecer seus pontos que combinam com a vaga em questão

Inclusive, a escuta ativa pode te ajudar a construir respostas que enalteçam o seu perfil. Da mesma maneira, você vai usar a preparação e a pesquisa iniciais para criar conexões com a vaga, deixando claro que você tem o que precisa para ser contratado e fazer parte da companhia a partir de então.

6 – Seja autêntico e honesto durante toda a conversa

Contudo, tome cuidado com os “atalhos”. Essa construção narrativa deve ser feita com base na verdade, e não apenas com o que você acredita que o recrutador quer ouvir, mesmo que não seja real.

Então, lembre-se de sempre ser autêntico e honesto, garantindo que você passe o seu melhor, de forma sincera, para que o entrevistador avalie se o seu perfil combina ou não com a empresa. Caso você não seja contratado, essa pode ser uma boa notícia: possivelmente, você não teria o perfil para o cargo e ficaria frustrado, bem como a companhia não conseguiria o profissional que precisa para a posição.

7 – Não se esqueça de agradecer pela oportunidade

Para finalizar, não deixe que a ansiedade tome conta nos momentos finais da entrevista. Agradeça pela oportunidade, coloque-se à disposição para uma nova conversa, ou para tirar dúvidas por mensagens, ligações ou e-mails, e diga que está animado para as próximas etapas. Isso vale ouro, e vai reforçar todo o seu desempenho ao longo do processo seletivo.

Entendeu como ir bem na entrevista de emprego? Então nós temos uma notícia bem interessante: todos os pontos mencionados podem ser aprendidos e aperfeiçoados para que você construa a sua marca pessoal. E você pode fazer isso com um curso livre, sabia? Então, aprenda como realizar seu marketing pessoal agora mesmo e arrase nos processos seletivos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades